Comentários sobre o uso do parágrafo por crianças que escrevem juntas o mesmo texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos César de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54332
Resumo: Estudos sobre o sistema de pontuação, seus primeiros usos, sua história, os primeiros sinais que circunscreveriam esse sistema vêm recebendo atenção nas últimas décadas. O universo de interesse sobre esses sinais, seu estatuto, a função que exercem ou a relação que eles mantêm com diferentes estratos semióticos e linguísticos alimentam, produtivamente, o olhar sobre o sistema de pontuação, constituído por uma variedade de formas gráficas visíveis no papel e formas não visíveis graficamente (e.g.: disposição do texto, parágrafo etc.). Nosso estudo se insere no conjunto de reflexões sobre o uso e o processo de aprendizagem desse sistema por alunos do ensino fundamental. Os dados analisados constituem um conjunto de histórias inventadas escritas em situação ecológica, capturados e registrados em processo através de um sistema multimodal, através do qual temos acesso ao diálogo dos alunos que estão escrevendo juntos o mesmo texto. Nossa investigação se delineia a partir das seguintes questões: 1. Quando e em que momentos crianças em sala de aula fazem parágrafo em seus textos? 2. Qual a natureza da justificativa (sintática, semântica?) enunciada pelos alunos para o uso do parágrafo? Considerando esses pontos, levantamos reflexões sobre os diálogos dos alunos a respeito desse objeto textual (o parágrafo), destacando duas situações: 1. os comentários simples, quando os alunos apenas mencionam o uso do parágrafo, sem explicação ou argumentação; 2. o comentário desdobrado, quando os escolares discutem, argumentam e justificam o uso do parágrafo no texto. Registramos, ainda, os momentos, no processo de escritura do texto, em que os alunos apenas gesticulam na folha de papel, apontando, de modo consensual, a necessidade de iniciar um novo parágrafo no texto. Os resultados obtidos, apontam que os comentários realizados pelas crianças não são fáceis de serem classificados. Por outro lado, na construção do parágrafo, os alunos manifestam algum tipo de saber, advindo de conhecimentos prévios acumulados na experiência com textos, nos saberes que são construídos em ambiente escolar, a exemplo da necessidade de fazer parágrafo no texto quando o assunto do parágrafo anterior já não é mais o mesmo ou quando introduzem a fala de personagem no texto.
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O universo de interesse sobre esses sinais, seu estatuto, a função que exercem ou a relação que eles mantêm com diferentes estratos semióticos e linguísticos alimentam, produtivamente, o olhar sobre o sistema de pontuação, constituído por uma variedade de formas gráficas visíveis no papel e formas não visíveis graficamente (e.g.: disposição do texto, parágrafo etc.). Nosso estudo se insere no conjunto de reflexões sobre o uso e o processo de aprendizagem desse sistema por alunos do ensino fundamental. Os dados analisados constituem um conjunto de histórias inventadas escritas em situação ecológica, capturados e registrados em processo através de um sistema multimodal, através do qual temos acesso ao diálogo dos alunos que estão escrevendo juntos o mesmo texto. Nossa investigação se delineia a partir das seguintes questões: 1. Quando e em que momentos crianças em sala de aula fazem parágrafo em seus textos? 2. Qual a natureza da justificativa (sintática, semântica?) enunciada pelos alunos para o uso do parágrafo? Considerando esses pontos, levantamos reflexões sobre os diálogos dos alunos a respeito desse objeto textual (o parágrafo), destacando duas situações: 1. os comentários simples, quando os alunos apenas mencionam o uso do parágrafo, sem explicação ou argumentação; 2. o comentário desdobrado, quando os escolares discutem, argumentam e justificam o uso do parágrafo no texto. Registramos, ainda, os momentos, no processo de escritura do texto, em que os alunos apenas gesticulam na folha de papel, apontando, de modo consensual, a necessidade de iniciar um novo parágrafo no texto. Os resultados obtidos, apontam que os comentários realizados pelas crianças não são fáceis de serem classificados. Por outro lado, na construção do parágrafo, os alunos manifestam algum tipo de saber, advindo de conhecimentos prévios acumulados na experiência com textos, nos saberes que são construídos em ambiente escolar, a exemplo da necessidade de fazer parágrafo no texto quando o assunto do parágrafo anterior já não é mais o mesmo ou quando introduzem a fala de personagem no texto.Studies on the punctuation system, its first uses, its history, the first ones that circumscribed this system are getting attention in the last decades. The universe of signs, their status, the function they perform or the relation of interest they maintain with different semiotic and linguistic strata productively feed the gaze on the exhibition system, on a variety of visible graphic forms on paper and shapes not graphically visible (e.g., text layout, paragraph, etc.). Our study is part of the set of studies on the use and learning process of this system by elementary school students. The data processed through a set of invented stories together in a system were written and recorded in a multimodal system through which we have dialogue from the students who are writing the text together. Our investigation is based on the following questions: 1. When and at what moments do children in the classroom make paragraphs in their texts? 2. What is the nature of the justification (syntactic, semantic?) given by the students for the use of the paragraph? Considering these points, we raised questions about the students' dialogues about this textual object (the paragraph), highlighting two situations: 1. the simple comments, when the students only mention the use of the paragraph, without explanation or argumentation; 2. the extended comment, when the students discuss, argue, and justify the use of the paragraph in the text. We also registered the moments, in the writing process of the text, in which the students only gestured on the sheet of paper, pointing, in a consensual way, the need to start a new paragraph in the text. The results obtained indicate that the comments made by children are not easy to be classified. On the other hand, in the construction of the paragraph, the students manifest some kind of knowledge, arising from previous knowledge accumulated in the experience with texts, knowledge that is built in school environment, such as the need to make paragraphs in the text when the subject of the previous paragraph is no longer the same or when they introduce character’s speech in the text.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASistema de pontuaçãoParágrafoEscrita colaborativa e comentário metalinguísticoComentários sobre o uso do parágrafo por crianças que escrevem juntas o mesmo textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComentariossobreusoparagrafo_Correia_2023.pdfapplication/pdf2377311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54332/1/Comentariossobreusoparagrafo_Correia_2023.pdf31f428896af30e90a5c4b57cf29719faMD51123456789/543322023-08-02 14:25:38.95oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54332Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-02T17:25:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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