Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609 |
Resumo: | Este trabalho intenciona provocar discussões acerca do roteiro cinematográfico enquanto gênero possível dentro do campo da Literatura, considerando suas múltiplas faces de escritura e concebimento imagético que confrontram paradigmas tradicionais em torno de sua própria natureza escrita. Verificaremos, no percurso, elementos de estrutura e conteúdo que permitem o aguçamento argumentativo para determinado estudo, alçando possibilidades interpretativas sobre a fluidez do gênero, usualmente considerado técnico e, portanto, não literário, em detrimento das aproximações que apresenta com a linguagem e a forma essencialmente poéticas. Também pretendemos apresentar uma leitura analítica da obra Mister Lonely, do cineasta Harmony Korine, em suas duas versões: o roteiro e o filme, a fim de proporcionar apreciações que se debrucem sobre ambas as configurações, por intento de valorizar tanto a peça fílmica quanto a escrita. Além disso, intencionamos verificar como acontece a crise de identidade na narrativa, tomada pelas personagens, especialmente o protagonista. A obra em questão apresenta, em ambas as formas de manifestação, configurações cabíveis dentro da noção de arte literária, especialmente quando se trata do roteiro, o gênero escrito, que dispõe de elementos estéticos sintáticos e semânticos de apreciação. Para suporte, teremos como itinerário teórico autores que versam a respeito de temas relativos à literatura, como Eagleton (2006- 2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) e Tzvetan Todorov (2017); assuntos concernentes ao roteiro cinematográfico, como Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière e Pascal Bonitzer (1996); autores que discutem sobre conteúdos da linguagem do cinema e da adaptação, como Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) e Jennifer Van Sijll (2017); e também estudiosos do sujeito social contemporâneo, como Zygmunt Bauman (1998-2004) e Stuart Hall (1992), entre outros. |
id |
UFRN_af04fd124e463538bdb3a8f67ebf2fa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32609 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Formiga, Guilherme Mateus Maniçobahttp://lattes.cnpq.br/4005990530174476http://lattes.cnpq.br/5996363930384781Oliveira, Andrey Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9422139982124228Ponte, Charles Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3462573808708739Barbosa, Márcio Venicio2021-06-09T15:38:31Z2021-06-09T15:38:31Z2021-02-25FORMIGA, Guilherme Mateus Maniçoba. Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609Este trabalho intenciona provocar discussões acerca do roteiro cinematográfico enquanto gênero possível dentro do campo da Literatura, considerando suas múltiplas faces de escritura e concebimento imagético que confrontram paradigmas tradicionais em torno de sua própria natureza escrita. Verificaremos, no percurso, elementos de estrutura e conteúdo que permitem o aguçamento argumentativo para determinado estudo, alçando possibilidades interpretativas sobre a fluidez do gênero, usualmente considerado técnico e, portanto, não literário, em detrimento das aproximações que apresenta com a linguagem e a forma essencialmente poéticas. Também pretendemos apresentar uma leitura analítica da obra Mister Lonely, do cineasta Harmony Korine, em suas duas versões: o roteiro e o filme, a fim de proporcionar apreciações que se debrucem sobre ambas as configurações, por intento de valorizar tanto a peça fílmica quanto a escrita. Além disso, intencionamos verificar como acontece a crise de identidade na narrativa, tomada pelas personagens, especialmente o protagonista. A obra em questão apresenta, em ambas as formas de manifestação, configurações cabíveis dentro da noção de arte literária, especialmente quando se trata do roteiro, o gênero escrito, que dispõe de elementos estéticos sintáticos e semânticos de apreciação. Para suporte, teremos como itinerário teórico autores que versam a respeito de temas relativos à literatura, como Eagleton (2006- 2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) e Tzvetan Todorov (2017); assuntos concernentes ao roteiro cinematográfico, como Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière e Pascal Bonitzer (1996); autores que discutem sobre conteúdos da linguagem do cinema e da adaptação, como Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) e Jennifer Van Sijll (2017); e também estudiosos do sujeito social contemporâneo, como Zygmunt Bauman (1998-2004) e Stuart Hall (1992), entre outros.This work intends to provoke discussions about the cinematographic screenplay as a possible genre within the domain of Literature, considering its multiple faces of writing and imagery conception that confront traditional paradigms around its own written nature. We will verify, in the course, elements of structure and content that allow the argumentative sharpening for such a study, raising interpretive possibilities about the fluidity of a genre usually considered technical and, therefore, non-literary, to the detriment of the approximations it presents with the essentially poetic language and the form. We also intend to present an analytical reading of the work Mister Lonely, by the filmmaker Harmony Korine, in its two versions: the script and the film, in order to provide appraisals that focus on both configurations, with the intention of valuing both the film and the written