Jovens estudantes em processo de transformação na travessia pelo ensino superior
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27943 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo geral analisar a relação entre ser jovem (condição juvenil) e ser graduando (condição estudantil) a partir das vivências de jovens estudantes do IFRN-Campus Ipanguaçu. O aporte teórico atrela-se à sociologia da educação e sociologia da juventude. O estudo está fundamentado epistemologicamente no olhar fenomenológico, com embasamento na etnometodologia. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, cujo trabalho de campo se concretizou com técnicas e instrumentos variados que proporcionaram um arranjo flexível entre a observação, a aplicação de questionários, as entrevistas individuais, as fotografias e os depoimentos, inclusive via redes sociais. Partindo do entendimento de que a condição juvenil se entrelaça a outros contextos de vida do jovem – aqui em relevo a condição de ser estudante acadêmico –, algumas categorias foram delineadas para aprofundamento, a saber: a temporalidade; a linguagem; a espacialidade; e a afetividade. As discussões dessas categorias, articulando teoria e empiria, possibilitaram-nos avançar na explicação da proposta de tese, que defende que o acesso e a permanência no Ensino Superior proporcionam vivências aos jovens estudantes que provocam/produzem variados movimentos de transformações nas dimensões da condição juvenil e estudantil, constituindo um novo processo estruturante na vida dos sujeitos. Assim, tendo como um dos pressupostos que a condição estudantil é uma das faces da condição juvenil, e que ambas se interpenetram, buscamos a compreensão multifatorial dos sentidos e significados voltados à condição do jovem estudante, cuja vivência acadêmica se constrói no IFRN, em um Campus do interior, o que se mostra como um dos caminhos possíveis para o desvelamento do novo público e da nova realidade do Ensino Superior no Brasil. |
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Ribeiro, Gisele Rogéria PenatieriLira, André Augusto DinizMelo, Elda Silva do NascimentoAlbino, Giovana GomesAquino, Maria SacramentoDomingos Sobrinho, MoisésSilva, Rosália de Fátima eFerreira, Adir Luiz2019-11-19T21:59:28Z2019-11-19T21:59:28Z2019-03-25RIBEIRO, Gisele Rogéria Penatieri. Jovens estudantes em processo de transformação na travessia pelo ensino superior. 2019. 257f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27943O trabalho tem por objetivo geral analisar a relação entre ser jovem (condição juvenil) e ser graduando (condição estudantil) a partir das vivências de jovens estudantes do IFRN-Campus Ipanguaçu. O aporte teórico atrela-se à sociologia da educação e sociologia da juventude. O estudo está fundamentado epistemologicamente no olhar fenomenológico, com embasamento na etnometodologia. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, cujo trabalho de campo se concretizou com técnicas e instrumentos variados que proporcionaram um arranjo flexível entre a observação, a aplicação de questionários, as entrevistas individuais, as fotografias e os depoimentos, inclusive via redes sociais. Partindo do entendimento de que a condição juvenil se entrelaça a outros contextos de vida do jovem – aqui em relevo a condição de ser estudante acadêmico –, algumas categorias foram delineadas para aprofundamento, a saber: a temporalidade; a linguagem; a espacialidade; e a afetividade. As discussões dessas categorias, articulando teoria e empiria, possibilitaram-nos avançar na explicação da proposta de tese, que defende que o acesso e a permanência no Ensino Superior proporcionam vivências aos jovens estudantes que provocam/produzem variados movimentos de transformações nas dimensões da condição juvenil e estudantil, constituindo um novo processo estruturante na vida dos sujeitos. Assim, tendo como um dos pressupostos que a condição estudantil é uma das faces da condição juvenil, e que ambas se interpenetram, buscamos a compreensão multifatorial dos sentidos e significados voltados à condição do jovem estudante, cuja vivência acadêmica se constrói no IFRN, em um Campus do interior, o que se mostra como um dos caminhos possíveis para o desvelamento do novo público e da nova realidade do Ensino Superior no Brasil.This paper aims to analyze the relationship between being young (youth condition) and being a college student (student condition) through the experiences of young students from IFRN – Ipanguaçu Campus. The theoretical framework is related to sociology of education and sociology of youth. The study is epistemologically based in a phenomenological perspective with grounds in ethnomethodology. It is a study with a qualitative approach that had a fieldwork with various techniques and instruments, which allowed a flexible arrangement amid observation, survey application, individual interviews, photographs and testimonies, including via social networks. Assuming that the youth condition intertwines with other life contexts – giving emphasis on the condition of being an academic student – some categories where outlined to be more explored: temporality; language; spatiality; and affectivity. The discussions regarding these categories – articulating theory and experience – allowed a progress in the explanation of the thesis proposal that defends that the access to Higher Education provides experiences to young students that provoke/produce various movements of transformation in the aspects of the youth and student conditions, forming a new structural process, a new core in the life of these individuals. Therefore, presuming that the student condition is one of the aspects of youth condition and that they intertwine, the study aimed at comprehending the multifactorial meanings of the condition of being a young student, whose academic experience was developed in IFRN, a Campus on the countryside; this shows itself as one of the possible paths to unveiling a new public and a new reality of Higher Education in Brazil.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCondição juvenilCondição estudantilTransformaçõesEnsino superiorJovens estudantes em processo de transformação na travessia pelo ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf.txtJovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain672512https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27943/2/Jovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf.txt7fba118f214488b43a0292190c3b50b5MD52THUMBNAILJovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf.jpgJovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27943/3/Jovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf.jpg42efa48c7b5d844a1e01ad7720808769MD53ORIGINALJovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdfapplication/pdf4605565https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27943/1/Jovensestudantesprocesso_Ribeiro_2019.pdf04a4436ba3042c10a813a22a9eb7717aMD51123456789/279432019-11-24 02:17:34.121oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27943Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:17:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O trabalho tem por objetivo geral analisar a relação entre ser jovem (condição juvenil) e ser graduando (condição estudantil) a partir das vivências de jovens estudantes do IFRN-Campus Ipanguaçu. O aporte teórico atrela-se à sociologia da educação e sociologia da juventude. O estudo está fundamentado epistemologicamente no olhar fenomenológico, com embasamento na etnometodologia. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, cujo trabalho de campo se concretizou com técnicas e instrumentos variados que proporcionaram um arranjo flexível entre a observação, a aplicação de questionários, as entrevistas individuais, as fotografias e os depoimentos, inclusive via redes sociais. Partindo do entendimento de que a condição juvenil se entrelaça a outros contextos de vida do jovem – aqui em relevo a condição de ser estudante acadêmico –, algumas categorias foram delineadas para aprofundamento, a saber: a temporalidade; a linguagem; a espacialidade; e a afetividade. As discussões dessas categorias, articulando teoria e empiria, possibilitaram-nos avançar na explicação da proposta de tese, que defende que o acesso e a permanência no Ensino Superior proporcionam vivências aos jovens estudantes que provocam/produzem variados movimentos de transformações nas dimensões da condição juvenil e estudantil, constituindo um novo processo estruturante na vida dos sujeitos. Assim, tendo como um dos pressupostos que a condição estudantil é uma das faces da condição juvenil, e que ambas se interpenetram, buscamos a compreensão multifatorial dos sentidos e significados voltados à condição do jovem estudante, cuja vivência acadêmica se constrói no IFRN, em um Campus do interior, o que se mostra como um dos caminhos possíveis para o desvelamento do novo público e da nova realidade do Ensino Superior no Brasil. |
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