Das atas aos atos: a questão habitacional e a Sudene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Flávia Duarte de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54747
Resumo: A pesquisa se insere na discussão da política de habitação social, mais especificamente analisando a interface da política de habitação com as políticas regionais, responsáveis por implementar as políticas de desenvolvimento econômico e social. Para essa aproximação serão observadas as duas maiores políticas de habitação do Brasil: a do Banco Nacional de Habitação (BNH) (1964 - 1986); e a política do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) (2009 - 2020). Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar a influência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na política habitacional, verificando se houve articulação com a política implementada pelo BNH e PMCMV, identificando os impactos dessa articulação (ou falta dela) nas estratégias de provisão de moradia no estado do Rio Grande do Norte (RN). Compreende-se que a política habitacional esteve em muitos momentos aliada às diretrizes estabelecidas pelas políticas operacionalizadas pela Sudene. Entre os projetos e políticas que entraram na agenda da antiga Sudene (1959-1997), a questão habitacional foi uma importante estratégia nas ações do órgão ao se pensar o desenvolvimento econômico e social no Nordeste. Com a redemocratização, as políticas habitacionais e regionais são esvaziadas com a extinção do BNH (em 1986) e o fechamento da Sudene (em 1997). A Constituição Federal de 1988 delegou ao município a prioridade de atuação na agenda habitacional, ficando os estados com a atuação residual. A recriação da Sudene, em 2003, não significou o restabelecimento do elo regional-habitação, uma vez que a habitação foi posta de lado na agenda de atuação da política do órgão. Neste sentido, questiona-se: Qual é a influência da Sudene na política habitacional do estado do RN, e como se deu a articulação dessa instituição com programas habitacionais como o BNH e o PMCMV, e quais são os impactos dessa articulação (ou falta dela) nas estratégias de provisão de moradia no estado? A pesquisa parte da premissa de que a agenda da habitação, quando repassada à responsabilidade aos municípios, perde o protagonismo necessário para o diálogo com as políticas regionais que são operacionalizadas a partir dos estados, dificultando o diálogo das políticas de habitação com as políticas mais amplas de desenvolvimento econômico e social. Os procedimentos metodológicos abrangem um levantamento sistemático de dados em ampla base documental da Sudene (Planos, Planos Diretores, programas, projetos, diagnósticos, estudos). Além disso, foi analisada a legislação do governo do RN (planos de governos, planos de desenvolvimento sustentável, planos plurianuais), enquanto recorte empírico desta investigação. O estudo foi complementado com a realização de entrevistas com gestores do governo do RN e antigos técnicos da Sudene. Ao final, foi identificado que a Sudene foi um órgão pioneiro que deu os primeiros passos na elaboração de uma política e de um programa habitacional dentro de um plano global de desenvolvimento. A pesquisa identificou que a Sudene foi um órgão pioneiro que deu os primeiros passos na elaboração de uma política e de um programa habitacional dentro de um plano global de desenvolvimento. O arranjo das estruturas de planejamento construídas pelo Estado a partir das ideias da Sudene era uma perfeita sincronia entre o planejamento estadual e o federal. A pesquisa indicou ainda que, conforme o atual cenário de funcionamento da Nova Sudene e o desenho das políticas habitacionais do pós-redemocratização (em especial a do PMCMV), aquela articulação se tornou fragilizada.
