Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Jr, Edilson Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53598
Resumo: Os avanços tecnológicos e a tendência das plataformas de relacionamento virtual como principal meio de comunicação transformaram o setor de comércio varejista em um ambiente mais competitivo, volátil e modificou as dinâmicas de consumo no mercado, com isso ficou mais fácil para os consumidores pesquisar produtos, qualidade, serviços e principalmente preço do que deseja adquirir. Performar adequadamente o preço dos produtos é uma estratégia de vital importância para se obter os resultados de lucratividade e rentabilidade almejado pelas empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar a percepção dos gestores de comércio varejista de vestuário da cidade de Caicó/RN, acerca dos fatores que influenciam a formação do preço de venda de seus produtos. Foi realizado uma pesquisa através de questionário com empresas associadas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), totalizando uma amostra de 10 empresas. Os resultados demonstraram incoerência no conhecimento sobre o conceito de custo e despesa, quando 90% afirmam entender os conceitos, todavia apenas 60% realmente sabem diferenciar. A principal variável influenciadora foi o custo do produto, opção de 100%, apenas 20% consideram o custo, a concorrência e a satisfação do cliente, demonstrando assim a falta de conhecimento acerca da relevância das variáveis concorrência e satisfação dos clientes na precificação.
id UFRN_a89b936c27adee2ae680b16973e13932
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53598
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Viana Jr, Edilson PereiraDuda, Edivaldo do NascimentoSilva, Jeferson Freitas daBarbosa, Mayara Bezerra2023-07-18T13:40:14Z2023-07-18T13:40:14Z2023-07-17VIANA JÚNIOR, Edilson Pereira. Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53598Os avanços tecnológicos e a tendência das plataformas de relacionamento virtual como principal meio de comunicação transformaram o setor de comércio varejista em um ambiente mais competitivo, volátil e modificou as dinâmicas de consumo no mercado, com isso ficou mais fácil para os consumidores pesquisar produtos, qualidade, serviços e principalmente preço do que deseja adquirir. Performar adequadamente o preço dos produtos é uma estratégia de vital importância para se obter os resultados de lucratividade e rentabilidade almejado pelas empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar a percepção dos gestores de comércio varejista de vestuário da cidade de Caicó/RN, acerca dos fatores que influenciam a formação do preço de venda de seus produtos. Foi realizado uma pesquisa através de questionário com empresas associadas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), totalizando uma amostra de 10 empresas. Os resultados demonstraram incoerência no conhecimento sobre o conceito de custo e despesa, quando 90% afirmam entender os conceitos, todavia apenas 60% realmente sabem diferenciar. A principal variável influenciadora foi o custo do produto, opção de 100%, apenas 20% consideram o custo, a concorrência e a satisfação do cliente, demonstrando assim a falta de conhecimento acerca da relevância das variáveis concorrência e satisfação dos clientes na precificação.Technological advances and the trend towards virtual relationship platforms as the main means of communication have transformed the retail trade sector into a more competitive, volatile environment and have changed the dynamics of consumption in the market, making it easier for consumers to search for products, quality, services and mainly the price of what you want to buy. Properly performing the price of products is a strategy of vital importance to obtain the results of profitability and profitability desired by companies. Thus, the objective of this research is to verify the perception of retail clothing managers in the city of Caicó/RN, about the factors that influence the formation of the selling price of its products. A survey was carried out through a questionnaire with companies associated with the Chamber of Shopkeepers (CDL), totaling a sample of 10 companies. The results showed inconsistency in knowledge about the concept of cost and expense, when 90% claim to understand the concepts, but only 60% really know how to differentiate. The main influencing variable was the cost of the product, option of 100%, only 20% consider cost, competition and customer satisfaction, thus demonstrating the lack of knowledge about the relevance of the variables competition and customer satisfaction in pricing.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiências ContábeisUFRNBrasilCiências Exatas e AplicadaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISPercepção dos GestoresComércioCustosPrecificaçãoComércio varejistaPercepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de vendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepçãodegestores_VianaJr_2023.pdfPercepçãodegestores_VianaJr_2023.pdfapplication/pdf442047https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53598/1/Percep%c3%a7%c3%a3odegestores_VianaJr_2023.pdfad281291723b04046e80a7154c593e63MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53598/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53598/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/535982023-07-18 10:40:15.087oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-18T13:40:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
title Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
spellingShingle Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
Viana Jr, Edilson Pereira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Percepção dos Gestores
Comércio
Custos
Precificação
Comércio varejista
title_short Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
title_full Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
title_fullStr Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
title_full_unstemmed Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
title_sort Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda
author Viana Jr, Edilson Pereira
author_facet Viana Jr, Edilson Pereira
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Duda, Edivaldo do Nascimento
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Jeferson Freitas da
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Jr, Edilson Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Mayara Bezerra
contributor_str_mv Barbosa, Mayara Bezerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Percepção dos Gestores
Comércio
Custos
Precificação
Comércio varejista
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção dos Gestores
Comércio
Custos
Precificação
Comércio varejista
description Os avanços tecnológicos e a tendência das plataformas de relacionamento virtual como principal meio de comunicação transformaram o setor de comércio varejista em um ambiente mais competitivo, volátil e modificou as dinâmicas de consumo no mercado, com isso ficou mais fácil para os consumidores pesquisar produtos, qualidade, serviços e principalmente preço do que deseja adquirir. Performar adequadamente o preço dos produtos é uma estratégia de vital importância para se obter os resultados de lucratividade e rentabilidade almejado pelas empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar a percepção dos gestores de comércio varejista de vestuário da cidade de Caicó/RN, acerca dos fatores que influenciam a formação do preço de venda de seus produtos. Foi realizado uma pesquisa através de questionário com empresas associadas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), totalizando uma amostra de 10 empresas. Os resultados demonstraram incoerência no conhecimento sobre o conceito de custo e despesa, quando 90% afirmam entender os conceitos, todavia apenas 60% realmente sabem diferenciar. A principal variável influenciadora foi o custo do produto, opção de 100%, apenas 20% consideram o custo, a concorrência e a satisfação do cliente, demonstrando assim a falta de conhecimento acerca da relevância das variáveis concorrência e satisfação dos clientes na precificação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-18T13:40:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-18T13:40:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA JÚNIOR, Edilson Pereira. Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53598
identifier_str_mv VIANA JÚNIOR, Edilson Pereira. Percepção de gestores de empresas de vestuário associadas à CDL/Caicó sobre a formação do preço de venda. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Exatas e Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53598/1/Percep%c3%a7%c3%a3odegestores_VianaJr_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53598/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53598/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ad281291723b04046e80a7154c593e63
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117788998828032