Um corpo cavalgado: a pombagira como mito-guia na criação performática
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29497 |
Resumo: | O trabalho investiga a Pombagira sob a perspectiva do mito-guia (LYRA, 2013), experienciado corporalmente a partir da criação de uma série de Performances destampadas pela Mitodologia em Arte (LYRA, 2013), que propõe um caminho de procedimentos na restauração da imagem e do mito como disparadores do reconhecimento de si. Na experiência de performar a Pombagira, acabase por tensionar o termo pejorativo “mulata”, ao trabalhar imagens associadas à ideia de guras femininas objeti cadas pela sexualidade e advindas de um contexto histórico de discriminações, por serem de matrizes africanas. Sendo mulher negra, a pesquisadora dá corpo à gura da Pombagira, discutindo questões sobre racismo estruturante e feminismo negro, e procurando trazê-las para o âmbito das artes cênicas. Em convergência com o material acerca da Mitodologia em Arte, de Lyra (2013), busca-se dialogar também com os conceitos de Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Ru no (2019), Pombagira, de Andréa Lage (2004), Stefania Capone (2003), Reginaldo Prandi (1996), Racismo, de Grada Kilomba (2019), Interseccionalidade, de Angela Davis (1981), e Performance, de Renato Cohen (2002). |
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Barroso, Elze Maria de OliveiraVicente, Ana Valéria RamosCoutinho, Karyne DiasHaderchpek, Robson CarlosLyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de2020-07-08T13:35:06Z2020-07-08T13:35:06Z2020-02-10BARROSO, Elze Maria de Oliveira. Um corpo cavalgado: a pombagira como mito-guia na criação performática. 2020. 209f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29497O trabalho investiga a Pombagira sob a perspectiva do mito-guia (LYRA, 2013), experienciado corporalmente a partir da criação de uma série de Performances destampadas pela Mitodologia em Arte (LYRA, 2013), que propõe um caminho de procedimentos na restauração da imagem e do mito como disparadores do reconhecimento de si. Na experiência de performar a Pombagira, acabase por tensionar o termo pejorativo “mulata”, ao trabalhar imagens associadas à ideia de guras femininas objeti cadas pela sexualidade e advindas de um contexto histórico de discriminações, por serem de matrizes africanas. Sendo mulher negra, a pesquisadora dá corpo à gura da Pombagira, discutindo questões sobre racismo estruturante e feminismo negro, e procurando trazê-las para o âmbito das artes cênicas. Em convergência com o material acerca da Mitodologia em Arte, de Lyra (2013), busca-se dialogar também com os conceitos de Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Ru no (2019), Pombagira, de Andréa Lage (2004), Stefania Capone (2003), Reginaldo Prandi (1996), Racismo, de Grada Kilomba (2019), Interseccionalidade, de Angela Davis (1981), e Performance, de Renato Cohen (2002).e work investigated the Afro-Brazilian myth Pombagira from the perspective of guide-myth (LYRA, 2013), experienced bodily from the creation of a series of performances uncovered by Mitologia em Arte (Mythodology in Art) (LYRA, 2013). Mitodologia em Arte proposes a path of procedures in the restoration of image and myth as devices of self-recognition. In the experience of performing the Pombagira, the derogatory term of “mulata” ends up being stretched, working on a broader scope of female gures that are sexually objecti ed and departing from a historical context of discrimination due to their African matrices. Being a black woman, the author-researcher of this project, who embodies the gure of the Pombagira, I wish to raise questions on societal racism or structural racism in Brazil and on black feminism, seeking to elaborate these issues in the performing arts. In convergence with the material of Mitologia em Arte, by Lyra (2013), this work also seeks to dialogue with the concepts of Encruzilhada (Crossroads), Pedagogia das Encruzilhadas (Pedagogy of the Crossroads), by Luiz Ru no (2019), the myth of the Pombagira, by Andréa Lage (2004), Stefania Capone (2003), Reginaldo Prandi (1996), Racism, by Grada Kilomba (2019), Intersectionality, by Angela Davis (1981), and of performance art, by Renato Cohen (2002).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPombagiraMito-guiaMitodologia em arteFeminismo negroTeatro ritualUm corpo cavalgado: a pombagira como mito-guia na criação performáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCorpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdf.txtCorpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain328333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29497/2/Corpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdf.txt81695286f5a7a9f483ec13b6d730bad7MD52THUMBNAILCorpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdf.jpgCorpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29497/3/Corpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdf.jpge539abe9f4b1dfd609878328f54a42eaMD53ORIGINALCorpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdfapplication/pdf98562032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29497/1/Corpocavalgadopombagira_Barroso_2020.pdfed641096a1f03f3e6910ac407f519724MD51123456789/294972020-07-12 04:49:05.769oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29497Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:49:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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