A política de fundos − FUNDEF e FUNDEB − na rede municipal de ensino de Natal/RN (2005-2015): avanços e desafios na carreira e na remuneração dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Janaina Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31272
Resumo: A presente investigação objetiva analisar a implementação da política de financiamento da educação, mediante a definição de Fundos Contábeis ― Fundef e Fundeb ― seus efeitos legais e repercussões na valorização do magistério da rede pública municipal de ensino de Natal/RN, notadamente, na carreira e na remuneração, no período de 2005 a 2015. No desenvolvimento do objeto de estudo, recorreu-se à metodologia, fundamentada no paradigma da investigação qualitativa interpretativa (Bodgan; Biklen, 1994). Como procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental – fontes primárias e secundárias – referente a legislação educacional oficial e dados quantitativos – dados educacionais de matrículas, número de docentes, tabelas salariais/vencimento-base, dados orçamentários (receita e despesa) do Fundef e do Fundeb, disponível no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), corrigidos pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC/IBGE). Na análise do vencimento – componente da remuneração –, fez-se a comparação com o salário mínimo nominal e necessário (DIEESE), utilizando a regressão linear – equação matemática na identificação da variação média – no vencimento dos professores; e na realização das entrevistas, fez-se uso de um guião para coletas das informações com interlocutores que atuam na educação, sendo quatro professores, um representante da Secretaria Municipal de Educação e um representante do Sinte/RN. Na sistematização e na interpretação das informações coletadas com os sujeitos privilegiados, utilizou-se alguns elementos da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). As principais conclusões da investigação revelam que a definição das políticas de financiamento da educação, pelo mecanismo de Fundos Contábeis – Fundef e Fundeb, tem a finalidade de atender aos interesses dos organismos multilaterais, pela estratégia da descentralização, em resposta a reorganização do papel do Estado e da educação, considerando os critérios da eficiência e da eficácia na distribuição dos recursos financeiros, e por conseguinte, a prerrogativa de melhoria da qualidade da educação e na perspectiva da valorização do magistério. Na análise da receita e despesa/aplicação dos recursos do Fundef e do Fundeb, nota-se uma ineficiência inter-relacionada com a instabilidade de recursos e a interdependência das condições políticas e econômicas do país, expressas na elevação da arrecadação de âmbito estadual e municipal e na redução de receitas, oriundas de transferências de recursos federais, comprovando a limitação no alcance de investimento na educação e da valorização do magistério. Ademais, nos balanços dos recursos, em especial, do Fundeb, os valores aplicam-se, notadamente, quase na sua totalidade, na folha de pagamento dos profissionais do magistério, sendo o percentual, mínimo, de 60% destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, e na rede municipal de ensino de Natal, demonstra que já se aplica uma média de 95% dos recursos para esse fim; isso revela o esgotamento desses recursos para ampliar aspectos da valorização docente. No que se refere à política de reajuste salarial, identifica-se a importância, especialmente, da Lei nº 11.738/2008, que aprova o piso salarial e tem implicado melhorias nas condições de remuneração pelo fator de reajuste anual do vencimento base. Todavia, apesar de evidenciar a existência da política de reajuste, percebe-se que, em alguns anos, ocorreram descontinuidades na aplicação dos percentuais, ressaltando, portanto, a necessidade de cumprir a legislação, em especial, ao PSPN, bem como promover a reformulação e adequação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para a valorização da carreira e remuneração. Por fim, os interlocutores apontam que há avanços na carreira – progressão e promoção e na remuneração, mas enfatizam problemas da rede de ensino em cumprir as normativas legais, notadamente, na efetivação das promoções – condicionada ao mecanismo da avaliação de desempenho, reconhecendo a necessidade de condições dignas de valorização salarial, de carreira e de vida.