Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330 |
Resumo: | Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado. |
id |
UFRN_a65c3bf97a24390ef71b5ea30bfe9e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26330 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Emiliano, Alan Charles DantasCerqueira, Cezar AugustoFreire, Flavio Henrique Miranda de AraújoAguirre, Moisés Alberto Calle2018-12-12T00:00:26Z2018-12-12T00:00:26Z2018-08-22EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado.Demographic study that observes the trajectory of the student using educational indicators taken from the 2010 school census from the MEC/INEP. It is believed that less than half of the students enrolled in the elementary school arrive at the fourth grade and just 20% can finish this level of education (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). In addition, it takes into account that high school might not be picking up properly the graduates from elementary school. Shall mean a low probability of transition during the school trajectory of the student who may be leading school delay in the age appropriate to enter higher education (INEP, 2014). Has the objective to study the school population of the major regions of Brazil, using the multiestado methodology to determine the probabilities of transition from a student a teaching series to another during your trajectory in basic education. The methodology is based on the application of the statistical model multiestado, which calculates the probabilities of transition between sets of teaching of basic education of the Brazilian educational System, through the rates of transition (promotion, repetition, evasion and migration for the education of young and adults) and the distortion rates age/grade. The results indicated that less than half of the population school transitions between sets of teaching of basic education.Additionally, the information submitted enable the debate on the existence of factors of social and economic conditions and operating factors of the education system which may explain the low probability of the transition between sets of teaching and school life expectancy below the expected.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIAEducaçãoTransição escolarDemografia escolarTrajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.txtTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain201591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/2/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txtd338f811909721f9c7ab13481e52797eMD52TrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.txtTrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain200991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/4/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txt1e6dab896a15b45103bc670c73fd0563MD54THUMBNAILTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.jpgTrajetóriaescolareducação_Emiliano_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2621https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/3/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpgd484f054bea9a92db05a518aa2e0982aMD53TrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.jpgTrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/5/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpgcc4a1615736f8494080ef255ddc52816MD55ORIGINALTrajetóriaEscolarEducação_Emiliano_2018.pdfapplication/pdf3070101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/1/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf14b1d1dfc76da3e36da12989b1f4622aMD51123456789/263302019-05-26 03:07:35.411oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26330Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:07:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
title |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
spellingShingle |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil Emiliano, Alan Charles Dantas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA Educação Transição escolar Demografia escolar |
title_short |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
title_full |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
title_fullStr |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
title_full_unstemmed |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
title_sort |
Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil |
author |
Emiliano, Alan Charles Dantas |
author_facet |
Emiliano, Alan Charles Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cerqueira, Cezar Augusto |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Freire, Flavio Henrique Miranda de Araújo |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emiliano, Alan Charles Dantas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aguirre, Moisés Alberto Calle |
contributor_str_mv |
Aguirre, Moisés Alberto Calle |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA Educação Transição escolar Demografia escolar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Transição escolar Demografia escolar |
description |
Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-12T00:00:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-12T00:00:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330 |
identifier_str_mv |
EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/2/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/4/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/3/Trajet%c3%b3riaescolareduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/5/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26330/1/Trajet%c3%b3riaEscolarEduca%c3%a7%c3%a3o_Emiliano_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d338f811909721f9c7ab13481e52797e 1e6dab896a15b45103bc670c73fd0563 d484f054bea9a92db05a518aa2e0982a cc4a1615736f8494080ef255ddc52816 14b1d1dfc76da3e36da12989b1f4622a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832698932330496 |