Associação do exercício físico e tempo de tela na saúde autopercebida de professores em home office na pandemia da Covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51211 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 levou os professores a migrarem dos métodos educacionais tradicionais para o trabalho remoto, ocasionando mudanças na saúde e qualidade de vida destes educadores. OBJETIVO: Investigar o exercício físico e tempo de tela relacionado à saúde autopercebida de professores escolares que trabalharam em home office na pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra de 14.979 professores de escolas públicas de Minas Gerais, Brasil, com idade entre 21 e 77 anos, responderam um questionário online. Foi avaliado o volume de exercício físico (frequência e duração) e o tempo de tela (gasto assistindo TV e uso de computador/tablet). As questões presentes no questionário foram utilizadas para avaliar a saúde autopercebida, qualidade de vida, tristeza e ansiedade. Professores foram categorizados como inativos quando não acumulavam, no mínimo, 150 minutos de exercício físico por semana. O comportamento sedentário relacionado à alta tela foi definido como passar mais de 5 horas por dia na frente de uma tela. RESULTADOS: A regressão logística ordinal sugere que, independentemente de assistirem TV (< ou > 5 horas por dia) professores inativos eram mais propensos a relatar saúde ruim (RC = 1,07; IC = 0,96-1,19), qualidade de vida ruim (RC = 0,99; IC = 0,88 - 2,14), e sentimentos frequentes de tristeza (RC = 1,45; IC = 1,30 – 1,61) e ansiedade (RC = 1,48; IC = 1,33 – 1,65). Um cluster de inatividade e alto tempo de tela foi associado a piora da saúde e qualidade de vida ruim, enquanto o cluster de inatividade e baixo tempo de tela foi associado a saúde e qualidade de vida ruins. CONCLUSÃO: Os baixos níveis de exercício físico estão associados à percepção negativa da saúde de professores, que pode ser exacerbada pelo tempo excessivo do uso de tela. |
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OBJETIVO: Investigar o exercício físico e tempo de tela relacionado à saúde autopercebida de professores escolares que trabalharam em home office na pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra de 14.979 professores de escolas públicas de Minas Gerais, Brasil, com idade entre 21 e 77 anos, responderam um questionário online. Foi avaliado o volume de exercício físico (frequência e duração) e o tempo de tela (gasto assistindo TV e uso de computador/tablet). As questões presentes no questionário foram utilizadas para avaliar a saúde autopercebida, qualidade de vida, tristeza e ansiedade. Professores foram categorizados como inativos quando não acumulavam, no mínimo, 150 minutos de exercício físico por semana. O comportamento sedentário relacionado à alta tela foi definido como passar mais de 5 horas por dia na frente de uma tela. RESULTADOS: A regressão logística ordinal sugere que, independentemente de assistirem TV (< ou > 5 horas por dia) professores inativos eram mais propensos a relatar saúde ruim (RC = 1,07; IC = 0,96-1,19), qualidade de vida ruim (RC = 0,99; IC = 0,88 - 2,14), e sentimentos frequentes de tristeza (RC = 1,45; IC = 1,30 – 1,61) e ansiedade (RC = 1,48; IC = 1,33 – 1,65). Um cluster de inatividade e alto tempo de tela foi associado a piora da saúde e qualidade de vida ruim, enquanto o cluster de inatividade e baixo tempo de tela foi associado a saúde e qualidade de vida ruins. CONCLUSÃO: Os baixos níveis de exercício físico estão associados à percepção negativa da saúde de professores, que pode ser exacerbada pelo tempo excessivo do uso de tela.INTRODUCTION: The COVID-19 pandemic led teachers to migrate from traditional educational methods to remote work, causing changes in the health and quality of life of these educators. OBJECTIVE: To investigate physical exercise and sedentary behavior related to the perceived health of school teachers who worked from home during the COVID-19 pandemic. METHODS: Cross-sectional study, 14,979 public school teachers from Minas Gerais, Brazil, aged 21 to 77 years old completed an online survey between August 20th and September 11th , 2020. The questions present in the questionnaire used perceived health, quality of life, sadness and anxiety. Teachers were categorized as inactive when not accumulating a minimum of 150 minutes of physical exercise per week. High screen-related sedentary behavior was defined as spending more than 5 hours per day in front of a screen. RESULTS: Ordinal logistic regression predict that regardless of TV viewing time, inactive teachers were more likely to report very bad health (OR = 1.07; CI = 0.96-1.19) and quality of life (OR = 0.99; CI = 0.88 - 2.14), as well as frequent feelings of sadness (OR = 1.45; CI = 1.30 – 1.61) and anxiety (OR = 1.48; IC = 1.33 – 1.65). A cluster of inactivity and high screen time was associated with worsening of very bad health and very bad quality of life, whereas the cluster of inactivity and low screen time was associated with very poor health and quality of life. CONCLUSION: Low levels of physical exercise are associated with negative perceptions of teachers' health, which can be exacerbated by excessive time spent in sedentary behavior associated with screen time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAProfessores escolaresExercício físicoTempo de telaComportamento sedentárioSaúde autopercebidaAssociação do exercício físico e tempo de tela na saúde autopercebida de professores em home office na pandemia da Covid-19Association of physical exercise and screen time on self-perceived health of home office teachers during the Covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAssociacaoexerciciofisico_Lima_2022.pdfapplication/pdf1710763https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51211/1/Associacaoexerciciofisico_Lima_2022.pdfed60663d2b48d1be08bed245c847e153MD51123456789/512112023-02-06 18:02:02.997oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51211Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-06T21:02:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 levou os professores a migrarem dos métodos educacionais tradicionais para o trabalho remoto, ocasionando mudanças na saúde e qualidade de vida destes educadores. OBJETIVO: Investigar o exercício físico e tempo de tela relacionado à saúde autopercebida de professores escolares que trabalharam em home office na pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra de 14.979 professores de escolas públicas de Minas Gerais, Brasil, com idade entre 21 e 77 anos, responderam um questionário online. Foi avaliado o volume de exercício físico (frequência e duração) e o tempo de tela (gasto assistindo TV e uso de computador/tablet). As questões presentes no questionário foram utilizadas para avaliar a saúde autopercebida, qualidade de vida, tristeza e ansiedade. Professores foram categorizados como inativos quando não acumulavam, no mínimo, 150 minutos de exercício físico por semana. O comportamento sedentário relacionado à alta tela foi definido como passar mais de 5 horas por dia na frente de uma tela. RESULTADOS: A regressão logística ordinal sugere que, independentemente de assistirem TV (< ou > 5 horas por dia) professores inativos eram mais propensos a relatar saúde ruim (RC = 1,07; IC = 0,96-1,19), qualidade de vida ruim (RC = 0,99; IC = 0,88 - 2,14), e sentimentos frequentes de tristeza (RC = 1,45; IC = 1,30 – 1,61) e ansiedade (RC = 1,48; IC = 1,33 – 1,65). Um cluster de inatividade e alto tempo de tela foi associado a piora da saúde e qualidade de vida ruim, enquanto o cluster de inatividade e baixo tempo de tela foi associado a saúde e qualidade de vida ruins. CONCLUSÃO: Os baixos níveis de exercício físico estão associados à percepção negativa da saúde de professores, que pode ser exacerbada pelo tempo excessivo do uso de tela. |
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