(Sou)pa de pedras: o ritual performático e a ancestralidade a partir das poéticas e pedagogias de si
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50856 |
Resumo: | A presente pesquisa identifica, analisa e vivencia os aspectos performáticos, ritualísticos e simbólicos em (Sou)pa de Pedras como estratégia de reivindicação política, social e cultural por meio de uma construção poética de si. A partir das experiências biográficas das minhas matriarcas que reverberam na minha trajetória pessoal, assim como também, no inconsciente coletivo ancestral de cada mulher discorro sobre os apedrejamentos sociais. De forma crítica e reflexiva, reconstitui uma linha do tempo investigativa a partir de um plano cartográfico das memórias para o levantamento de vivências que têm como base a transmutação da dor secular da alma feminina e os mitos que a partir delas se repetem. Ao resgatar os simbolismos sagrados do meu feminino ancestral, me deparo com a panela, enquanto caldeirão de sentimentos, sonhos e ideais interrompidos e privados por conta da supremacia patriarcal nordestina em que as mulheres da minha família e eu estamos inseridas. Nesta perspectiva este estudo estabelece uma ótica territorial sobre a resistência do existir. E, para reconstruir caminhos e possibilidades, encontro-me com outro símbolo de poder que desde as nossas ancestrais eram usadas para assinalar “locais de poder”: as pedras. O resultado disso é uma grande (Sou)pa de pedras, ritual performático, nomeado assim para alumiar o surgimento de um alimento artístico, espiritual e poético que tem a intenção de nutrir e restabelecer a nossa relação com as faces da grande Deusa. No final do trabalho eu escrevo uma carta para Maria Madalena e me reencontro com o outro lado do véu. Para concluir me aproprio do conceito de fotoperformance, e a partir dele, consigo ressignificar o ritual de (Sou)pa de Pedras. Assim, através desta pesquisa busco resgatar a percepção, o deslocamento e a projeção da consciência em um nível profundo e sensível, nível em que se inserem os rituais. |
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Bezerra, Liliane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3727787114088346http://lattes.cnpq.br/4286695631161068Brondani, Joice AglaeLyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5443015479907169Haderchpek, Robson Carlos2023-01-05T18:00:04Z2023-01-05T18:00:04Z2022-08-30BEZERRA, Liliane da Silva. (Sou)pa de pedras: o ritual performático e a ancestralidade a partir das poéticas e pedagogias de si. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50856A presente pesquisa identifica, analisa e vivencia os aspectos performáticos, ritualísticos e simbólicos em (Sou)pa de Pedras como estratégia de reivindicação política, social e cultural por meio de uma construção poética de si. A partir das experiências biográficas das minhas matriarcas que reverberam na minha trajetória pessoal, assim como também, no inconsciente coletivo ancestral de cada mulher discorro sobre os apedrejamentos sociais. De forma crítica e reflexiva, reconstitui uma linha do tempo investigativa a partir de um plano cartográfico das memórias para o levantamento de vivências que têm como base a transmutação da dor secular da alma feminina e os mitos que a partir delas se repetem. Ao resgatar os simbolismos sagrados do meu feminino ancestral, me deparo com a panela, enquanto caldeirão de sentimentos, sonhos e ideais interrompidos e privados por conta da supremacia patriarcal nordestina em que as mulheres da minha família e eu estamos inseridas. Nesta perspectiva este estudo estabelece uma ótica territorial sobre a resistência do existir. E, para reconstruir caminhos e possibilidades, encontro-me com outro símbolo de poder que desde as nossas ancestrais eram usadas para assinalar “locais de poder”: as pedras. O resultado disso é uma grande (Sou)pa de pedras, ritual performático, nomeado assim para alumiar o surgimento de um alimento artístico, espiritual e poético que tem a intenção de nutrir e restabelecer a nossa relação com as faces da grande Deusa. No final do trabalho eu escrevo uma carta para Maria Madalena e me reencontro com o outro lado do véu. Para concluir me aproprio do conceito de fotoperformance, e a partir dele, consigo ressignificar o ritual de (Sou)pa de Pedras. Assim, através desta pesquisa busco resgatar a percepção, o deslocamento e a projeção da consciência em um nível profundo e sensível, nível em que se inserem os rituais.This research identifies, analyzes and experiences the performative, ritualistic and symbolic aspects in (Sou)pa of stones as a strategy of political, social and cultural revindication through a poetic construction of the self. Based on the biographical experiences of my matriarchs that reverberate in my personal trajectory, as well as in the ancestral collective unconscious of each woman, I discuss social stoning. In a critical and reflexive way, I reconstitute an investigative timeline from a cartographic plan of memories to the survey of experiences that have as their basis the transmutation of the secular pain of the feminine soul and the myths that are repeated from them. In rescuing the sacred symbolisms of my ancestral femininity, I come across the pot, as a cauldron of feelings, dreams, and ideals interrupted and deprived because of the patriarchal northeastern supremacy in which the women in my family and I are inserted. From this perspective, this study establishes a territorial view on the resistance of existing. And, in order to reconstruct paths and possibilities, I find myself with another symbol of power that since our ancestors were used to mark "places of power": stones. The result is a great (Sou)pa of stones, a performative ritual, named thus to lighten the emergence of an artistic, spiritual and poetic food that has the intention to nourish and reestablish our relationship with the faces of the great Goddess. At the end of the work I write a letter to Maria Madalena and I meet the other side of the veil. To conclude, I appropriate the concept of photoperformance, and from it I can re-signify the ritual of (Sou)pa de Pedras. Thus, through this research I seek to rescue the perception, displacement and projection of consciousness at a deep and sensitive level, a level in which rituals are inserted.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPerformanceRitual performáticoAncestralidadeFeminismoPoéticas de si(Sou)pa de pedras: o ritual performático e a ancestralidade a partir das poéticas e pedagogias de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSoupapedrasritual_Bezerra_2022.pdfapplication/pdf19780486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50856/1/Soupapedrasritual_Bezerra_2022.pdf8220b814f0c249c6b460c32c6f62d17eMD51123456789/508562023-01-05 15:00:42.597oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50856Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-05T18:00:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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