A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470
Resumo: This work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our theoretical understanding about the operation of thought. We chose a period that is recognized by the theorists as the origin of the geometrical thought -embracing the knowledge developed by the Egyptians, Babylonians, Chinese, Hindus, Greeks and Romans- and is referred to as containing a cycle in the development of this knowledge, described as beginning, apogee and decline. We assume this history, as told by the theorists, as a version that we organize and tell with the help of three sets of categories. The first refers to the elements that take part in the measurement practices; the second refers to the historians understanding about the development of the scientific knowledge. This exercise allowed us to extract the theorists main beliefs, that we criticized in the light of the knowledge about Cubação (Dal Pian, 1990). We stress the importance of the methodological approach adopted in this study to the teaching of Geometry and its history
id UFRN_b0c77cc5e9b432058f8956b544f1e7b7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14470
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragãohttp://lattes.cnpq.br/2056678007333419http://lattes.cnpq.br/8292624249192354Martins, Isabel Gomes Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0Kulesza, Wojciech Andrzejhttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175Fossa, John Andrewhttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625Almeida, Maria da Conceição Xavier dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H42014-12-17T14:36:34Z2007-07-162014-12-17T14:36:34Z1998-03-11GOMES, Ana Lúcia Assunção Aragão. A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados. 1998. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470This work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our theoretical understanding about the operation of thought. We chose a period that is recognized by the theorists as the origin of the geometrical thought -embracing the knowledge developed by the Egyptians, Babylonians, Chinese, Hindus, Greeks and Romans- and is referred to as containing a cycle in the development of this knowledge, described as beginning, apogee and decline. We assume this history, as told by the theorists, as a version that we organize and tell with the help of three sets of categories. The first refers to the elements that take part in the measurement practices; the second refers to the historians understanding about the development of the scientific knowledge. This exercise allowed us to extract the theorists main beliefs, that we criticized in the light of the knowledge about Cubação (Dal Pian, 1990). We stress the importance of the methodological approach adopted in this study to the teaching of Geometry and its historyEste trabalho se propõe a investigar a dinâmica do pensamento dos historiadores ao comporem um conhecimento sobre história dos sistemas de medidas de área, enquanto formas de expressões e representações históricas, através de um estudo de caso. Para subsidiar teoricamente o nosso entendimento sobre a operação do pensamento, recorremos a algumas idéias de David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996). Elegemos um período reconhecido pelos teóricos como contendo as origens do pensamento geométrico -abrangendo os conhecimentos desenvolvidos pelos egípcios, babilônios, chineses, hindus, gregos e romanos- e referido como comportando um ciclo de desenvolvimento desse conhecimento, descrito como iniciação, apogeu e declínio. Assumimos essa história, tal como contada pelos teóricos, como uma versão, que organizamos e relatamos com o auxílio de três conjuntos de categorias. Um referente aos elementos envolvidos nas práticas de mensuração, outro referente ao entendimento dos historiadores sobre o desenvolvimento do conhecimento geométrico e o terceiro, referente à natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Este exercício nos possibilitou extrair as principais crenças dos teóricos que criticamos à luz do conhecimento sobre cubação (Dal Pian, 1994). Destacamos a importância da abordagem metodológica adotada neste estudo para o ensino da geometria e de sua históriaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducaçãoEnsino de CiênciasPensamento geométricoAnálise históricaEducationEducation of sciencesGeometrical thoughtHistorical analysisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDinâmicaPensamentoGeométrico_Gomes_1998.pdfapplication/pdf864381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/1/Din%c3%a2micaPensamentoGeom%c3%a9trico_Gomes_1998.pdfe89e357c4001956f25508dd1aabd8c24MD51TEXTAnaLAAG.pdf.txtAnaLAAG.pdf.txtExtracted texttext/plain399309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/6/AnaLAAG.pdf.txt6049f9142633e23ce98e552bb6a705a0MD56DinâmicaPensamentoGeométrico_Gomes_1998.pdf.txtDinâmicaPensamentoGeométrico_Gomes_1998.pdf.txtExtracted texttext/plain399476https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/8/Din%c3%a2micaPensamentoGeom%c3%a9trico_Gomes_1998.pdf.txtc3248baf0423b64c853dc088208301c2MD58THUMBNAILAnaLAAG.pdf.jpgAnaLAAG.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/7/AnaLAAG.pdf.jpg57daf66808fcddee31cc72c59c5994caMD57DinâmicaPensamentoGeométrico_Gomes_1998.pdf.jpgDinâmicaPensamentoGeométrico_Gomes_1998.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/9/Din%c3%a2micaPensamentoGeom%c3%a9trico_Gomes_1998.pdf.jpg6811fcc019c7d51853d014e073f7ca1bMD59123456789/144702019-07-28 02:07:37.55oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14470Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-28T05:07:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
spellingShingle A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
Educação
Ensino de Ciências
Pensamento geométrico
Análise histórica
Education
Education of sciences
Geometrical thought
Historical analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_full A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_fullStr A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_full_unstemmed A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_sort A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
author Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
author_facet Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2056678007333419
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8292624249192354
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Martins, Isabel Gomes Rodrigues
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Kulesza, Wojciech Andrzej
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7408584269961175
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Fossa, John Andrew
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Ciências
Pensamento geométrico
Análise histórica
topic Educação
Ensino de Ciências
Pensamento geométrico
Análise histórica
Education
Education of sciences
Geometrical thought
Historical analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Education of sciences
Geometrical thought
Historical analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our theoretical understanding about the operation of thought. We chose a period that is recognized by the theorists as the origin of the geometrical thought -embracing the knowledge developed by the Egyptians, Babylonians, Chinese, Hindus, Greeks and Romans- and is referred to as containing a cycle in the development of this knowledge, described as beginning, apogee and decline. We assume this history, as told by the theorists, as a version that we organize and tell with the help of three sets of categories. The first refers to the elements that take part in the measurement practices; the second refers to the historians understanding about the development of the scientific knowledge. This exercise allowed us to extract the theorists main beliefs, that we criticized in the light of the knowledge about Cubação (Dal Pian, 1990). We stress the importance of the methodological approach adopted in this study to the teaching of Geometry and its history
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-03-11
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-16
2014-12-17T14:36:34Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Ana Lúcia Assunção Aragão. A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados. 1998. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470
identifier_str_mv GOMES, Ana Lúcia Assunção Aragão. A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados. 1998. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/1/Din%c3%a2micaPensamentoGeom%c3%a9trico_Gomes_1998.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/6/AnaLAAG.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/8/Din%c3%a2micaPensamentoGeom%c3%a9trico_Gomes_1998.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/7/AnaLAAG.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14470/9/Din%c3%a2micaPensamentoGeom%c3%a9trico_Gomes_1998.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e89e357c4001956f25508dd1aabd8c24
6049f9142633e23ce98e552bb6a705a0
c3248baf0423b64c853dc088208301c2
57daf66808fcddee31cc72c59c5994ca
6811fcc019c7d51853d014e073f7ca1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117529397624832