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31272A presente investigação objetiva analisar a implementação da política de financiamento da educação, mediante a definição de Fundos Contábeis ― Fundef e Fundeb ― seus efeitos legais e repercussões na valorização do magistério da rede pública municipal de ensino de Natal/RN, notadamente, na carreira e na remuneração, no período de 2005 a 2015. No desenvolvimento do objeto de estudo, recorreu-se à metodologia, fundamentada no paradigma da investigação qualitativa interpretativa (Bodgan; Biklen, 1994). Como procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental – fontes primárias e secundárias – referente a legislação educacional oficial e dados quantitativos – dados educacionais de matrículas, número de docentes, tabelas salariais/vencimento-base, dados orçamentários (receita e despesa) do Fundef e do Fundeb, disponível no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), corrigidos pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC/IBGE). Na análise do vencimento – componente da remuneração –, fez-se a comparação com o salário mínimo nominal e necessário (DIEESE), utilizando a regressão linear – equação matemática na identificação da variação média – no vencimento dos professores; e na realização das entrevistas, fez-se uso de um guião para coletas das informações com interlocutores que atuam na educação, sendo quatro professores, um representante da Secretaria Municipal de Educação e um representante do Sinte/RN. Na sistematização e na interpretação das informações coletadas com os sujeitos privilegiados, utilizou-se alguns elementos da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). As principais conclusões da investigação revelam que a definição das políticas de financiamento da educação, pelo mecanismo de Fundos Contábeis – Fundef e Fundeb, tem a finalidade de atender aos interesses dos organismos multilaterais, pela estratégia da descentralização, em resposta a reorganização do papel do Estado e da educação, considerando os critérios da eficiência e da eficácia na distribuição dos recursos financeiros, e por conseguinte, a prerrogativa de melhoria da qualidade da educação e na perspectiva da valorização do magistério. Na análise da receita e despesa/aplicação dos recursos do Fundef e do Fundeb, nota-se uma ineficiência inter-relacionada com a instabilidade de recursos e a interdependência das condições políticas e econômicas do país, expressas na elevação da arrecadação de âmbito estadual e municipal e na redução de receitas, oriundas de transferências de recursos federais, comprovando a limitação no alcance de investimento na educação e da valorização do magistério. Ademais, nos balanços dos recursos, em especial, do Fundeb, os valores aplicam-se, notadamente, quase na sua totalidade, na folha de pagamento dos profissionais do magistério, sendo o percentual, mínimo, de 60% destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, e na rede municipal de ensino de Natal, demonstra que já se aplica uma média de 95% dos recursos para esse fim; isso revela o esgotamento desses recursos para ampliar aspectos da valorização docente. No que se refere à política de reajuste salarial, identifica-se a importância, especialmente, da Lei nº 11.738/2008, que aprova o piso salarial e tem implicado melhorias nas condições de remuneração pelo fator de reajuste anual do vencimento base. Todavia, apesar de evidenciar a existência da política de reajuste, percebe-se que, em alguns anos, ocorreram descontinuidades na aplicação dos percentuais, ressaltando, portanto, a necessidade de cumprir a legislação, em especial, ao PSPN, bem como promover a reformulação e adequação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para a valorização da carreira e remuneração. Por fim, os interlocutores apontam que há avanços na carreira – progressão e promoção e na remuneração, mas enfatizam problemas da rede de ensino em cumprir as normativas legais, notadamente, na efetivação das promoções – condicionada ao mecanismo da avaliação de desempenho, reconhecendo a necessidade de condições dignas de valorização salarial, de carreira e de vida.La presente recherche a l’objectif d’analyser l’implémentation de la politique financière de l’éducation, face à la définition de Fonds Comptables – Fundef et Fundeb – ses effets légales et repercussions sur la valorisation de l’enseignement du réseau public municipal de l’enseignement de Natal/RN, surtout, pour la carrière et rémunération, dans la période entre 2005 et 2015. Au développement de l’objectif de l’étude, on a utilisé la métodologie, appuyée sur le paradigme de la recherche qualitative comme interpretative (Bodgan ; Biklen, 1994). Comme procédures téchniques, on a utilisé la recherche bibliographique et documentaire – sources primaires et secondaires – par rapport à la legislation éducative officielle et des donnés quantitatifs – des données éducatifs d’inscriptions, de numéro d’enseignants, des grilles des salaires/traitement de base, des donnés budgétaires (les recettes et les dépenses) du Fundef et du Fundeb, disponible sur le Système d’Informations sur les Budgets Publics en Éducation (SIOPE), corrigés par la Table Nationale de Prix pour le Consomateur (INPC/IBGE). Dans l’analyse du traitement – composant de la rémunération - , la