Avaliação do serviço de atendimento móvel de urgencia às vítimas de violencia em Natal, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrao, Oswaldo Gomes Correa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22671
Resumo: Os acidentes e violências estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade da população jovem, em todo o mundo, em especial nos países em desenvolvimento e trazem grande demanda aos serviços de saúde. OBJETIVOS. O objetivo deste trabalho é avaliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), considerando os seguintes aspectos: examinar a viabilidade de construção de um modelo avaliativo do SAMU, no município de Natal. Identificar avanços e desafios da atenção pré-hospitalar às vítimas de acidentes e violências a partir de três perspectivas distintas: a dos gestores, a dos profissionais e a das vítimas, usuárias do serviço. MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, na perspectiva de Yin. A primeira etapa foi constituída por um estudo de avaliabilidade do SAMU. Para a coleta de dados utilizou-se a análise documental e entrevistas do tipo semi-estruturadas, com informantes-chave. Para a validação dos indicadores optou-se pela utilização da Técnica de Consenso Delphi. A população do estudo foi constituída por gestores/chefias, trabalhadores e usuários do SAMU. As entrevistas foram semiestruturadas, no grupo dos usuários foram entrevistados 49 sujeitos e no grupo de profissionais foram 21 sujeitos, além de 3 gestores. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas através da ultilização do software ALCESTE® que fez a análise lexical quantitativa e a análise hierárquica descendente. Também foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. As coletas ocorram entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. RESULTADOS. O programa foi descrito e foram elaborados o modelo lógico e a matriz de relevância dos indicadores caracterizando os elementos estruturantes do mesmo, ocorreu a definição de indicadores de estrutura e de processo, além das perguntas avaliativas. O corpus foi categorizado em quatro classes: desafios da regulação e encaminhamento das vítimas, desafio de políticas educacionais, protocolos e fragilidades dos registros e educação permanente. CONCLUSÕES. O SAMU na atenção às vítimas de acidentes e violências é avaliável. Algumas limitações na operacionalização de vários dos componentes elencados foram detectadas como: a ausência de mecanismos de mobilização social, ações pontuais de promoção em saúde e a utilização incipiente de indicadores de saúde produzidos pelo próprio serviço e, por fim a ausência de mecanismos de controle social. A disponibilidade observada tanto na gestão municipal, quanto na equipe de profissionais que compõe o serviço, contribuíram com o desenvolvimento do estudo. A população na sua grande maioria relatou grande satisfação pelo atendimento recebido, elogiaram a atenção, o acolhimento e a atitude profissional das equipes. Quanto às dificuldades, alguns usuários relataram angústia e sofrimento na espera pelo resgate e desconforto no deslocamento pelo calor no interior dos veículos. Os profissionais mostraram-se comprometidos e satisfeitos apontando avanços na existência de equipes completas, equipamentos e infraestrutura adequados. Apresentam como desafios: a necessidade de políticas educacionais voltadas à prevenção de acidentes e violência, implantação de protocolos clínicos, fortalecimento da regulação e articulação com a rede hospitalar e valorização e fixação dos recursos humanos.
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OBJETIVOS. O objetivo deste trabalho é avaliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), considerando os seguintes aspectos: examinar a viabilidade de construção de um modelo avaliativo do SAMU, no município de Natal. Identificar avanços e desafios da atenção pré-hospitalar às vítimas de acidentes e violências a partir de três perspectivas distintas: a dos gestores, a dos profissionais e a das vítimas, usuárias do serviço. MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, na perspectiva de Yin. A primeira etapa foi constituída por um estudo de avaliabilidade do SAMU. Para a coleta de dados utilizou-se a análise documental e entrevistas do tipo semi-estruturadas, com informantes-chave. Para a validação dos indicadores optou-se pela utilização da Técnica de Consenso Delphi. A população do estudo foi constituída por gestores/chefias, trabalhadores e usuários do SAMU. As entrevistas foram semiestruturadas, no grupo dos usuários foram entrevistados 49 sujeitos e no grupo de profissionais foram 21 sujeitos, além de 3 gestores. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas através da ultilização do software ALCESTE® que fez a análise lexical quantitativa e a análise hierárquica descendente. Também foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. As coletas ocorram entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. RESULTADOS. O programa foi descrito e foram elaborados o modelo lógico e a matriz de relevância dos indicadores caracterizando os elementos estruturantes do mesmo, ocorreu a definição de indicadores de estrutura e de processo, além das perguntas avaliativas. O corpus foi categorizado em quatro classes: desafios da regulação e encaminhamento das vítimas, desafio de políticas educacionais, protocolos e fragilidades dos registros e educação permanente. CONCLUSÕES. O SAMU na atenção às vítimas de acidentes e violências é avaliável. Algumas limitações na operacionalização de vários dos componentes elencados foram detectadas como: a ausência de mecanismos de mobilização social, ações pontuais de promoção em saúde e a utilização incipiente de indicadores de saúde produzidos pelo próprio serviço e, por fim a ausência de mecanismos de controle social. A disponibilidade observada tanto na gestão municipal, quanto na equipe de profissionais que compõe o serviço, contribuíram com o desenvolvimento do estudo. A população na sua grande maioria relatou grande satisfação pelo atendimento recebido, elogiaram a atenção, o acolhimento e a atitude profissional das equipes. Quanto às dificuldades, alguns usuários relataram angústia e sofrimento na espera pelo resgate e desconforto no deslocamento pelo calor no interior dos veículos. Os profissionais mostraram-se comprometidos e satisfeitos apontando avanços na existência de equipes completas, equipamentos e infraestrutura adequados. Apresentam como desafios: a necessidade de políticas educacionais voltadas à prevenção de acidentes e violência, implantação de protocolos clínicos, fortalecimento da regulação e articulação com a rede hospitalar e valorização e fixação dos recursos humanos.PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdfAvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdfapplication/pdf2143487https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22671/1/AvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf4dc07dff0d8c9994d88c28ee08642e22MD51TEXTOswaldoGomesCorreaNegrao_TESE.pdf.txtOswaldoGomesCorreaNegrao_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain177314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22671/4/OswaldoGomesCorreaNegrao_TESE.pdf.txtbb419048ca9568a05e04ebcd53bd9decMD54AvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf.txtAvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain176797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22671/6/AvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf.txtb42b2b88942eafa597aefcbcb278dcebMD56THUMBNAILOswaldoGomesCorreaNegrao_TESE.pdf.jpgOswaldoGomesCorreaNegrao_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22671/5/OswaldoGomesCorreaNegrao_TESE.pdf.jpg90215abdd83060b739c9fe58a0f0b9a3MD55AvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf.jpgAvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22671/7/AvaliacaoServicoAtendimento_Negrao_2015.pdf.jpg75533addebe972c01415c6c15fe46554MD57123456789/226712019-05-26 02:40:20.904oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22671Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:40:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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