Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emiliano, Alan Charles Dantas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330
Resumo: Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado.
id UFRN_a65c3bf97a24390ef71b5ea30bfe9e12
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26330
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Emiliano, Alan Charles DantasCerqueira, Cezar AugustoFreire, Flavio Henrique Miranda de AraújoAguirre, Moisés Alberto Calle2018-12-12T00:00:26Z2018-12-12T00:00:26Z2018-08-22EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado.Demographic study that observes the trajectory of the student using educational indicators taken from the 2010 school census from the MEC/INEP. It is believed that less than half of the students enrolled in the elementary school arrive at the fourth grade and just 20% can finish this level of education (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). In addition, it takes into account that high school might not be picking up properly the graduates from elementary school. Shall mean a low probability of transition during the school trajectory of the student who may be leading school delay in the age appropriate to enter higher education (INEP, 2014). Has the objective to study the school population of the major regions of Brazil, using the multiestado methodology to determine the probabilities of transition from a student a teaching series to another during your trajectory in basic education. The methodology is based on the application of the statistical model multiestado, which calculates the probabilities of transition between sets of teaching of basic education of the Brazilian educational System, through the rates of transition (promotion, repetition, evasion and migration for the education of young and adults) and the distortion rates age/grade. The results indicated that less than half of the population school transitions between sets of teaching of basic education.Additionally, the information submitted enable the debate on the existence of factors of social and economic conditions and operating factors of the education system which may explain the low probability of the transition between sets of teaching and school life expectancy below the expected.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIAEducaçãoTransição escolarDemografia escolarTrajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.txtTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain201591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/2/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txtd338f811909721f9c7ab13481e52797eMD52TrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.txtTrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain200991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/4/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txt1e6dab896a15b45103bc670c73fd0563MD54THUMBNAILTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.jpgTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2621https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/3/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpgd484f054bea9a92db05a518aa2e0982aMD53TrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.jpgTrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/5/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpgcc4a1615736f8494080ef255ddc52816MD55ORIGINALTrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdfapplication/pdf3070101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/1/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf14b1d1dfc76da3e36da12989b1f4622aMD51123456789/263302019-05-26 03:07:35.411oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26330Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:07:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
title Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
spellingShingle Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
Emiliano, Alan Charles Dantas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Educação
Transição escolar
Demografia escolar
title_short Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
title_full Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
title_fullStr Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
title_full_unstemmed Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
title_sort Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
author Emiliano, Alan Charles Dantas
author_facet Emiliano, Alan Charles Dantas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cerqueira, Cezar Augusto
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Freire, Flavio Henrique Miranda de Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Emiliano, Alan Charles Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguirre, Moisés Alberto Calle
contributor_str_mv Aguirre, Moisés Alberto Calle
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Educação
Transição escolar
Demografia escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Transição escolar
Demografia escolar
description Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-12T00:00:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-12T00:00:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330
identifier_str_mv EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/2/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/4/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/3/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/5/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/1/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d338f811909721f9c7ab13481e52797e
1e6dab896a15b45103bc670c73fd0563
d484f054bea9a92db05a518aa2e0982a
cc4a1615736f8494080ef255ddc52816
14b1d1dfc76da3e36da12989b1f4622a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832698932330496