O panenteísmo da relação divindade-mundo: um diálogo entre o neoplatonismo e a Kabbalah
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56838 |
Resumo: | Nesta pesquisa de Monografia, tematizo e trato do mundo sobretudo na relação com a Divindade a partir de um diálogo entre o neoplatonismo e a Kabbalah. Para eleger o mundo como questão filosófica, considerei o princípio de razão suficiente (PRS) a partir do qual o homem põe-se diante do mundo com a seguinte inquirição: dado que o mundo existe, ele pertence à abrangência de ser; e se esse ser não está suspenso no nada, então deve existir uma explicação da causa e do fundamento do ser que há no mundo. Para alcançar o objetivo de responder a essa questão, propus desenvolver uma análise descritivo-comparativa entre os conceitos do neoplatonismo plotiniano e da Kabbalah teosófica medieval, primeiro entre Uno e Ein-Sof, correspondendo à Divindade como Princípio ultramundano (PU) que causa o mundo, segundo entre processão e emanação, correspondendo ao modo como a Divindade enquanto Princípio ultramundano causou o ser que há no mundo, e em terceiro e último lugar entre hypostasis e Sefirot, correspondendo à transformação da Divindade de Princípio ultramundano em Princípio intramundano (PI) para fundamentar o mundo. Nessa transformação da Divindade, cunhei a concepção de uma unificação da própria Divindade entre a transcendência e a imanência Divinas. Minha proposta, portanto, consiste em responder à questão da relação Divindade-mundo enquanto uma teologia panenteísta, na qual D’us é, ao mesmo tempo, transcendente (na forma do Uno e do Ein-Sof), e como tal causa o mundo, e imanente, fundamentando o mundo (na forma das hypostasis e das Sefirot). Por fim, defendo não que uma teologia panenteísta é verdadeira do ponto de vista de uma demonstração lógica, mas que ela é verdadeira enquanto um sistema metafísico que aparece primeiro no neoplatonismo e segundo, sob sua influência, na Kabbalah. |
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Silva, André Gustavo Cruz dahttp://lattes.cnpq.br/9713997968548722http://lattes.cnpq.br/7888576302590949Nascimento, Dax Fonseca Moraes Paeshttp://lattes.cnpq.br/6057299637983019Bauchwitz, Oscar Federicohttp://lattes.cnpq.br/6147711083494366Ciccarelli, Vincenzo2023-12-22T15:52:59Z2023-12-22T15:52:59Z2023-12-07SILVA, André Gustavo Cruz da. O panenteísmo da relação divindade-mundo: um diálogo entre o neoplatonismo e a Kabbalah. 2023. 71 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia), Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56838Nesta pesquisa de Monografia, tematizo e trato do mundo sobretudo na relação com a Divindade a partir de um diálogo entre o neoplatonismo e a Kabbalah. Para eleger o mundo como questão filosófica, considerei o princípio de razão suficiente (PRS) a partir do qual o homem põe-se diante do mundo com a seguinte inquirição: dado que o mundo existe, ele pertence à abrangência de ser; e se esse ser não está suspenso no nada, então deve existir uma explicação da causa e do fundamento do ser que há no mundo. Para alcançar o objetivo de responder a essa questão, propus desenvolver uma análise descritivo-comparativa entre os conceitos do neoplatonismo plotiniano e da Kabbalah teosófica medieval, primeiro entre Uno e Ein-Sof, correspondendo à Divindade como Princípio ultramundano (PU) que causa o mundo, segundo entre processão e emanação, correspondendo ao modo como a Divindade enquanto Princípio ultramundano causou o ser que há no mundo, e em terceiro e último lugar entre hypostasis e Sefirot, correspondendo à transformação da Divindade de Princípio ultramundano em Princípio intramundano (PI) para fundamentar o mundo. Nessa transformação da Divindade, cunhei a concepção de uma unificação da própria Divindade entre a transcendência e a imanência Divinas. Minha proposta, portanto, consiste em responder à questão da relação Divindade-mundo enquanto uma teologia panenteísta, na qual D’us é, ao mesmo tempo, transcendente (na forma do Uno e do Ein-Sof), e como tal causa o mundo, e imanente, fundamentando o mundo (na forma das hypostasis e das Sefirot). Por fim, defendo não que uma teologia panenteísta é verdadeira do ponto de vista de uma demonstração lógica, mas que ela é verdadeira enquanto um sistema metafísico que aparece primeiro no neoplatonismo e segundo, sob sua influência, na Kabbalah.In this research of Monograph, I thematize and treat the question about the relation Godhead-world from a dialogue between neoplatonism and Kabbalah. For to elect the world as philosophical question, I considered the sufficient reason principle (SRP) from which the man stands before the world with a following inquiry: given that the world exists, he belongs to coverage of the being; and if this the being isn’t suspended in the nothing, so must to exist an explication about the cause and the grounding of the being that there in the world. For to reach the objective to do response to the question, I propose to do development a descriptive-comparative analysis between the concepts of plotinian neoplatonism and of medieval theosophical Kabbalah, primer step between Uno and Ein-Sof, corresponding to the Godhead as ultraworld Principle (UP) that cause the world, second step between procession and emanation, corresponding the mode how the Godhead as ultraworld Principle cause the being that there in the world, and third and last step between hypothesis and Sefirot, corresponding to the Godhead as ultraworld Principle transforms Himself in the intraworld Principle (IP) to grounding the world. In this Godhead’s transformation, I coined the conception of a unification of own Godhead among His transcendence and immanence. My proposal, then, consists in response to the question about the relation Godhead-world present to the panentheistic theology, in which Godhead is, the same time, transcendent (in form of Uno and Ein-Sof), as such cause the world, and immanent (in form of hypostasis and Sefirot), as such grounding the world. Finally, I advocate not that an panentheistic theology is true as in point of view a logic demonstration, but it is true as a metaphysical system that she pops up first in neoplatonism and second, under her influence, in Kabbalah.Universidade Federal do Rio Grande do NorteFilosofia - BachareladoUFRNBrasilDepartamento de FilosofiaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIATeologia panenteísta. Metafísica. Neoplatonismo. Kabbalah. Transcendência. Imanência.Panentheistic theology. Metaphysics. Neoplatonism. Kabbalah. Transcendence. Immanence.O panenteísmo da relação divindade-mundo: um diálogo entre o neoplatonismo e a KabbalahThe panentheism of godhead-world relation: a dialogue between the neoplatonism and the Kabbalahinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALO PANENTEÍSMO NA RELAÇÃO DIVINDADE-MUNDO.pdfO PANENTEÍSMO NA RELAÇÃO DIVINDADE-MUNDO.pdfapplication/pdf2550785https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56838/1/O%20PANENTE%c3%8dSMO%20NA%20RELA%c3%87%c3%83O%20DIVINDADE-MUNDO.pdf116b62a2f73a47cf2c440c4fe56fbde3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56838/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56838/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/568382023-12-22 12:52:59.63oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-22T15:52:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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