Análise da atuação do(a) enfermeiro(a) nos três níveis de atenção à saúde sob a ótica da Linha de Cuidado para atenção integral a crianças e adolescentes em situação de violência
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28626 |
Resumo: | Objetivou-se analisar a abordagem do enfermeiro (a) à crianças e adolescentes em situação de violência nos três níveis de atenção à saúde embasada na linha de cuidado à criança e adolescente em situação de violência. Estudo analítico com abordagem qualitativa, realizado no município de Campina Grande, Paraíba, em serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária que assistem a crianças e adolescentes em situação de violência. Participaram do estudo 76 enfermeiros distribuídos: na atenção primária, atuantes na Estratégia Saúde da Família; na atenção secundária, em um hospital municipal de assistência à criança e ao adolescente nos setores de acolhimento, sala vermelha e enfermaria pediátrica; na atenção terciária, os enfermeiros do acolhimento, sala vermelha, observação pediátrica, enfermaria pediátrica e unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital de referência para traumas. Coletou-se os dados no período de janeiro a março de 2018 por meio de formulário sociodemográfico e entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas. Os dados coletados foram analisados pelo software IRAMUTEQ por meio da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de palavras O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com parecer nº 2.456.493. Na Atenção Primária obteve-se, a partir das classes da análise lexicográfica, cinco categorias denominadas: Categoria I (Classe 1)-Vivência e identificação pelo enfermeiro das situações de violência com crianças e adolescentes; Categoria II (Classe 4)-O contexto familiar e a violência; Categoria 3 (Classe 5)-Ações de promoção da saúde pelo enfermeiro; Categoria IV (Classe 3)-Equipe multiprofissional e serviços da rede de atenção como suporte para a abordagem do enfermeiro; Categoria V (Classe 2)-Capacitação e atuação do enfermeiro frente à vítima de violência. Na Atenção Secundária emergiram cinco categorias definidas como: Categoria I (Classe 1)-Condutas direcionadas a criança e adolescente vítima de violência no serviço de média complexidade; Categoria II (Classe 4)-Escopo da média complexidade e ações do enfermeiro; Categoria III (Classe 5)-Capacitação e o modo do enfermeiro lidar com as vítimas de violência; Categoria IV (Classe 3)-Percepção do enfermeiro sobre o contexto familiar e a vítima; Categoria V (Classe 2)-Identificação da violência contra crianças e adolescentes pelo enfermeiro por meio da consulta de enfermagem; e para a Atenção Terciária os dados produziram seis categoria nomeadas: Categoria I (Classe 1)-Acolhimento, notificação e seguimento dos casos de violência; Categoria II (Classe 5)-Consulta de Enfermagem: sinais de identificação da violência; Categoria III (Classe 6)-Relação do enfermeiro com o familiar; Categoria IV (Classe 4)-Capacitação do enfermeiro para abordagem de crianças e adolescentes vítimas de violência; Categoria V (Classe 2)-Especificidades dos setores de atendimento no serviço de alta complexidade; Categoria IV (Classe 3)-Serviço de saúde de alta complexidade como referência para situações de violência. A análise dos três níveis de atenção à saúde permitiu identificar fragilidades na abordagem do enfermeiro a crianças e adolescentes em situação de violência quanto ao conhecimento técnico científico na graduação ou capacitações, na identificação dos casos de violência, nas relações com vítimas e familiares, na articulação multidisciplinar e intersetorial e nas definições dos fluxos internos de cada nível de atenção. Conclui-se que a abordagem do enfermeiro a crianças e adolescentes em situação de violência necessita de qualificação por meio de formação profissional específica, definição de fluxos e protocolos e articulação com a rede de proteção. |
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Marcolino, Emanuella de CastroClementino, Francisco de SalesTorres, Gilson de VasconcelosSouza, Nilba Lima deSouto, Rafaella QueirogaMiranda, Francisco Arnoldo Nunes de2020-03-20T22:52:50Z2020-03-20T22:52:50Z2019-12-06MARCOLINO, Emanuella de Castro. Análise da atuação do(a) enfermeiro(a) nos três níveis de atenção à saúde sob a ótica da Linha de Cuidado para atenção integral a crianças e adolescentes em situação de violência. 2019. 300f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28626Objetivou-se analisar a abordagem do enfermeiro (a) à crianças e adolescentes em situação de violência nos três níveis de atenção à saúde embasada na linha de cuidado à criança e adolescente em situação de violência. Estudo analítico com abordagem qualitativa, realizado no município de Campina Grande, Paraíba, em serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária que assistem a crianças e adolescentes em situação de violência. Participaram do estudo 76 enfermeiros distribuídos: na atenção primária, atuantes na Estratégia Saúde da Família; na atenção secundária, em um hospital municipal de assistência à criança e ao adolescente nos setores de acolhimento, sala vermelha e enfermaria pediátrica; na atenção terciária, os enfermeiros do acolhimento, sala vermelha, observação pediátrica, enfermaria pediátrica e unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital de referência para traumas. Coletou-se os dados no período de janeiro a março de 2018 por meio de formulário sociodemográfico e entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas. Os dados coletados foram analisados pelo software IRAMUTEQ por meio da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de palavras O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com parecer nº 2.456.493. Na Atenção Primária obteve-se, a partir das classes da análise lexicográfica, cinco categorias denominadas: Categoria I (Classe 1)-Vivência e identificação pelo enfermeiro das situações de violência com crianças e adolescentes; Categoria II (Classe 4)-O contexto familiar e a violência; Categoria 3 (Classe 5)-Ações de promoção da saúde pelo enfermeiro; Categoria IV (Classe 3)-Equipe multiprofissional e serviços da rede de atenção como suporte para a abordagem do enfermeiro; Categoria V (Classe 2)-Capacitação e atuação do enfermeiro frente à vítima de violência. Na Atenção Secundária emergiram cinco categorias definidas como: Categoria I (Classe 1)-Condutas direcionadas a criança e adolescente vítima de violência no serviço de média complexidade; Categoria II (Classe 4)-Escopo da média complexidade e