Gestão da informação e comunicação interna: análise do prontuário clínico em uma faculdade de odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Talita Araújo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57251
Resumo: A gestão da informação e a comunicação interna organizacional são fatores importantes para proporcionar maior eficiência nos serviços prestados pelas instituições públicas, inclusive as de saúde. As tecnologias da informação em saúde podem ser uma alternativa para melhorar os processos que ocorrem hoje, trazendo benefícios na gestão, nos fluxos informacionais, na comunicação interna, no ensino e pesquisa. Pensando nisso, este trabalho trata de um diagnóstico da gestão da informação e comunicação interna na perspectiva do prontuário clínico utilizado no Departamento de Odontologia da UFRN, objetivando mapear como ocorre o processo e avaliar o grau de satisfação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos, para descobrir se o processo atual supre as necessidades administrativas, de ensino e pesquisa e partindo do pressuposto que, se necessário, o prontuário eletrônico poderia vir a ser uma alternativa para trazer melhorias ao processo utilizado atualmente. Para a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e descritivo que se classifica também como pesquisa-ação. Para atingir os objetivos, foi aplicado um questionário com perguntas sobre caracterização do usuário, grau de satisfação na escala Likert e questões básicas sobre tecnologias e prontuários eletrônicos, em sua maioria fechadas, classificando o estudo como quanti-quali ou método misto. Para tratar os dados, o software estatístico Jamovi foi utilizado para obter valores de frequência e porcentagem, onde também se realizou o Teste de Kruskal-Wallis e o teste posthoc Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner para fazer comparações múltiplas entre os grupos entrevistados e o grau de satisfação. A partir dos dados obtidos nas questões tanto fechadas quanto a aberta constatou-se que, na maioria das respostas, os entrevistados mostraram-se insatisfeitos, onde a comunicação interna foi o tema mais abordado e conclui-se que, no momento, o processo de prontuário analógico não está suprindo todas as necessidades do departamento e de seus integrantes. A partir daí, foram recomendadas algumas mudanças, a fim de atingir melhorias.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57251A gestão da informação e a comunicação interna organizacional são fatores importantes para proporcionar maior eficiência nos serviços prestados pelas instituições públicas, inclusive as de saúde. As tecnologias da informação em saúde podem ser uma alternativa para melhorar os processos que ocorrem hoje, trazendo benefícios na gestão, nos fluxos informacionais, na comunicação interna, no ensino e pesquisa. Pensando nisso, este trabalho trata de um diagnóstico da gestão da informação e comunicação interna na perspectiva do prontuário clínico utilizado no Departamento de Odontologia da UFRN, objetivando mapear como ocorre o processo e avaliar o grau de satisfação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos, para descobrir se o processo atual supre as necessidades administrativas, de ensino e pesquisa e partindo do pressuposto que, se necessário, o prontuário eletrônico poderia vir a ser uma alternativa para trazer melhorias ao processo utilizado atualmente. Para a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e descritivo que se classifica também como pesquisa-ação. Para atingir os objetivos, foi aplicado um questionário com perguntas sobre caracterização do usuário, grau de satisfação na escala Likert e questões básicas sobre tecnologias e prontuários eletrônicos, em sua maioria fechadas, classificando o estudo como quanti-quali ou método misto. Para tratar os dados, o software estatístico Jamovi foi utilizado para obter valores de frequência e porcentagem, onde também se realizou o Teste de Kruskal-Wallis e o teste posthoc Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner para fazer comparações múltiplas entre os grupos entrevistados e o grau de satisfação. A partir dos dados obtidos nas questões tanto fechadas quanto a aberta constatou-se que, na maioria das respostas, os entrevistados mostraram-se insatisfeitos, onde a comunicação interna foi o tema mais abordado e conclui-se que, no momento, o processo de prontuário analógico não está suprindo todas as necessidades do departamento e de seus integrantes. A partir daí, foram recomendadas algumas mudanças, a fim de atingir melhorias.Information management and internal organizational communication are important factors for greater efficiency in the services provided by public institutions, including health institutions. Health information technologies can be an alternative for improving current processes, bringing benefits to management, information flows, internal communication, teaching and research. With this in mind, this work deals with a diagnosis of information and communication management from the perspective of the clinical medical records used in the UFRN Department of Dentistry, with the aim of mapping out how the process takes place and assessing the level of satisfaction of the students, teachers and administrative staff involved, to find out whether the current process meets administrative, teaching and research needs and assuming that, if necessary, electronic medical records could be an alternative to bring improvements to the process currently used. For the research, a bibliographical and descriptive study was carried out, which is also classified as action research. To achieve the objectives, a questionnaire was applied with questions about user characterization, level of satisfaction on the Likert scale and basic questions about technologies and electronic medical records, most of which were closed, classifying the study as quantitative or mixed method. To process the data, the Jamovi statistical software was used to obtain frequency and percentage values, where the Kruskal-Wallis test and the Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner post-hoc test were also carried out to make multiple comparisons between the groups interviewed and the level of satisfaction. Based on the data obtained from both the closed and open questions, it was found that the majority of respondents were dissatisfied, with internal communication being the most frequently addressed issue, and it was concluded that, at the moment, the analog medical records process is not meeting all the needs of the department and its members. As a result, some changes were recommended in order to achieve improvements.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASGestão da informaçãoComunicação internaTecnologias em saúdeProntuário odontológicoGestão da informação e comunicação interna: análise do prontuário clínico em uma faculdade de odontologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaoinformacaocomunicacao_Andrade_2023.pdfGestaoinformacaocomunicacao_Andrade_2023.pdfapplication/pdf3033687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57251/1/Gestaoinformacaocomunicacao_Andrade_2023.pdfa70363108a7d12f4a97509663add9d93MD51123456789/572512024-01-22 14:00:18.258oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-22T17:00:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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