Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Vanessa de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37583
Resumo: Os sites de compras coletivas em turismo vêm cada vez mais ganhando espaço no mercado, sendo uma das modalidades e-commerce mais utilizadas no mercado. O presente trabalho analisou a percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas durante uma viagem. A pesquisa apresenta caráter quantitativo – exploratório com a utilização do Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), para servir de base para verificar a utilização dos sites de compras coletivas em turismo para adquirir cupons de serviços turísticos durante uma viagem. Foi utilizado ainda, um levantamento de dados do tipo survey com 94 pessoas, e os resultados foram verificados com a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) juntamente com a técnica Partial Least Squares (PLS). A partir da análise, verificou-se que a maioria das pessoas que responderam aos questionários utiliza sites de compras coletivas durante suas viagens e pode-se constatar que os sites de compras coletivas são ferramentas difíceis de manusear durante as viagens. Através da análise do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), entendeu-se que todas as cinco hipóteses (H1, H2, H3, H4 e H5) foram confirmados. H1, H2, H4 H5 foram confirmados positivamente e o H3 foi confirmado negativamente. Portanto, é possível notar que as pessoas buscam cada vez mais por ferramentas que auxiliem em suas atividades do dia a dia. Porém, segundo esta pesquisa os sites de compras coletivas podem não ser ferramentas fáceis que o ajudem a tomar a intenção de adquirir serviços turísticos em turismo.
id UFRN_a595ee1c78b067ccbe22ae7678b3a348
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37583
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Jorge, Vanessa de AraújoFerreira, Lissa Valéria FernandesMarques Júnior, SergioMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-09-19T12:32:28Z2021-09-22T13:54:41Z2017-09-19T12:32:28Z2021-09-22T13:54:41Z20142010017560JORGE, Vanessa de Araújo. Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37583Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoCompras coletivasModelo de aceitação tecnológicaTurismoPercepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs sites de compras coletivas em turismo vêm cada vez mais ganhando espaço no mercado, sendo uma das modalidades e-commerce mais utilizadas no mercado. O presente trabalho analisou a percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas durante uma viagem. A pesquisa apresenta caráter quantitativo – exploratório com a utilização do Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), para servir de base para verificar a utilização dos sites de compras coletivas em turismo para adquirir cupons de serviços turísticos durante uma viagem. Foi utilizado ainda, um levantamento de dados do tipo survey com 94 pessoas, e os resultados foram verificados com a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) juntamente com a técnica Partial Least Squares (PLS). A partir da análise, verificou-se que a maioria das pessoas que responderam aos questionários utiliza sites de compras coletivas durante suas viagens e pode-se constatar que os sites de compras coletivas são ferramentas difíceis de manusear durante as viagens. Através da análise do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), entendeu-se que todas as cinco hipóteses (H1, H2, H3, H4 e H5) foram confirmados. H1, H2, H4 H5 foram confirmados positivamente e o H3 foi confirmado negativamente. Portanto, é possível notar que as pessoas buscam cada vez mais por ferramentas que auxiliem em suas atividades do dia a dia. Porém, segundo esta pesquisa os sites de compras coletivas podem não ser ferramentas fáceis que o ajudem a tomar a intenção de adquirir serviços turísticos em turismo.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVanessaAJ_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain81737https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37583/1/VanessaAJ_Monografia.pdf.txt898b1f099da26e88fa4492ce5c93aca8MD51ORIGINALVanessaAJ_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1269914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37583/2/VanessaAJ_Monografia.pdf7595dd05745d53233fabf606c275b6baMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37583/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375832021-09-22 10:54:42.055oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:54:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
title Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
spellingShingle Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
Jorge, Vanessa de Araújo
Compras coletivas
Modelo de aceitação tecnológica
Turismo
title_short Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
title_full Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
title_fullStr Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
title_full_unstemmed Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
title_sort Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório
author Jorge, Vanessa de Araújo
author_facet Jorge, Vanessa de Araújo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marques Júnior, Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Vanessa de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Compras coletivas
Modelo de aceitação tecnológica
Turismo
topic Compras coletivas
Modelo de aceitação tecnológica
Turismo
description Os sites de compras coletivas em turismo vêm cada vez mais ganhando espaço no mercado, sendo uma das modalidades e-commerce mais utilizadas no mercado. O presente trabalho analisou a percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas durante uma viagem. A pesquisa apresenta caráter quantitativo – exploratório com a utilização do Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), para servir de base para verificar a utilização dos sites de compras coletivas em turismo para adquirir cupons de serviços turísticos durante uma viagem. Foi utilizado ainda, um levantamento de dados do tipo survey com 94 pessoas, e os resultados foram verificados com a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) juntamente com a técnica Partial Least Squares (PLS). A partir da análise, verificou-se que a maioria das pessoas que responderam aos questionários utiliza sites de compras coletivas durante suas viagens e pode-se constatar que os sites de compras coletivas são ferramentas difíceis de manusear durante as viagens. Através da análise do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), entendeu-se que todas as cinco hipóteses (H1, H2, H3, H4 e H5) foram confirmados. H1, H2, H4 H5 foram confirmados positivamente e o H3 foi confirmado negativamente. Portanto, é possível notar que as pessoas buscam cada vez mais por ferramentas que auxiliem em suas atividades do dia a dia. Porém, segundo esta pesquisa os sites de compras coletivas podem não ser ferramentas fáceis que o ajudem a tomar a intenção de adquirir serviços turísticos em turismo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T12:32:28Z
2021-09-22T13:54:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-19T12:32:28Z
2021-09-22T13:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010017560
dc.identifier.citation.fl_str_mv JORGE, Vanessa de Araújo. Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37583
identifier_str_mv 2010017560
JORGE, Vanessa de Araújo. Percepção dos viajantes sobre o uso de sites de compras coletivas em turismo: um estudo quantitativo – exploratório. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37583/1/VanessaAJ_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37583/2/VanessaAJ_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37583/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 898b1f099da26e88fa4492ce5c93aca8
7595dd05745d53233fabf606c275b6ba
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832861261332480