Intervenção "Tummy Time" no desenvolvimento motor e cognitivo de recém-nascidos - ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Sabrinne Suelen Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58230
Resumo: Diferentes intervenções têm sido desenvolvidas com o objetivo de melhorar os desfechos neurológicos de recém-nascidos prematuro (RNPT), assim oferecer um cuidado organizado precoce e considerar a participação dos pais parece uma importante alternativa neste processo. Dentre as alternativas, o Tummy Time (TT) pode oferecer os estímulos necessários para minimizar os impactos negativos do desenvolvimento motor e cognitivo, além disso, sua prática pode ser realizada no domicílio. O objetivo deste estudo foi avaliar a experiência diária do TT, sobre a elevação da cabeça e o desenvolvimento motor e cognitivo de prematuros que vivem em áreas de difícil acesso ao serviço especializado de fisioterapia ambulatorial. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego, constituído por 31 RNPT com idade gestacional de 33±2 semanas, com peso inferior a 2500g, os quais foram acompanhados após a alta hospitalar até os 4 meses de idade corrigida no ambulatório de Follow up. Foram incluídos 16 bebês no grupo TT, onde os pais foram convidados e orientados, através de uma cartilha ilustrativa, a praticar o TT durante pelo menos 30 minutos, durante as suas atividades de rotina e brincadeiras, e 15 bebês no grupo cuidado convencional (CC) o qual envolveu as mães como principais fornecedores das necessidades biológicas dos seus recém-nascidos e que seguiam os cuidados rotineiramente orientados nas consultas ambulatoriais. Os resultados motores e cognitivos foram avaliados utilizando a escala BayleyIII, aos 2 e 4 meses de idade corrigida. A elevação da cabeça foi avaliada através de vídeo utilizando o ângulo entre o trago da orelha e a superfície de apoio do bebê na baseline, 2, 3 e 4 meses de idade corrigida, utilizando o software Kinovea®. As análises dos resultados foram realizadas por um examinador cego a alocação dos grupos. O escore motor composto da Bayley foi mais elevado no grupo TT do que no grupo CC aos 2 meses (TT 117,85+/-9,67, CC 85,91+/-13,81, p=<0,001) e 4 meses (TT 126,62+/-16,15, CC 87,80+/-18,54, p=0.003) de idade corrigida. A escala composta cognitiva também foi mais elevada no grupo TT que no grupo CC apenas aos 2 (TT 98,57 +/-7,44, CC 83,33+/-13,37, p=<0,001) e 4 (TT 105,00+/-14,88, CC 81,00+/-24,24, p=<0,001) meses de idade corrigida. O ângulo de elevação da cabeça aumentou com o tempo, mas não diferiu entre os grupos (p=0,66). Embora a elevação da cabeça tenha sido semelhante em ambos os grupos, a prática do TT parece ter expandido a perspectiva dos bebês para explorar o seu próprio corpo e ambiente, favorecendo o desenvolvimento dos padrões motor e cognitivo, avaliados pela Bayley. Uma das limitações do estudo foi o fato de que 31% dos participantes perderam o seguimento na segunda avaliação. Isso demonstra o desafio de oferecer e manter programas de intervenção precoce para RNPT em contextos de baixa renda. Portanto, a prática de TT em bebês prematuros pode melhorar as funções motoras e cognitivas como uma abordagem domiciliar imediatamente após a alta.
