Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Aparecido de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26349
Resumo: A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Assim sendo, essa abordagem exige planejamento e elaboração de atividades pedagógicas voltadas para os mais diferentes gêneros. Neste trabalho, objetivamos investigar como os alunos do 9º ano utilizam o gênero oral seminário, haja vista termos observado alguns problemas na realização do referido gênero em atividades de sala de aula. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades de aprendizagem da língua materna, especialmente na modalidade oral, propusemos uma intervenção pedagógica planejada e executada a partir de uma sequência didática. Nessa direção, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseamo-nos, para tanto, nos estudos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo e Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), entre outros. Seguimos uma abordagem de investigação qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e, com relação ao tipo, adotamos a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Realizamos um trabalho, pedagogicamente orientado pela Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY), a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante à prática do gênero seminário. O corpus analisado constituído pelos seminários produzidos, possibilitou constatar que os alunos apresentaram avanços no uso do gênero em estudo, em diferentes aspectos, comparando-se as produções iniciais e finais. Consideramos, com esse resultado, que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos puderam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero oral formal em sala de aula.
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Neste trabalho, objetivamos investigar como os alunos do 9º ano utilizam o gênero oral seminário, haja vista termos observado alguns problemas na realização do referido gênero em atividades de sala de aula. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades de aprendizagem da língua materna, especialmente na modalidade oral, propusemos uma intervenção pedagógica planejada e executada a partir de uma sequência didática. Nessa direção, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseamo-nos, para tanto, nos estudos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo e Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), entre outros. Seguimos uma abordagem de investigação qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e, com relação ao tipo, adotamos a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Realizamos um trabalho, pedagogicamente orientado pela Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY), a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante à prática do gênero seminário. O corpus analisado constituído pelos seminários produzidos, possibilitou constatar que os alunos apresentaram avanços no uso do gênero em estudo, em diferentes aspectos, comparando-se as produções iniciais e finais. Consideramos, com esse resultado, que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos puderam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero oral formal em sala de aula.The classroom approach to oral genres enables students to develop skills that will be useful to them in real events in different interaction situations. Therefore, this approach requires planning and elaboration of pedagogical activities aimed at the most different genres. In this work, we aim to investigate how the students of the 9th grade use the oral genre seminar, since we have observed some problems in the accomplishment of this genre in classroom activities. As a means of providing conditions for the students to overcome their difficulties in learning the mother tongue, especially in the oral modality, we proposed a pedagogical intervention planned and executed from a didactic sequence. In this direction, we are based on studies that follow sociointerational perspectives, focusing on oral genres and the teaching of these genres. Based on the studies of Dolz, Schneuwly and Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo and Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), among others. We followed a qualitative research approach (BOGDAN and BIKLEN, 1994) and, with regard to type, we adopted action research (THIOLLENT, 2011). We did a work, pedagogically guided by the Didactic Sequence (DOLZ, NOVERRAZ and SCHNEUWLY), in order to follow the development of the students regarding the practice of the seminar genre. The corpus analyzed consisted of the seminars produced, making it possible to verify that the students presented advances in the use of the study genre in different aspects, comparing the initial and final productions. With this result, we consider that the problems initially demonstrated by the students could be minimized by adopting a systematic teaching approach, involving the teaching of the oral genre in the classroom.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOralidadeEnsinoGêneros oraisSeminárioPesquisa açãoOralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain415721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/2/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.txt5f2110a00133cde5295602366b3671ffMD52THUMBNAILOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/3/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.jpgd4b189045e2a6a49de4e5d3a5d37a370MD53TEXTOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain415721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/2/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.txt5f2110a00133cde5295602366b3671ffMD52THUMBNAILOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/3/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.jpgd4b189045e2a6a49de4e5d3a5d37a370MD53ORIGINALOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdfapplication/pdf5081746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/1/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdfeaf978cb848bf0933217b4571b4bec17MD51123456789/263492019-01-30 13:10:17.986oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26349Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:10:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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