Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Amanda Farias de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633
Resumo: O mercado para produtos artesanais vem mostrando progresso ao longo dos anos no Brasil. O artesanato no país retrata os costumes de um povo rico e miscigenado, abundante de historia e emoção para registrar. Com artigos confeccionados através de técnicas disseminadas de geração em geração, o artesanato brasileiro é o meio de expressão mais usual de uma população que trabalha matérias-primas simples e as transformam em autênticas obras de artes. Baseado nisto, esse projeto tem o objetivo de apresentar um Plano de Negócios para implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - "Florart", estudando a sua viabilidade econômica, técnica e financeira. Ao se observar a existência de um potencial a ser explorado na comercialização de artesanato em Natal/RN e possivelmente a expansão para o Brasil, utilizando a internet ao seu favor. Portanto, esse trabalho de pesquisa foi realizado através de uma análise de mercado e posterior definição de ações de marketing e da elaboração de um plano financeiro para demonstrar a sua viabilidade, sendo simulado o primeiro ano de operação da loja online. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com trezentos e quatorze possíveis clientes da empresa, cujo objetivo foi avaliar os perfis e necessidades dos mesmos. Os resultados deste plano apontam a sua viabilidade, tendo como base os dados trabalhados, nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação favorável da empresa e do serviço oferecido. Depois de auferidos os resultados percebeu-se viabilidade de implementação da “Florart”.
id UFRN_aed102bd46f443108bf9872db8df2c98
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35633
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Amanda Farias deGianasi, Luciana Bezerra de SouzaFerraz, Janaynna de MouraCaricio, Marcelo Rique2020-02-06T20:02:38Z2021-09-20T15:29:26Z2020-02-06T20:02:38Z2021-09-20T15:29:26Z2019-12-052013077150LIMA, Amanda Farias de. Plano de negócio: implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - Florart. 2019. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633O mercado para produtos artesanais vem mostrando progresso ao longo dos anos no Brasil. O artesanato no país retrata os costumes de um povo rico e miscigenado, abundante de historia e emoção para registrar. Com artigos confeccionados através de técnicas disseminadas de geração em geração, o artesanato brasileiro é o meio de expressão mais usual de uma população que trabalha matérias-primas simples e as transformam em autênticas obras de artes. Baseado nisto, esse projeto tem o objetivo de apresentar um Plano de Negócios para implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - "Florart", estudando a sua viabilidade econômica, técnica e financeira. Ao se observar a existência de um potencial a ser explorado na comercialização de artesanato em Natal/RN e possivelmente a expansão para o Brasil, utilizando a internet ao seu favor. Portanto, esse trabalho de pesquisa foi realizado através de uma análise de mercado e posterior definição de ações de marketing e da elaboração de um plano financeiro para demonstrar a sua viabilidade, sendo simulado o primeiro ano de operação da loja online. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com trezentos e quatorze possíveis clientes da empresa, cujo objetivo foi avaliar os perfis e necessidades dos mesmos. Os resultados deste plano apontam a sua viabilidade, tendo como base os dados trabalhados, nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação favorável da empresa e do serviço oferecido. Depois de auferidos os resultados percebeu-se viabilidade de implementação da “Florart”.The market for handcrafted products has been showing progress over the years in Brazil. The craftsmanship in the country portrays the customs of a rich and mixed people, abundant of history and emotion to record. With articles manufactured through techniques disseminated from generation to generation, Brazilian handicrafts are the most common means of expression of a population that manipulates simple raw materials and turn them into authentic works of art. Based on this, this project aims to present a Business Plan for the implementation of a wooden handcraft e-commerce - "Florart", studying its economic viability. Observing a potential to be explored in the commercialization of handicrafts in Natal / RN and possibly the expansion to Brazil, using the internet to their advantage, this was accomplished through the diagnosis of marketing actions and the elaboration of a financial plan to demonstrate its viability, being simulated the first three years of operation of the online store. To accomplish the objectives of this Plan, we used a descriptive survey with one hundred possible customers of the company, whose objective was to evaluate their profiles and needs. The results of this plan point to its efficiency, based on the data worked on, the economic and financial forecasts, as well as the favorable acceptance of the company and the service offered. After obtaining the results, it became possible to implement Florart.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlano de negócioArtesanatoPlano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019application/octet-stream1036994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/1/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_201974b7e092e346e8b698838077daa9de68MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53TEXTPlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019.txtExtracted texttext/plain67003https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/4/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019.txt009a723c15ff2785e879d7a3437f0f97MD54123456789/356332021-09-20 12:29:26.878oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:29:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
title Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
spellingShingle Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
Lima, Amanda Farias de
Plano de negócio
Artesanato
title_short Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
title_full Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
title_fullStr Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
title_full_unstemmed Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
title_sort Plano de negócio: implantação de um E-commerce de artesanato em madeira - Florart
author Lima, Amanda Farias de
author_facet Lima, Amanda Farias de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gianasi, Luciana Bezerra de Souza
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferraz, Janaynna de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Amanda Farias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caricio, Marcelo Rique
contributor_str_mv Caricio, Marcelo Rique
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócio
Artesanato
topic Plano de negócio
Artesanato
description O mercado para produtos artesanais vem mostrando progresso ao longo dos anos no Brasil. O artesanato no país retrata os costumes de um povo rico e miscigenado, abundante de historia e emoção para registrar. Com artigos confeccionados através de técnicas disseminadas de geração em geração, o artesanato brasileiro é o meio de expressão mais usual de uma população que trabalha matérias-primas simples e as transformam em autênticas obras de artes. Baseado nisto, esse projeto tem o objetivo de apresentar um Plano de Negócios para implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - "Florart", estudando a sua viabilidade econômica, técnica e financeira. Ao se observar a existência de um potencial a ser explorado na comercialização de artesanato em Natal/RN e possivelmente a expansão para o Brasil, utilizando a internet ao seu favor. Portanto, esse trabalho de pesquisa foi realizado através de uma análise de mercado e posterior definição de ações de marketing e da elaboração de um plano financeiro para demonstrar a sua viabilidade, sendo simulado o primeiro ano de operação da loja online. Para realizar os objetivos deste Plano, utilizou-se uma pesquisa descritiva com trezentos e quatorze possíveis clientes da empresa, cujo objetivo foi avaliar os perfis e necessidades dos mesmos. Os resultados deste plano apontam a sua viabilidade, tendo como base os dados trabalhados, nas previsões econômico-financeiras, além da aceitação favorável da empresa e do serviço oferecido. Depois de auferidos os resultados percebeu-se viabilidade de implementação da “Florart”.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T20:02:38Z
2021-09-20T15:29:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-06T20:02:38Z
2021-09-20T15:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013077150
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Amanda Farias de. Plano de negócio: implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - Florart. 2019. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633
identifier_str_mv 2013077150
LIMA, Amanda Farias de. Plano de negócio: implantação de um e-commerce de artesanato em madeira - Florart. 2019. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/1/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35633/4/PlanoNegocioImplantacaoEcommerce_Lima_2019.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 74b7e092e346e8b698838077daa9de68
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
009a723c15ff2785e879d7a3437f0f97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117637396758528