work. In addition, we intend to verify how the identity crisis occurs in the narrative, taken by the characters, especially the protagonist. The work in question presents, in both forms of manifestation, configurations applicable within the notion of literary art, especially when it comes to the screenplay, the written genre, which has syntactic and semantic aesthetic elements of appreciation. As background, we will have as a theoretical itinerary authors who deal with themes related to literature, such as Eagleton (2006-2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) and Tzvetan Todorov (2017); others concerning the screenplay, such as Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière and Pascal Bonitzer (1996); authors who discuss the contents of the language of cinema and adaptation, such as Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) and Jennifer Van Sijll (2017); and also theorists who study the contemporary social subject, such as Zygmunt Bauman (1998-2004) and Stuart Hall (1992), among others.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLiteraturaCinemaRoteiroMister LonelyHarmony KorineSolidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSolidaonaomepertenco_Formiga_2021.pdfapplication/pdf1237517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32609/1/Solidaonaomepertenco_Formiga_2021.pdfcab4e407e4bfaeb04edb9af2c2b423c3MD51123456789/326092021-06-09 12:39:25.59oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32609Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-09T15:39:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
title |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
spellingShingle |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba Literatura Cinema Roteiro Mister Lonely Harmony Korine |
title_short |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
title_full |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
title_fullStr |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
title_full_unstemmed |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
title_sort |
Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine |
author |
Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba |
author_facet |
Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4005990530174476 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5996363930384781 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Andrey Pereira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9422139982124228 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ponte, Charles Albuquerque |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3462573808708739 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Márcio Venicio |
contributor_str_mv |
Barbosa, Márcio Venicio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Cinema Roteiro Mister Lonely Harmony Korine |
topic |
Literatura Cinema Roteiro Mister Lonely Harmony Korine |
description |
Este trabalho intenciona provocar discussões acerca do roteiro cinematográfico enquanto gênero possível dentro do campo da Literatura, considerando suas múltiplas faces de escritura e concebimento imagético que confrontram paradigmas tradicionais em torno de sua própria natureza escrita. Verificaremos, no percurso, elementos de estrutura e conteúdo que permitem o aguçamento argumentativo para determinado estudo, alçando possibilidades interpretativas sobre a fluidez do gênero, usualmente considerado técnico e, portanto, não literário, em detrimento das aproximações que apresenta com a linguagem e a forma essencialmente poéticas. Também pretendemos apresentar uma leitura analítica da obra Mister Lonely, do cineasta Harmony Korine, em suas duas versões: o roteiro e o filme, a fim de proporcionar apreciações que se debrucem sobre ambas as configurações, por intento de valorizar tanto a peça fílmica quanto a escrita. Além disso, intencionamos verificar como acontece a crise de identidade na narrativa, tomada pelas personagens, especialmente o protagonista. A obra em questão apresenta, em ambas as formas de manifestação, configurações cabíveis dentro da noção de arte literária, especialmente quando se trata do roteiro, o gênero escrito, que dispõe de elementos estéticos sintáticos e semânticos de apreciação. Para suporte, teremos como itinerário teórico autores que versam a respeito de temas relativos à literatura, como Eagleton (2006- 2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) e Tzvetan Todorov (2017); assuntos concernentes ao roteiro cinematográfico, como Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière e Pascal Bonitzer (1996); autores que discutem sobre conteúdos da linguagem do cinema e da adaptação, como Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) e Jennifer Van Sijll (2017); e também estudiosos do sujeito social contemporâneo, como Zygmunt Bauman (1998-2004) e Stuart Hall (1992), entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-09T15:38:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-09T15:38:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FORMIGA, Guilherme Mateus Maniçoba. Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609 |
identifier_str_mv |
FORMIGA, Guilherme Mateus Maniçoba. Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32609/1/Solidaonaomepertenco_Formiga_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cab4e407e4bfaeb04edb9af2c2b423c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117570271117312 |