Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francisco Azevedo do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45655
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a viabilidade e o desenvolvimento de um projeto permanente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN. Denominado “Arte e Movimento”, o projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento teórico sobre assuntos no universo das Artes Visuais. O que se deu por meio do desenvolvimento de um projeto que articulou reuniões regulares para o aprendizado e a prática do desenho, visitas a exposições, estudos sobre obras e artistas, realização de exposições e participação de editais. Embasadas nas competências e habilidades citadas inicialmente pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), nossas questões se voltam para o processo de movimento experimentado pelos alunos quando se propõem a participar de um projeto em Arte, assim como para as possibilidades de aprendizado e de empreendedorismo no campo das artes no ambiente escolar. Nosso lócus da pesquisa é a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, e entre as nossas referências teóricas destacam-se, entre outros, Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz e Fusari (2002). O trabalho se justifica, inicialmente, em função da demanda de alguns alunos interessados em artes visuais que não se encaixavam em outros projetos existentes na escola. No campo do ensino de artes, o projeto em questão visa, especificamente, por meio da sua proposta de ensino e atuação: possibilitar aos alunos a oportunidade de se integrarem a um projeto no qual possam ser protagonistas; permitir que vejam o leque de opções que a arte pode proporcionar em seu campo de trabalho ou em futuras oportunidades de experiência profissional; dar à comunidade escolar a oportunidade de apreciar e fruir arte; possibilitar uma maior integração dos pais com a comunidade escolar. Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir, não só para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte, mas para as possibilidades de discussões e experiências no campo do ensino de arte na escola.
id UFRN_a60679c95860fc1e8a822c2bffe74df2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45655
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Francisco Azevedo dohttp://lattes.cnpq.br/0868321124531949http://lattes.cnpq.br/4553226203655389Campos, Marineide Furtadohttp://lattes.cnpq.br/2363104313711193Thomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Paiva, Diego Souza dehttp://lattes.cnpq.br/7559522338104286Andruchak, Marcos Alberto2022-01-17T20:04:33Z2022-01-17T20:04:33Z2021-01-29NASCIMENTO, Francisco Azevedo do. Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45655O presente trabalho objetiva analisar a viabilidade e o desenvolvimento de um projeto permanente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN. Denominado “Arte e Movimento”, o projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento teórico sobre assuntos no universo das Artes Visuais. O que se deu por meio do desenvolvimento de um projeto que articulou reuniões regulares para o aprendizado e a prática do desenho, visitas a exposições, estudos sobre obras e artistas, realização de exposições e participação de editais. Embasadas nas competências e habilidades citadas inicialmente pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), nossas questões se voltam para o processo de movimento experimentado pelos alunos quando se propõem a participar de um projeto em Arte, assim como para as possibilidades de aprendizado e de empreendedorismo no campo das artes no ambiente escolar. Nosso lócus da pesquisa é a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, e entre as nossas referências teóricas destacam-se, entre outros, Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz e Fusari (2002). O trabalho se justifica, inicialmente, em função da demanda de alguns alunos interessados em artes visuais que não se encaixavam em outros projetos existentes na escola. No campo do ensino de artes, o projeto em questão visa, especificamente, por meio da sua proposta de ensino e atuação: possibilitar aos alunos a oportunidade de se integrarem a um projeto no qual possam ser protagonistas; permitir que vejam o leque de opções que a arte pode proporcionar em seu campo de trabalho ou em futuras oportunidades de experiência profissional; dar à comunidade escolar a oportunidade de apreciar e fruir arte; possibilitar uma maior integração dos pais com a comunidade escolar. Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir, não só para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte, mas para as possibilidades de discussões e experiências no campo do ensino de arte na escola.The present work aims to analyze the viability and development of a permanent project in Art with drawing and painting at the João Tibúrcio State School, located in Goianinha / RN. Called “Art and Movement”, the project made possible the direct contact of students with the art produced in the school space through the appropriation of techniques and theoretical knowledge about subjects in the universe of Visual Arts. What happened through the development of a project that organized regular meetings to learn and practice drawing, visits to exhibitions, studies on works and artists, holding exhibitions and participating in public notices. Based on the competences and skills mentioned initially by the National Curriculum Parameters (PCN, 1997) and by the Common National Curricular Base (BNCC, 2018), our questions turn to the movement process experienced by students when they propose to participate in a project in Art , as well as for the possibilities of learning and entrepreneurship in the field of arts in the school environment. Our