Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Pâmera Medeiros da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51261
Resumo: Residências Multiprofissionais em Saúde (RMPS’s) constituem programas de integração ensino-serviço-comunidade, com articulação intersetorial e interprofissional com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais de saúde qualificados para áreas prioritárias do SUS, visando atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se investigar a compreensão do egresso da RMP em AB da EMCM sobre a inserção do serviço hospitalar como cenário de aprendizagem, considerando o trabalho multiprofissional/interprofissional e intersetorial, para a integralidade do cuidado e integração da rede de atenção à saúde e, a partir disso, construir, como produto, um relatório técnico para socialização e discussão com a coordenação da RMP em AB e Direção Executiva do HETFF. Estudo transversal, avaliativo, com abordagem quantitativa realizado com 46 egressos da referida residência, dos anos de 2020, 2021 e 2022, através de questionário, auto aplicável. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples. A maioria era do sexo feminino. Observa-se que a faixa etária predominante foi compreendida entre 25 e 29 anos. A maioria foi de enfermagem e Odontologia. Quanto aos estados de conclusão, percebe-se a inserção do curso para egressos de instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na parte B, foram criados três domínios para melhor apresentá-los e discuti-los: a residência multiprofissional em atenção básica e a rede de atenção à saúde; trabalho multiprofissional/interprofissional, intersetorial e integração com a AB; qualificação profissional, matriciamento e articulação interinstitucional. Pode-se constatar que o HETFF como cenário de aprendizagem em Atenção à Saúde da Residência Multiprofissional em Atenção Básica é avaliado de forma satisfatória pela maioria dos egressos participantes da pesquisa.
id UFRN_ab0d56953754ac25d8c9f2c888c0e3bb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51261
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Pâmera Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/7486718260236996http://lattes.cnpq.br/7071042889558651Azevedo, Dulcian Medeiros dehttp://lattes.cnpq.br/7071042889558651Oliveira, Ana Luiza de Oliveira ehttps://orcid.org/0000-0001-9537-1979http://lattes.cnpq.br/8648769154718062Costa, Marcelo Viana daSobreira, Maura Vanessa SilvaAzevedo, Dulcian Medeiros de2023-02-10T20:38:25Z2023-02-10T20:38:25Z2022-10-18COSTA, Pâmera Medeiros da. Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem. Orientador: Dulcian Medeiros de Azevedo. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51261Residências Multiprofissionais em Saúde (RMPS’s) constituem programas de integração ensino-serviço-comunidade, com articulação intersetorial e interprofissional com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais de saúde qualificados para áreas prioritárias do SUS, visando atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se investigar a compreensão do egresso da RMP em AB da EMCM sobre a inserção do serviço hospitalar como cenário de aprendizagem, considerando o trabalho multiprofissional/interprofissional e intersetorial, para a integralidade do cuidado e integração da rede de atenção à saúde e, a partir disso, construir, como produto, um relatório técnico para socialização e discussão com a coordenação da RMP em AB e Direção Executiva do HETFF. Estudo transversal, avaliativo, com abordagem quantitativa realizado com 46 egressos da referida residência, dos anos de 2020, 2021 e 2022, através de questionário, auto aplicável. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples. A maioria era do sexo feminino. Observa-se que a faixa etária predominante foi compreendida entre 25 e 29 anos. A maioria foi de enfermagem e Odontologia. Quanto aos estados de conclusão, percebe-se a inserção do curso para egressos de instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na parte B, foram criados três domínios para melhor apresentá-los e discuti-los: a residência multiprofissional em atenção básica e a rede de atenção à saúde; trabalho multiprofissional/interprofissional, intersetorial e integração com a AB; qualificação profissional, matriciamento e articulação interinstitucional. Pode-se constatar que o HETFF como cenário de aprendizagem em Atenção à Saúde da Residência Multiprofissional em Atenção Básica é avaliado de forma satisfatória pela maioria dos egressos participantes da pesquisa.Multiprofessional Health Residencies (RMPS's) are programs of teaching-servicecommunity integration, with intersectoral and interprofessional articulation with the aim of inserting qualified health professionals into the job market for priority areas of the SUS, aiming to meet the needs of users of healthcare services. health. The objective was to investigate the understanding of the graduates of the RMP in AB of the EMCM about the insertion of the hospital service as a learning scenario, considering the multiprofessional/interprofessional and intersectoral work, for the integrality of the care and integration of the health care network and, the based on this, to build, as a product, a technical report for socialization and discussion with the coordination of the RMP in AB and the Executive Board of the HETFF. Cross-sectional, evaluative study, with a quantitative approach, carried out with 46 graduates of the aforementioned residency, from the years 2020, 2021 and 2022, through a self-applicable questionnaire. Data analysis was performed using simple descriptive statistics. Most were female. It is observed that the predominant age group was between 25 and 29 years old. Most were from nursing and dentistry. As for the states of completion, the insertion of the course for graduates from institutions in Paraíba and Rio Grande do Norte is noticed. In part B, three domains were created to better present and discuss them: the multidisciplinary residency in primary care and the health care network; multidisciplinary/interprofessional, intersectoral work and integration with PC; professional qualification, matrix support and inter-institutional articulation. It can be seen that the HETFF as a learning scenario in Health Care of the Multiprofessional Residency in Primary Care is evaluated satisfactorily by most of the graduates participating in the research.