Teatro experimental do negro: a construção de uma identidade no período da modernizaçao do teatro brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Éric Inácio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38492
Resumo: Este trabalho se propõe a refletir sobre o Teatro Experimental do Negro (TEN) considerando sua inserção no processo de modernização do teatro brasileiro e seu papel na construção de uma identidade cultural negra em meados do século XX. Para tanto, contextualiza-se historicamente a criação do grupo e analisa-se panoramicamente sua atuação não somente no âmbito estético, mas também no campo social, apontando a importância do conjunto tanto para a história do teatro brasileiro, quanto no combate ao racismo e à exotização da cultura negra e afro-brasileira. Em seguida, faz-se uma análise da peça O Filho Pródigo (1947), escrita por Lúcio Cardoso, e apresentada pelo grupo em 1947, buscando compreender de que modo a questão da identidade negra foi tratada pelo grupo no período.
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