Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633 |
Resumo: | O mercado para produtos artesanais vem mostrando progresso ao longo dos anos no Brasil. O artesanato no país retrata os costumes de um povo rico e miscigenado, abundante de historia e emoção para registrar. Com artigos confeccionados através de técnicas disseminadas de geração em geração, o artesanato brasileiro é o meio de expressão mais usual de uma população que trabalha matérias-primas simples e as transformam em autênticas obras de artes. Baseado nisto, esse projeto tem o objetivo de apresentar um Plano de Negócios para implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - "Florart", estudando a sua viabilidade econômica, técnica e financeira. Ao se observar a existência de um potencial a ser explorado na comercialização de artesanato em Natal/RN e possivelmente a expansão para o Brasil, utilizando a internet ao seu favor. Portanto, esse trabalho de pesquisa foi realizado através de uma análise de mercado e posterior definição de ações de marketing e da elaboração de um plano financeiro para demonstrar a sua viabilidade, sendo simulado o primeiro ano de operação da loja online. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com trezentos e quatorze possíveis clientes da empresa, cujo objetivo foi avaliar os perfis e necessidades dos mesmos. Os resultados deste plano apontam a sua viabilidade, tendo como base os dados trabalhados, nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação favorável da empresa e do serviço oferecido. Depois de auferidos os resultados percebeu-se viabilidade de implementação da “Florart”. |
id |
UFRN_aed102bd46f443108bf9872db8df2c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35633 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Amanda Farias deGianasi, Luciana Bezerra de SouzaFerraz, Janaynna de MouraCaricio, Marcelo Rique2020-02-06T20:02:38Z2021-09-20T15:29:26Z2020-02-06T20:02:38Z2021-09-20T15:29:26Z2019-12-052013077150LIMA, Amanda Farias de. Plano de negócio: implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - Florart. 2019. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633O mercado para produtos artesanais vem mostrando progresso ao longo dos anos no Brasil. O artesanato no país retrata os costumes de um povo rico e miscigenado, abundante de historia e emoção para registrar. Com artigos confeccionados através de técnicas disseminadas de geração em geração, o artesanato brasileiro é o meio de expressão mais usual de uma população que trabalha matérias-primas simples e as transformam em autênticas obras de artes. Baseado nisto, esse projeto tem o objetivo de apresentar um Plano de Negócios para implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - "Florart", estudando a sua viabilidade econômica, técnica e financeira. Ao se observar a existência de um potencial a ser explorado na comercialização de artesanato em Natal/RN e possivelmente a expansão para o Brasil, utilizando a internet ao seu favor. Portanto, esse trabalho de pesquisa foi realizado através de uma análise de mercado e posterior definição de ações de marketing e da elaboração de um plano financeiro para demonstrar a sua viabilidade, sendo simulado o primeiro ano de operação da loja online. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com trezentos e quatorze possíveis clientes da empresa, cujo objetivo foi avaliar os perfis e necessidades dos mesmos. Os resultados deste plano apontam a sua viabilidade, tendo como base os dados trabalhados, nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação favorável da empresa e do serviço oferecido. Depois de auferidos os resultados percebeu-se viabilidade de implementação da “Florart”.The market for handcrafted products has been showing progress over the years in Brazil. The craftsmanship in the country portrays the customs of a rich and mixed people, abundant of history and emotion to record. With articles manufactured through techniques disseminated from generation to generation, Brazilian handicrafts are the most common means of expression of a population that manipulates simple raw materials and turn them into authentic works of art. Based on this, this project aims to present a Business Plan for the implementation of a wooden handcraft e-commerce - "Florart", studying its economic viability. Observing a potential to be explored in the commercialization of handicrafts in Natal / RN and possibly the expansion to Brazil, using the internet to their advantage, this was accomplished through the diagnosis of marketing actions and the elaboration of a financial plan to demonstrate its viability, being simulated the first three years of operation of the online store. To accomplish the objectives of this Plan, we used a descriptive survey with one hundred possible customers of the company, whose objective was to evaluate their profiles and needs. The results of this plan point to its efficiency, based on the data worked on, the economic and financial forecasts, as well as the favorable acceptance of the company and the service offered. After obtaining the results, it became possible to implement Florart.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlano de negócioArtesanatoPlano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019application/octet-stream1036994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/1/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_201974b7e092e346e8b698838077daa9de68MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53TEXTPlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019.txtExtracted texttext/plain67003https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/4/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019.txt009a723c15ff2785e879d7a3437f0f97MD54123456789/356332021-09-20 12:29:26.878oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:29:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
title |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
spellingShingle |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart Lima, Amanda Farias de Plano de negócio Artesanato |
title_short |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
title_full |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
title_fullStr |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
title_full_unstemmed |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
title_sort |
Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart |
author |
Lima, Amanda Farias de |
author_facet |
Lima, Amanda Farias de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gianasi, Luciana Bezerra de Souza |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ferraz, Janaynna de Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Amanda Farias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caricio, Marcelo Rique |
contributor_str_mv |
Caricio, Marcelo Rique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de negócio Artesanato |
topic |
Plano de negócio Artesanato |
description |
O mercado para produtos artesanais vem mostrando progresso ao longo dos anos no Brasil. O artesanato no país retrata os costumes de um povo rico e miscigenado, abundante de historia e emoção para registrar. Com artigos confeccionados através de técnicas disseminadas de geração em geração, o artesanato brasileiro é o meio de expressão mais usual de uma população que trabalha matérias-primas simples e as transformam em autênticas obras de artes. Baseado nisto, esse projeto tem o objetivo de apresentar um Plano de Negócios para implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - "Florart", estudando a sua viabilidade econômica, técnica e financeira. Ao se observar a existência de um potencial a ser explorado na comercialização de artesanato em Natal/RN e possivelmente a expansão para o Brasil, utilizando a internet ao seu favor. Portanto, esse trabalho de pesquisa foi realizado através de uma análise de mercado e posterior definição de ações de marketing e da elaboração de um plano financeiro para demonstrar a sua viabilidade, sendo simulado o primeiro ano de operação da loja online. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com trezentos e quatorze possíveis clientes da empresa, cujo objetivo foi avaliar os perfis e necessidades dos mesmos. Os resultados deste plano apontam a sua viabilidade, tendo como base os dados trabalhados, nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação favorável da empresa e do serviço oferecido. Depois de auferidos os resultados percebeu-se viabilidade de implementação da “Florart”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-06T20:02:38Z 2021-09-20T15:29:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-06T20:02:38Z 2021-09-20T15:29:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013077150 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Amanda Farias de. Plano de negócio: implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - Florart. 2019. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633 |
identifier_str_mv |
2013077150 LIMA, Amanda Farias de. Plano de negócio: implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - Florart. 2019. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/1/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/4/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74b7e092e346e8b698838077daa9de68 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e428689918449bd69f843393981e4109 009a723c15ff2785e879d7a3437f0f97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117637396758528 |