O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em narrativas: uma abordagem baseada em frames em O pequeno príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Daniel Câmara de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24185
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o processo de construção de sentidos em O Pequeno Príncipe (EXUPÉRY, 2009). Para isso, caracterizamos os mecanismos cognitivo-discursivos envolvidos no processo de construção de sentido da obra sob análise e tomamos por base os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva de base corporificada. Em consonância com essa perspectiva, utilizamos as noções de corporalidade (LAKOFF; JOHNSON, 1999), categorização (LAKOFF, 1987; ROSCH, 1976; DUQUE, 2001; DUQUE, 2002), e duas de suas categorias analíticas: frames (GALLESE; LAKOFF, 2005; LAKOFF, 2006; FILLMORE, 1976; DUQUE, 2015) e metáforas morais (LAKOFF, 2008). O estudo do corpus é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que nos dedicamos à análise dos dados com o propósito maior de descrever os processos cognitivos envolvidos na construção de sentidos. Nesse sentido, este estudo percebe que a construção do frame moral ocorre por meio da ativação de frames e de projeções e mapeamentos metafóricos menores, que auxiliam na construção de sentidos pelo leitor. Os resultados deste estudo emergem da análise dos dados da obra. Além disso, apresentamos considerações sobre a ativação de estruturas cognitivas para compreensão dos processos que subjazem à construção de sentidos em narrativas. Esta pesquisa propõe a aplicação de um modelo de análise do discurso baseado em frames de acordo com Duque (2015). Conseguimos chegar ao frame moral da obra a partir do mapeamento e descrição de metáforas morais observadas na análise e discussão dos dados com a leitura da obra. Além disso, resultou na descoberta de que, efetivamente, é possível, a partir de ancoragem linguística fornecida pelo próprio texto, compreendermos emulações metafóricas abstratas sobre experiências sensório-motoras mais concretas, associadas a uma perspectiva de moralidade a partir da promoção de bem-estar físico. Dessa forma, esta dissertação pretende não apenas contribuir com a Linguística Cognitiva, especificamente com os estudos da narrativa.
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Para isso, caracterizamos os mecanismos cognitivo-discursivos envolvidos no processo de construção de sentido da obra sob análise e tomamos por base os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva de base corporificada. Em consonância com essa perspectiva, utilizamos as noções de corporalidade (LAKOFF; JOHNSON, 1999), categorização (LAKOFF, 1987; ROSCH, 1976; DUQUE, 2001; DUQUE, 2002), e duas de suas categorias analíticas: frames (GALLESE; LAKOFF, 2005; LAKOFF, 2006; FILLMORE, 1976; DUQUE, 2015) e metáforas morais (LAKOFF, 2008). O estudo do corpus é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que nos dedicamos à análise dos dados com o propósito maior de descrever os processos cognitivos envolvidos na construção de sentidos. Nesse sentido, este estudo percebe que a construção do frame moral ocorre por meio da ativação de frames e de projeções e mapeamentos metafóricos menores, que auxiliam na construção de sentidos pelo leitor. Os resultados deste estudo emergem da análise dos dados da obra. Além disso, apresentamos considerações sobre a ativação de estruturas cognitivas para compreensão dos processos que subjazem à construção de sentidos em narrativas. Esta pesquisa propõe a aplicação de um modelo de análise do discurso baseado em frames de acordo com Duque (2015). Conseguimos chegar ao frame moral da obra a partir do mapeamento e descrição de metáforas morais observadas na análise e discussão dos dados com a leitura da obra. Além disso, resultou na descoberta de que, efetivamente, é possível, a partir de ancoragem linguística fornecida pelo próprio texto, compreendermos emulações metafóricas abstratas sobre experiências sensório-motoras mais concretas, associadas a uma perspectiva de moralidade a partir da promoção de bem-estar físico. Dessa forma, esta dissertação pretende não apenas contribuir com a Linguística Cognitiva, especificamente com os estudos da narrativa.This work aims to investigate the process of sense production in The little Prince (EXUPÉRY, 2009). To this, it characterizes cognitive-discursive mechanisms in the process of sense production in this work having as base Embodied Cognitive Linguistic theoretical approach. In this perspective, it uses corporality notions (LAKOFF; JOHNSON, 1999), categorization (LAKOFF, 1987; ROSCH, 1976; DUQUE, 2001, 2002), and two analytical categories: frames (GALLESE; LAKOFF, 2005; LAKOFF, 2006; FILLMORE, 1976; DUQUE, 2015) and moral metaphors (LAKOFF, 2008). The data study has qualitative and descriptive nature; since it treats the data analysis aiming to describe cognitive processes involved in the sense production. In this sense, this study indicates the moral frame building is due to frames activation, projections and little metaphoric maps that helps reader to the sense production. This results came from data analyze of the work. In addition to this, it presents some considerations related to the activation of cognitive structures to understand process that emerge from sense production in narratives. This research proposes application of a discourse analyze model based on frames according to Duque (2015). As a result, it detaches moral frame in the work because mappings and descriptions of moral metaphors by analyzes and data discussions based on the reading of this work of art. In addition to this, it identifies that is possible, by linguistic basement giving by the text, to understand abstract metaphorical emulations related to more concrete sensitive-motor experiences, linked to a morality perspective since physical welfare. This study aims to contribute to the Cognitive Linguistic and to the narrative studies.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAConstrução de sentidoFramesNarrativaO pequeno príncipeO processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em narrativas: uma abordagem baseada em frames em O pequeno príncipeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdfJoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf2405374https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24185/1/JoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf883cedbf6627a50140d14ac02b7a1be1MD51TEXTJoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf.txtJoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain299493https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24185/2/JoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf.txt0ae8dd44fcaf4180077351b7f95c138eMD52THUMBNAILJoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgJoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1887https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24185/3/JoaoDanielCamaraDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg932078721cc23d8725ef19f161a5c186MD53123456789/241852022-04-08 18:29:09.643oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24185Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-08T21:29:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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