Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Larissa Cynthia César
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27689
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.
id UFRN_a7e1d92da397e241354913aef276d095
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27689
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rodrigues, Larissa Cynthia CésarPorto, Magda Moura de AlmeidaFreitas, Marise Reis deFreitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira2019-09-09T21:22:47Z2019-09-09T21:22:47Z2018-12-03RODRIGUES, Larissa Cynthia César. Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27689As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.The Brazilian National Curriculum Guidelines for medical undergraduate courses underscores the emphasis on communication skills for recently graduated professionals in all areas of medical education. Promoting the development of effective communication skills for clinical competence poses a challenge for medical education. The present study aims to contribute to the development of communication skills during medical education through a teaching and learning strategy that uses prenatal HIV pre-test counseling as a tool. This is a study with sequential mixed methods and qualitative approach. Thirty students from the Internship in Tocoginecology participated in simulated consultation, and in recorded audio and video, were directed to specific knowledge and skills for effective communication in the theme. An individual feedback strategy that included the joint analysis of the video and evaluation of established criteria in the checklist aimed at the formative character of the evaluation and the stimulus to the reflexive ability on the learning needs, with a high degree of satisfaction on the part of the students. The students' self-perception about their participation in the strategy was evaluated through the techniques of Categorical Thematic Content Analysis, suggesting the potential of the method for the proposed objectives. The general analysis of the data reveals a poor performance, especially regarding the specific knowledge required for effective communication for prenatal HIV pre-test counseling. Training qualified physicians for effective communication presupposes the appreciation and development of teaching and learning strategies specifically designed for this purpose inserted in their undergraduate curricula.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEProfissionalismoCompetência clínicaCuidado pré-natalSoropositividade para HIVAvaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto riscoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliaçãohabilidadecomunicação_Rodrigues_2018.pdfapplication/pdf6663264https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27689/1/Avalia%c3%a7%c3%a3ohabilidadecomunica%c3%a7%c3%a3o_Rodrigues_2018.pdfa2e39357261bd9a3181de54a40ac64ceMD51TEXTAvaliaçãohabilidadecomunicação_Rodrigues_2018.pdf.txtAvaliaçãohabilidadecomunicação_Rodrigues_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain89267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27689/2/Avalia%c3%a7%c3%a3ohabilidadecomunica%c3%a7%c3%a3o_Rodrigues_2018.pdf.txt351460084ddbb8605090a32a5813ad5eMD52THUMBNAILAvaliaçãohabilidadecomunicação_Rodrigues_2018.pdf.jpgAvaliaçãohabilidadecomunicação_Rodrigues_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27689/3/Avalia%c3%a7%c3%a3ohabilidadecomunica%c3%a7%c3%a3o_Rodrigues_2018.pdf.jpg45a08b4039050480a69f9b3693112d7bMD53123456789/276892019-09-15 02:23:43.737oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27689Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:23:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
title Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
spellingShingle Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
Rodrigues, Larissa Cynthia César
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Profissionalismo
Competência clínica
Cuidado pré-natal
Soropositividade para HIV
title_short Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
title_full Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
title_fullStr Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
title_full_unstemmed Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
title_sort Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
author Rodrigues, Larissa Cynthia César
author_facet Rodrigues, Larissa Cynthia César
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Porto, Magda Moura de Almeida
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Freitas, Marise Reis de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Larissa Cynthia César
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira
contributor_str_mv Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Profissionalismo
Competência clínica
Cuidado pré-natal
Soropositividade para HIV
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalismo
Competência clínica
Cuidado pré-natal
Soropositividade para HIV
description As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-09T21:22:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-09T21:22:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Larissa Cynthia César. Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27689
identifier_str_mv RODRIGUES, Larissa Cynthia César. Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27689/1/Avalia%c3%a7%c3%a3ohabilidadecomunica%c3%a7%c3%a3o_Rodrigues_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27689/2/Avalia%c3%a7%c3%a3ohabilidadecomunica%c3%a7%c3%a3o_Rodrigues_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27689/3/Avalia%c3%a7%c3%a3ohabilidadecomunica%c3%a7%c3%a3o_Rodrigues_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2e39357261bd9a3181de54a40ac64ce
351460084ddbb8605090a32a5813ad5e
45a08b4039050480a69f9b3693112d7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117855425069056