comparaison a été faite par rapport au salaire minimum nominal et nécessaire (DIEESE), en utilisant la regression linéaire, équation mathématique pour l’identification de la variation moyenne – pour le traitement des professeurs ; et dans la réalisation des entretiens, on s’est utilisé d’un guide pour les collectes d’informations avec les interlocuteurs que travaillent dans l’éducation, en étant, eux, quatre professeurs, un représentant du Bureau Municipal d’Éducation et un représentant du Sinte/RN (Sindicat des travailleurs de l’Éducation). Pour la systématisation et pour l’interpretation des informations collectées avec les sujets privilégiés, on s'est utilisé de quelques éléments de l’analyse de contenu (BARDIN, 1979). Les principales conclusions de la recherche révèlent que la définition des politiques de financement de l’éducation, par le mécanisme de Fonds Comptables – Fundef e Fundeb, a la finalité de répondre aux intérêts des organismes multilatérals à partir de la stratégie de descentralisation, en réponse à la réorganisation du rôle de l’État et de l’éducation, en considérant les critères de l’efficience et de l’efficacité pour la distribution des ressources financières, et par conséquant, la prérrogative de l’amélioration de la qualité de l’éducation et dans la perspective de la valorisation de l’enseignement. Dans cette analyse de la recette et de la dépense/aplication des ressources du Fundef et du Fundeb, on remarque une inéfficacité interconectée à l’instabilité de ressources et l’interdépendence des conditions politiques et économiques du pays, exprimée sur les élévations de la réserve de l’état et de la municipalité, et dans la reduction des recettes, originaire de transférences de ressources fédérales, en démontrant la limitation de portée d’investissement pour l’éducation et pour la valorisation de l’enseignement. En outre, dans les bilans des ressources, spécialement, du Fundeb, les valeurs s’appliquent, principalement, dans presque sa totalité, pour la masse salariale des professionnels de l’enseignement, avec un pourcentage minimum de 60% destinés au paiement de la rémunération des professionnels de l’enseignement de l’éducation de base, et dans le réseau municipal de l’enseignement de la ville de Natal, montre que on applique une moyenne de 95% des ressources pour la finalité. Cela montre l’épuisement de ces ressources pour étendre l’aspect de la valorisation des enseignants. À ce qui se rapporte à la politique d’ajustement de salaire, on identifie l’importance, spécialement, de la Loi n° 11.738/2008 qui adopte la base de traitement et qui, dernièrement, implique sur l’amélioration pour les conditions de rémunération pour l’ajustement annuel du traitement de base. Cependant, malgré remarquer l’existence de la politique d’ajustement, on s’aperçoit que, dans une certaine période d’années, il est survenu des interruptions de l’application des pourcentages, ce qui montre l’importancede respecter la législation, en particulier, le PSPN, ainsi que promouvoir la reformulation et l’adéquation du Plan de Poste, Carrière et Rémunération (PCCR) pour la valorisation de la carrière et la rémunération. Finalement, les interlocuteurs montrent que il y a des avancées dans la carrière – progression et promotion et la rémunération, pourtant, soulignent des problèmes du réseau d’enseignement pour respecter les normatives légales, surtout, pour la confirmation des promotions – conditionnée au mécanisme d’évaluation de performance, en observant l’importance de conditions dignes de valorisation de salaire, de carrière et de vie.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPolítica de fundosFundef e FundebCarreiraVencimentoRemuneraçãoA política de fundos − FUNDEF e FUNDEB − na rede municipal de ensino de Natal/RN (2005-2015): avanços e desafios na carreira e na remuneração dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdfapplication/pdf2314636https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31272/1/PoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdfa40a7ac93a3e6786fe87c8238ca2d91cMD51TEXTPoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdf.txtPoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain663735https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31272/2/PoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdf.txt933386ef2d00abc5c074c6224bebf45bMD52THUMBNAILPoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdf.jpgPoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31272/3/PoliticafundosFUNDEF_Barbosa_2017.pdf.jpg042d7bba4d9a80ecc7d358f9c494c4a4MD53123456789/312722021-01-24 07:49:18.691oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31272Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-24T10:49:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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