research locus is the João Tibúrcio State School, located in Goianinha / RN, and among our theoretical references, Larrosa stands out, among others, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz and Fusari (2002). The work is justified, initially, due to the demand of some students interested in visual arts who did not fit into other existing projects at the school. In the field of arts education, the project in question aims, specifically, through its teaching and performance proposal: to provide students with the opportunity to integrate into a project in which they can b9e protagonists; allow them to see the range of options that art can provide in their field of work or in future opportunities for professional experience; giving the school community the opportunity to appreciate and enjoy art; enable greater integration of parents with the school community. We therefore consider the relevance of our study, since, as a qualitative and descriptive methodology, it can contribute, not only to the perception of the participants' perspectives and points of view through art, but to the possibilities of discussions and experiences in the field of teaching art at school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilArte - estudo e ensinoDesenho - estudo e ensinoExposiçõesArte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALArtemovimentoviabilidade_Nascimento_2021.pdfapplication/pdf6745492https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45655/1/Artemovimentoviabilidade_Nascimento_2021.pdf2dec232cab706bdbd80ba3222af2be37MD51123456789/456552022-05-02 11:33:21.283oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45655Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T14:33:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
title Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
spellingShingle Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
Nascimento, Francisco Azevedo do
Arte - estudo e ensino
Desenho - estudo e ensino
Exposições
title_short Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
title_full Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
title_fullStr Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
title_full_unstemmed Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
title_sort Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN
author Nascimento, Francisco Azevedo do
author_facet Nascimento, Francisco Azevedo do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0868321124531949
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4553226203655389
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Campos, Marineide Furtado
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363104313711193
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Paiva, Diego Souza de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7559522338104286
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Francisco Azevedo do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andruchak, Marcos Alberto
contributor_str_mv Andruchak, Marcos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - estudo e ensino
Desenho - estudo e ensino
Exposições
topic Arte - estudo e ensino
Desenho - estudo e ensino
Exposições
description O presente trabalho objetiva analisar a viabilidade e o desenvolvimento de um projeto permanente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN. Denominado “Arte e Movimento”, o projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento teórico sobre assuntos no universo das Artes Visuais. O que se deu por meio do desenvolvimento de um projeto que articulou reuniões regulares para o aprendizado e a prática do desenho, visitas a exposições, estudos sobre obras e artistas, realização de exposições e participação de editais. Embasadas nas competências e habilidades citadas inicialmente pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), nossas questões se voltam para o processo de movimento experimentado pelos alunos quando se propõem a participar de um projeto em Arte, assim como para as possibilidades de aprendizado e de empreendedorismo no campo das artes no ambiente escolar. Nosso lócus da pesquisa é a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, e entre as nossas referências teóricas destacam-se, entre outros, Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz e Fusari (2002). O trabalho se justifica, inicialmente, em função da demanda de alguns alunos interessados em artes visuais que não se encaixavam em outros projetos existentes na escola. No campo do ensino de artes, o projeto em questão visa, especificamente, por meio da sua proposta de ensino e atuação: possibilitar aos alunos a oportunidade de se integrarem a um projeto no qual possam ser protagonistas; permitir que vejam o leque de opções que a arte pode proporcionar em seu campo de trabalho ou em futuras oportunidades de experiência profissional; dar à comunidade escolar a oportunidade de apreciar e fruir arte; possibilitar uma maior integração dos pais com a comunidade escolar. Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir, não só para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte, mas para as possibilidades de discussões e experiências no campo do ensino de arte na escola.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-17T20:04:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-17T20:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Francisco Azevedo do. Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45655
identifier_str_mv NASCIMENTO, Francisco Azevedo do. Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45655/1/Artemovimentoviabilidade_Nascimento_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2dec232cab706bdbd80ba3222af2be37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117705371746304