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Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Instituto de Políticas Públicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54747A pesquisa se insere na discussão da política de habitação social, mais especificamente analisando a interface da política de habitação com as políticas regionais, responsáveis por implementar as políticas de desenvolvimento econômico e social. Para essa aproximação serão observadas as duas maiores políticas de habitação do Brasil: a do Banco Nacional de Habitação (BNH) (1964 - 1986); e a política do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) (2009 - 2020). Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar a influência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na política habitacional, verificando se houve articulação com a política implementada pelo BNH e PMCMV, identificando os impactos dessa articulação (ou falta dela) nas estratégias de provisão de moradia no estado do Rio Grande do Norte (RN). Compreende-se que a política habitacional esteve em muitos momentos aliada às diretrizes estabelecidas pelas políticas operacionalizadas pela Sudene. Entre os projetos e políticas que entraram na agenda da antiga Sudene (1959-1997), a questão habitacional foi uma importante estratégia nas ações do órgão ao se pensar o desenvolvimento econômico e social no Nordeste. Com a redemocratização, as políticas habitacionais e regionais são esvaziadas com a extinção do BNH (em 1986) e o fechamento da Sudene (em 1997). A Constituição Federal de 1988 delegou ao município a prioridade de atuação na agenda habitacional, ficando os estados com a atuação residual. A recriação da Sudene, em 2003, não significou o restabelecimento do elo regional-habitação, uma vez que a habitação foi posta de lado na agenda de atuação da política do órgão. Neste sentido, questiona-se: Qual é a influência da Sudene na política habitacional do estado do RN, e como se deu a articulação dessa instituição com programas habitacionais como o BNH e o PMCMV, e quais são os impactos dessa articulação (ou falta dela) nas estratégias de provisão de moradia no estado? A pesquisa parte da premissa de que a agenda da habitação, quando repassada à responsabilidade aos municípios, perde o protagonismo necessário para o diálogo com as políticas regionais que são operacionalizadas a partir dos estados, dificultando o diálogo das políticas de habitação com as políticas mais amplas de desenvolvimento econômico e social. Os procedimentos metodológicos abrangem um levantamento sistemático de dados em ampla base documental da Sudene (Planos, Planos Diretores, programas, projetos, diagnósticos, estudos). Além disso, foi analisada a legislação do governo do RN (planos de governos, planos de desenvolvimento sustentável, planos plurianuais), enquanto recorte empírico desta investigação. O estudo foi complementado com a realização de entrevistas com gestores do governo do RN e antigos técnicos da Sudene. Ao final, foi identificado que a Sudene foi um órgão pioneiro que deu os primeiros passos na elaboração de uma política e de um programa habitacional dentro de um plano global de desenvolvimento. A pesquisa identificou que a Sudene foi um órgão pioneiro que deu os primeiros passos na elaboração de uma política e de um programa habitacional dentro de um plano global de desenvolvimento. O arranjo das estruturas de planejamento construídas pelo Estado a partir das ideias da Sudene era uma perfeita sincronia entre o planejamento estadual e o federal. A pesquisa indicou ainda que, conforme o atual cenário de funcionamento da Nova Sudene e o desenho das políticas habitacionais do pós-redemocratização (em especial a do PMCMV), aquela articulação se tornou fragilizada.The research is part of the discussion on social housing policy, specifically analyzing the interface of housing policy with regional policies, responsible for implementing economic and social development policies. For this approach, the two largest housing policies in Brazil will be observed: the Banco Nacional de Habitação (BNH) policy (1964 - 1986); and the Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) (2009 - 2020). The research aims to analyze the influence of the Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) on housing policy, verifying whether there was articulation with the policy implemented by BNH and PMCMV, identifying the impacts of this articulation (or lack thereof) on housing provision strategies in the state of Rio Grande do Norte (RN). It is understood that housing policy was often aligned with the guidelines established by policies implemented by the Superintendência. Among the projects and policies that entered the agenda of the former Sudene (1959-2001), the housing issue was an important strategy in the agency's actions when considering economic and social development in the Northeast. With the redemocratization, housing and regional policies were emptied with the extinction of BNH in 1986 and the closure of Sudene in 2001. The Federal Constitution of 1988 delegated to the municipalities the priority of action on the housing agenda, with the states having a residual role. The recreation of Sudene in 2003 did not mean the reestablishment of the regional-housing link since housing was put aside on the agency's policy agenda. The research question is: What is the influence of Sudene on the housing policy of the state of RN, and how was the articulation of this institution with housing programs such as BNH and PMCMV, and what are the impacts of this articulation (or lack thereof) on housing provision strategies in the state? The research starts from the premise that considers that when the housing agenda is passed on to the responsibility of municipalities, it loses the necessary protagonism for dialogue with regional policies that are operationalized from the states, making it difficult for housing policies to dialogue with broader economic and social development policies. The methodological procedures include a systematic survey of data in a wide documentary base of Sudene (plans, master plans, programs, projects, diagnostics, studies). In addition, the legislation of the RN government was analyzed (government plans, sustainable development plans, and multi-year plans), as an empirical cut of this investigation. The study was complemented by conducting interviews with RN government managers and former Sudene technicians. It was identified that Sudene was a pioneering agency that took the first steps in developing a housing policy and program within a global development plan. The arrangement of planning structures built by the State based on Sudene's ideas was a perfect synchrony between state and federal planning. The research also indicated that, according to the current operating scenario of Nova Sudene and the design of post-redemocratization housing policies (especially the PMCMV), that articulation has become fragile.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALBanco Nacional da Habitação (BNH)Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV)Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)Rio Grande do NorteDas atas aos atos: a questão habitacional e a Sudeneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDasatasatos_Cruz_2023.pdfapplication/pdf4053959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54747/1/Dasatasatos_Cruz_2023.pdf1aca5bd435b8035f08e7f2735c4cb5e1MD51123456789/547472023-09-08 16:45:54.845oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T19:45:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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