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEInternato não médicoAtenção primária à saúdeServiços de saúdeColaboração intersetorialServiços de integração docente-assistencialCompreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCompreensaoegressosresidencia_Costa_2022.pdfapplication/pdf950320https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51261/1/Compreensaoegressosresidencia_Costa_2022.pdf36d1ecbc909090659b4c7db09a553125MD51123456789/512612023-02-10 17:39:14.266oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51261Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T20:39:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
title Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
spellingShingle Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
Costa, Pâmera Medeiros da
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Internato não médico
Atenção primária à saúde
Serviços de saúde
Colaboração intersetorial
Serviços de integração docente-assistencial
title_short Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
title_full Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
title_fullStr Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
title_full_unstemmed Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
title_sort Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
author Costa, Pâmera Medeiros da
author_facet Costa, Pâmera Medeiros da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7486718260236996
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7071042889558651
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9537-1979
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8648769154718062
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Marcelo Viana da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sobreira, Maura Vanessa Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Pâmera Medeiros da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Azevedo, Dulcian Medeiros de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7071042889558651
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Dulcian Medeiros de
contributor_str_mv Azevedo, Dulcian Medeiros de
Azevedo, Dulcian Medeiros de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Internato não médico
Atenção primária à saúde
Serviços de saúde
Colaboração intersetorial
Serviços de integração docente-assistencial
dc.subject.por.fl_str_mv Internato não médico
Atenção primária à saúde
Serviços de saúde
Colaboração intersetorial
Serviços de integração docente-assistencial
description Residências Multiprofissionais em Saúde (RMPS’s) constituem programas de integração ensino-serviço-comunidade, com articulação intersetorial e interprofissional com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais de saúde qualificados para áreas prioritárias do SUS, visando atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se investigar a compreensão do egresso da RMP em AB da EMCM sobre a inserção do serviço hospitalar como cenário de aprendizagem, considerando o trabalho multiprofissional/interprofissional e intersetorial, para a integralidade do cuidado e integração da rede de atenção à saúde e, a partir disso, construir, como produto, um relatório técnico para socialização e discussão com a coordenação da RMP em AB e Direção Executiva do HETFF. Estudo transversal, avaliativo, com abordagem quantitativa realizado com 46 egressos da referida residência, dos anos de 2020, 2021 e 2022, através de questionário, auto aplicável. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples. A maioria era do sexo feminino. Observa-se que a faixa etária predominante foi compreendida entre 25 e 29 anos. A maioria foi de enfermagem e Odontologia. Quanto aos estados de conclusão, percebe-se a inserção do curso para egressos de instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na parte B, foram criados três domínios para melhor apresentá-los e discuti-los: a residência multiprofissional em atenção básica e a rede de atenção à saúde; trabalho multiprofissional/interprofissional, intersetorial e integração com a AB; qualificação profissional, matriciamento e articulação interinstitucional. Pode-se constatar que o HETFF como cenário de aprendizagem em Atenção à Saúde da Residência Multiprofissional em Atenção Básica é avaliado de forma satisfatória pela maioria dos egressos participantes da pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T20:38:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-10T20:38:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Pâmera Medeiros da. Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem. Orientador: Dulcian Medeiros de Azevedo. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51261
identifier_str_mv COSTA, Pâmera Medeiros da. Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem. Orientador: Dulcian Medeiros de Azevedo. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51261/1/Compreensaoegressosresidencia_Costa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36d1ecbc909090659b4c7db09a553125
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117908109721600