ações do enfermeiro; Categoria III (Classe 5)-Capacitação e o modo do enfermeiro lidar com as vítimas de violência; Categoria IV (Classe 3)-Percepção do enfermeiro sobre o contexto familiar e a vítima; Categoria V (Classe 2)-Identificação da violência contra crianças e adolescentes pelo enfermeiro por meio da consulta de enfermagem; e para a Atenção Terciária os dados produziram seis categoria nomeadas: Categoria I (Classe 1)-Acolhimento, notificação e seguimento dos casos de violência; Categoria II (Classe 5)-Consulta de Enfermagem: sinais de identificação da violência; Categoria III (Classe 6)-Relação do enfermeiro com o familiar; Categoria IV (Classe 4)-Capacitação do enfermeiro para abordagem de crianças e adolescentes vítimas de violência; Categoria V (Classe 2)-Especificidades dos setores de atendimento no serviço de alta complexidade; Categoria IV (Classe 3)-Serviço de saúde de alta complexidade como referência para situações de violência. A análise dos três níveis de atenção à saúde permitiu identificar fragilidades na abordagem do enfermeiro a crianças e adolescentes em situação de violência quanto ao conhecimento técnico científico na graduação ou capacitações, na identificação dos casos de violência, nas relações com vítimas e familiares, na articulação multidisciplinar e intersetorial e nas definições dos fluxos internos de cada nível de atenção. Conclui-se que a abordagem do enfermeiro a crianças e adolescentes em situação de violência necessita de qualificação por meio de formação profissional específica, definição de fluxos e protocolos e articulação com a rede de proteção.The objective of this study was to analyze the nurse's approach to children and adolescents in situations of violence in the three levels of health care based on the line of care for children and adolescents in situations of violence. Analytical study with qualitative approach, conducted in the city of Campina Grande, Paraíba, in primary, secondary and tertiary health care services that assist children and adolescents in situations of violence. Participated in the study 76 nurses distributed: in primary care, working in the Family Health Strategy; in secondary care, in a municipal child and adolescent care hospital in the reception, red room and pediatric ward sectors; in tertiary care, the nurses of the reception, red room, pediatric observation, pediatric ward and pediatric intensive care unit of a referral trauma hospital. Data were collected from January to March 2018 using a sociodemographic form and semistructured interviews recorded and transcribed. The collected data were analyzed by the IRAMUTEQ software through Descending Hierarchical Classification, Similitude Analysis and Word Cloud. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte with opinion no. 2,456,493. In Primary Care, from the lexicographic analysis classes, five categories were obtained: Category I (Class 1) - Living and identification by the nurse of situations of violence with children and adolescents; Category II (Class 4) -Family context and violence; Category 3 (Class 5) - Health promotion actions by nurses; Category IV (Class 3) - Multidisciplinary team and services of the care network as support for the approach of the nurse; Category V (Class 2) -Capacitation and performance of the nurse facing the victim of violence. In Secondary Care emerged five categories defined as: Category I (Class 1) - Conducts directed to children and adolescents victims of violence in the service of medium complexity; Category II (Class 4) -Scope of medium complexity and actions of the nurse; Category III (Class 5) -Capacitation and the nurse's way of dealing with victims of violence; Category IV (Class 3) -Nurse's perception of the family context and the victim; Category V (Class 2) -Identification of violence against children and adolescents by nurses through nursing consultation; and for Tertiary Care the data produced six categories named: Category I (Class 1) - Reception, notification and follow-up of cases of violence; Category II (Class 5) -Nursing consultation: signs of identification of violence; Category III (Class 6) -Relation of the nurse with the relative; Category IV (Class 4) -Nurse training to approach children and adolescents victims of violence; Category V (Class 2) -Specificities of the service sectors in the highly complex service; Category IV (Class 3) -High complexity health service as a reference for situations of violence. The analysis of the three levels of health care identified weaknesses in the approach of nurses to children and adolescents in situations of violence regarding scientific and technical knowledge in undergraduate or training, in the identification of cases of violence, in relationships with victims and family, in articulation. multidisciplinary and intersectoral approach and in defining the internal flows of each level of care. It is concluded that the approach of nurses to children and adolescents in situations of violence needs qualification through specific vocational training, definition of flows and protocols and articulation with the safety net.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermeiras e enfermeirosPrática profissionalViolênciaCriançaAdolescenteEnfermagem forenseAnálise da atuação do(a) enfermeiro(a) nos três níveis de atenção à saúde sob a ótica da Linha de Cuidado para atenção integral a crianças e adolescentes em situação de violênciaNurse's approach to childre in violence: analysis of the three levels of health careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaliseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf.txtAnaliseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain753427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28626/2/Analiseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf.txt57b8724b8f493f6839afe3cb4901452cMD52THUMBNAILAnaliseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf.jpgAnaliseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28626/3/Analiseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf.jpgdaf73d806db0038f10a442769421570cMD53ORIGINALAnaliseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdfapplication/pdf6076862https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28626/1/Analiseatuacaoenfermeiro_Marcolino_2019.pdf80fcb75d6405867b7b9258b12a222c15MD51123456789/286262020-03-22 04:47:53.492oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28626Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:47:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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