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Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58230Diferentes intervenções têm sido desenvolvidas com o objetivo de melhorar os desfechos neurológicos de recém-nascidos prematuro (RNPT), assim oferecer um cuidado organizado precoce e considerar a participação dos pais parece uma importante alternativa neste processo. Dentre as alternativas, o Tummy Time (TT) pode oferecer os estímulos necessários para minimizar os impactos negativos do desenvolvimento motor e cognitivo, além disso, sua prática pode ser realizada no domicílio. O objetivo deste estudo foi avaliar a experiência diária do TT, sobre a elevação da cabeça e o desenvolvimento motor e cognitivo de prematuros que vivem em áreas de difícil acesso ao serviço especializado de fisioterapia ambulatorial. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego, constituído por 31 RNPT com idade gestacional de 33±2 semanas, com peso inferior a 2500g, os quais foram acompanhados após a alta hospitalar até os 4 meses de idade corrigida no ambulatório de Follow up. Foram incluídos 16 bebês no grupo TT, onde os pais foram convidados e orientados, através de uma cartilha ilustrativa, a praticar o TT durante pelo menos 30 minutos, durante as suas atividades de rotina e brincadeiras, e 15 bebês no grupo cuidado convencional (CC) o qual envolveu as mães como principais fornecedores das necessidades biológicas dos seus recém-nascidos e que seguiam os cuidados rotineiramente orientados nas consultas ambulatoriais. Os resultados motores e cognitivos foram avaliados utilizando a escala BayleyIII, aos 2 e 4 meses de idade corrigida. A elevação da cabeça foi avaliada através de vídeo utilizando o ângulo entre o trago da orelha e a superfície de apoio do bebê na baseline, 2, 3 e 4 meses de idade corrigida, utilizando o software Kinovea®. As análises dos resultados foram realizadas por um examinador cego a alocação dos grupos. O escore motor composto da Bayley foi mais elevado no grupo TT do que no grupo CC aos 2 meses (TT 117,85+/-9,67, CC 85,91+/-13,81, p=<0,001) e 4 meses (TT 126,62+/-16,15, CC 87,80+/-18,54, p=0.003) de idade corrigida. A escala composta cognitiva também foi mais elevada no grupo TT que no grupo CC apenas aos 2 (TT 98,57 +/-7,44, CC 83,33+/-13,37, p=<0,001) e 4 (TT 105,00+/-14,88, CC 81,00+/-24,24, p=<0,001) meses de idade corrigida. O ângulo de elevação da cabeça aumentou com o tempo, mas não diferiu entre os grupos (p=0,66). Embora a elevação da cabeça tenha sido semelhante em ambos os grupos, a prática do TT parece ter expandido a perspectiva dos bebês para explorar o seu próprio corpo e ambiente, favorecendo o desenvolvimento dos padrões motor e cognitivo, avaliados pela Bayley. Uma das limitações do estudo foi o fato de que 31% dos participantes perderam o seguimento na segunda avaliação. Isso demonstra o desafio de oferecer e manter programas de intervenção precoce para RNPT em contextos de baixa renda. Portanto, a prática de TT em bebês prematuros pode melhorar as funções motoras e cognitivas como uma abordagem domiciliar imediatamente após a alta.Different interventions have been developed aiming to improve the neurological outcomes of preterm newborns (PTNB), thus offering early organized care and considering parental involvement seems to be an important alternative in this process. Among the alternatives, Tummy Time (TT) may provide the necessary stimuli to minimize the negative impacts on motor and cognitive development; moreover, its practice can be performed at home. The aim of this study was to evaluate the daily experience of TT on head elevation and the motor and cognitive development of preterm infants living in areas with difficult access to specialized outpatient physiotherapy services. This was a randomized, controlled, and blind clinical trial, consisting of 31 PTNB with a gestational age of 33±2 weeks and weighing less than 2500g, who were followed up after hospital discharge until 4 months of corrected age in the Follow-up outpatient clinic. Sixteen babies were included in the TT group, where parents were invited and guided, through an illustrative booklet, to practice TT for at least 30 minutes during their routine activities and playtime, and 15 babies in the conventional care (CC) group, which involved mothers as the main providers of their newborns' biological needs and followed the care routinely oriented in outpatient consultations. Motor and cognitive outcomes were assessed using the Bayley-III scale at 2 and 4 months of corrected age. Head elevation was evaluated through video using the angle between the earlobe and the baby's support surface at baseline, 2, 3, and 4 months of corrected age, using the Kinovea® software. The results were analyzed by an examiner blinded to the group allocation. The composite motor score of the Bayley was higher in the TT group than in the CC group at 2 months (TT 117.85+/-9.67, CC 85.91+/-13.81, p=<0.001) and 4 months (TT 126.62+/-16.15, CC 87.80+/-18.54, p=0.003) of corrected age. The composite cognitive scale was also higher in the TT group than in the CC group only at 2 (TT 98.57+/-7.44, CC 83.33+/-13.37, p=<0.001) and 4 (TT 105.00+/-14.88, CC 81.00+/-24.24, p=<0.001) months of corrected age. The head elevation angle increased over time but did not differ between the groups (p=0.66). Although head elevation was similar in both groups, TT practice seems to have expanded infants' perspective to explore their own body and environment, favoring the development of motor and cognitive patterns, assessed by the Bayley. One of the study limitations was the fact that 31% of participants were lost to follow-up in the second assessment. This demonstrates the challenge of offering and maintaining early intervention programs for PTNB in low-income contexts. Therefore, TT practice in preterm infants may improve motor and cognitive functions as a home-based approach immediately after discharge.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALRecém-nascidoNascimento prematuroTummy TimePosição pronaDesenvolvimento infantilPaíses em desenvolvimentoIntervenção "Tummy Time" no desenvolvimento motor e cognitivo de recém-nascidos - ensaio clínico randomizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntervencaoTummyTime_Sampaio_2023.pdfapplication/pdf1648740https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58230/1/IntervencaoTummyTime_Sampaio_2023.pdfd1e4e11062aa4a9a062150d1672df215MD51123456789/582302024-04-23 17:53:28.589oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58230Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-23T20:53:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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