Efeitos da privação de sono associada ao uso de melatonina e cafeína sobre a aprendizagem latente em zebrafish (Danio rerio)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51356 |
Resumo: | O sono é um comportamento conservado em todos os vertebrados e está diretamente relacionado a processos de consolidação e reorganização da memória e plasticidade neural. Os efeitos da privação do sono têm sido associados a déficits de cognição e aprendizagem. No zebrafish, assim como nos mamíferos, a melatonina atua como um promotor do sono. No entanto, a exposição excessiva à luz na vigília prolongada suprime a liberação de melatonina, levando a um desequilíbrio na homeostase do sono. Além disso, a vigília prolongada reduz o desempenho do cérebro e as bebidas à base de cafeína são usualmente consumidas em busca de foco e atenção. Neste estudo, investigamos os efeitos de diferentes períodos de privação de sono na aprendizagem latente de indivíduos submetidos a exposição de melatonina (100nM/L) e cafeína (100mg/L). Para isso os animais foram treinados e testados em um labirinto, em uma tarefa de aprendizagem latente. Os resultados mostraram que a luz constante foi capaz de suprimir os efeitos soporíferos da melatonina exógena, prejudicando a aprendizagem e memória, à medida que aumentaram os dias de privação (7 e 14 dias). Nos grupos tratados com cafeína, os animais com menos tempo de privação de sono responderam melhor ao tratamento e apresentaram o maior número de acertos da tarefa e capacidade mnemônica, mas o contrário foi observado em animais em privação de sono prolongada. Assim, observamos que o desempenho animal em tarefas cognitivas depende do tempo de privação de sono, e que drogas psicoativas que melhoram o sono ou a atenção em tarefas especificas podem ajudar em situação de privação curta, mas não são eficientes em casos de privação prolongada de sono, cujos efeitos comportamentais são bastante prejudiciais. Palavras chave: Aprendizagem, memória, drogas psicoativas, estímulo social |
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Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51356Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiências biológicasUFRNBrasilDepartamento de fisiologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagemMemóriaDrogas psicoativasEstímulo socialLearningMemoryPsychoactive drugsSocial stimulusEfeitos da privação de sono associada ao uso de melatonina e cafeína sobre a aprendizagem latente em zebrafish (Danio rerio)Effects of sleep deprivation associated with the use of melatonin and caffeine on latent learning in zebrafish (Danio rerio)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO sono é um comportamento conservado em todos os vertebrados e está diretamente relacionado a processos de consolidação e reorganização da memória e plasticidade neural. Os efeitos da privação do sono têm sido associados a déficits de cognição e aprendizagem. No zebrafish, assim como nos mamíferos, a melatonina atua como um promotor do sono. No entanto, a exposição excessiva à luz na vigília prolongada suprime a liberação de melatonina, levando a um desequilíbrio na homeostase do sono. Além disso, a vigília prolongada reduz o desempenho do cérebro e as bebidas à base de cafeína são usualmente consumidas em busca de foco e atenção. Neste estudo, investigamos os efeitos de diferentes períodos de privação de sono na aprendizagem latente de indivíduos submetidos a exposição de melatonina (100nM/L) e cafeína (100mg/L). Para isso os animais foram treinados e testados em um labirinto, em uma tarefa de aprendizagem latente. Os resultados mostraram que a luz constante foi capaz de suprimir os efeitos soporíferos da melatonina exógena, prejudicando a aprendizagem e memória, à medida que aumentaram os dias de privação (7 e 14 dias). 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O sono é um comportamento conservado em todos os vertebrados e está diretamente relacionado a processos de consolidação e reorganização da memória e plasticidade neural. Os efeitos da privação do sono têm sido associados a déficits de cognição e aprendizagem. No zebrafish, assim como nos mamíferos, a melatonina atua como um promotor do sono. No entanto, a exposição excessiva à luz na vigília prolongada suprime a liberação de melatonina, levando a um desequilíbrio na homeostase do sono. Além disso, a vigília prolongada reduz o desempenho do cérebro e as bebidas à base de cafeína são usualmente consumidas em busca de foco e atenção. Neste estudo, investigamos os efeitos de diferentes períodos de privação de sono na aprendizagem latente de indivíduos submetidos a exposição de melatonina (100nM/L) e cafeína (100mg/L). Para isso os animais foram treinados e testados em um labirinto, em uma tarefa de aprendizagem latente. Os resultados mostraram que a luz constante foi capaz de suprimir os efeitos soporíferos da melatonina exógena, prejudicando a aprendizagem e memória, à medida que aumentaram os dias de privação (7 e 14 dias). Nos grupos tratados com cafeína, os animais com menos tempo de privação de sono responderam melhor ao tratamento e apresentaram o maior número de acertos da tarefa e capacidade mnemônica, mas o contrário foi observado em animais em privação de sono prolongada. Assim, observamos que o desempenho animal em tarefas cognitivas depende do tempo de privação de sono, e que drogas psicoativas que melhoram o sono ou a atenção em tarefas especificas podem ajudar em situação de privação curta, mas não são eficientes em casos de privação prolongada de sono, cujos efeitos comportamentais são bastante prejudiciais. Palavras chave: Aprendizagem, memória, drogas psicoativas, estímulo social |
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