A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria da Conceição Galdino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57793
Resumo: Levando-se em consideração o texto como lugar de interação de sujeitos sociais, a interação autor-texto-leitor é imprescindível para a construção de sentidos no processo de leitura. Ler é uma atividade que requer do leitor ativa participação, uma vez que, apropriando-se de várias estratégias sociocognitivas, ele consegue completar lacunas, contribuindo assim para a construção de sentidos. Nas Tirinhas de Humor – gênero textual bastante explorado nas aulas de língua portuguesa, na atualidade, por apresentar feições multimodais e tratar de diversos temas – a participação do leitor é de extrema importância. É dele que se espera a cooperação no que se refere à compreensão advinda da capacidade de pressupor e inferir. Assim sendo, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a forma como esse gênero textual tem sido explorado nos livros didáticos de língua materna, bem como fazer uma abordagem de como esse material tem trabalhado a informatividade presente nas Tirinhas de Humor a fim de conquistar o envolvimento do leitor e torná-lo participante ativo na construção de sentidos. Nesta pesquisa, os Livros Didáticos analisados fazem parte das coleções Tecendo Linguagens e Conexão e Uso, ambos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica se baseia nos princípios da Linguística Textual e na Base Nacional Comum Curricular, com a contribuição de autores como Koch e Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); e Ramos (2021), dentre outros. Ao término desta dissertação, propomos um caderno de exercícios, produto aplicável, com estratégias de leitura e de compreensão, dando ênfase à relevância da informatividade presente no gênero Tirinha de Humor.
id UFRN_b0ff2de5c84aa531a0bcc2d0111a5f83
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57793
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria da Conceição Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/6729253257410683https://orcid.org/0000-0001-7352-2334http://lattes.cnpq.br/4995000816782449Costa, Alessandra Castilho Ferreira dahttps://orcid.org/0000-0003-4924-8632http://lattes.cnpq.br/8508370270534431Guilherme, Luiz Herculano de SousaAmorim, Marcelo da Silva2024-03-05T23:38:55Z2024-03-05T23:38:55Z2023-09-28OLIVEIRA, Maria da Conceição Galdino de. A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa. Orientador: Dr. Marcelo da Silva Amorim. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57793Levando-se em consideração o texto como lugar de interação de sujeitos sociais, a interação autor-texto-leitor é imprescindível para a construção de sentidos no processo de leitura. Ler é uma atividade que requer do leitor ativa participação, uma vez que, apropriando-se de várias estratégias sociocognitivas, ele consegue completar lacunas, contribuindo assim para a construção de sentidos. Nas Tirinhas de Humor – gênero textual bastante explorado nas aulas de língua portuguesa, na atualidade, por apresentar feições multimodais e tratar de diversos temas – a participação do leitor é de extrema importância. É dele que se espera a cooperação no que se refere à compreensão advinda da capacidade de pressupor e inferir. Assim sendo, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a forma como esse gênero textual tem sido explorado nos livros didáticos de língua materna, bem como fazer uma abordagem de como esse material tem trabalhado a informatividade presente nas Tirinhas de Humor a fim de conquistar o envolvimento do leitor e torná-lo participante ativo na construção de sentidos. Nesta pesquisa, os Livros Didáticos analisados fazem parte das coleções Tecendo Linguagens e Conexão e Uso, ambos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica se baseia nos princípios da Linguística Textual e na Base Nacional Comum Curricular, com a contribuição de autores como Koch e Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); e Ramos (2021), dentre outros. Ao término desta dissertação, propomos um caderno de exercícios, produto aplicável, com estratégias de leitura e de compreensão, dando ênfase à relevância da informatividade presente no gênero Tirinha de Humor.Considering the text as a place of interaction of social subjects, the author-text-reader interaction is essential for the construction of meanings in the reading process. Reading is an activity that requires the reader’s active participation, since, by appropriating various socio-cognitive strategies, they can complete gaps, thus contributing to the construction of meanings. In the Comic Strips – a textual genre widely explored in Portuguese language classes currently, as it presents multimodal features and deals with several themes – the reader’s participation is extremely important. It is from readers that cooperation is expected regarding the comprehension arising from the ability to presuppose and infer. Therefore, the work presented here aims to analyze how this textual genre has been explored in mother tongue textbooks, as well as to approach how this material has worked the informativeness present in the Comic Strips, in order to conquer the reader’s involvement and make them an active participant in the construction of meanings. In this research, the textbooks analyzed are part of the collections Tecendo Linguagens and Conexão e Uso, both from the 6th to the 9th year of Middle School. The theoretical framework is based on the principles of Textual Linguistics and the Common National Curriculum Base, with the contribution of authors such as Koch and Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); and Ramos (2021), among others. At the end of this dissertation, we propose an exercise book, an applicable product, with reading and comprehension strategies, emphasizing the relevance of the informativeness present in the genre of Comic Strips.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASInformatividadeLeituraLivro didáticoTirinhas de humorA informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInformatividadepresentetirinhas_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf3118214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57793/1/Informatividadepresentetirinhas_Oliveira_2023.pdfa3ee097298c6f9a3647b4d9d062660d7MD51123456789/577932024-03-05 20:39:41.202oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-05T23:39:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
title A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
spellingShingle A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
Oliveira, Maria da Conceição Galdino de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Informatividade
Leitura
Livro didático
Tirinhas de humor
title_short A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
title_full A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
title_fullStr A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
title_full_unstemmed A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
title_sort A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa
author Oliveira, Maria da Conceição Galdino de
author_facet Oliveira, Maria da Conceição Galdino de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6729253257410683
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7352-2334
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4995000816782449
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4924-8632
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8508370270534431
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guilherme, Luiz Herculano de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria da Conceição Galdino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
contributor_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Informatividade
Leitura
Livro didático
Tirinhas de humor
dc.subject.por.fl_str_mv Informatividade
Leitura
Livro didático
Tirinhas de humor
description Levando-se em consideração o texto como lugar de interação de sujeitos sociais, a interação autor-texto-leitor é imprescindível para a construção de sentidos no processo de leitura. Ler é uma atividade que requer do leitor ativa participação, uma vez que, apropriando-se de várias estratégias sociocognitivas, ele consegue completar lacunas, contribuindo assim para a construção de sentidos. Nas Tirinhas de Humor – gênero textual bastante explorado nas aulas de língua portuguesa, na atualidade, por apresentar feições multimodais e tratar de diversos temas – a participação do leitor é de extrema importância. É dele que se espera a cooperação no que se refere à compreensão advinda da capacidade de pressupor e inferir. Assim sendo, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a forma como esse gênero textual tem sido explorado nos livros didáticos de língua materna, bem como fazer uma abordagem de como esse material tem trabalhado a informatividade presente nas Tirinhas de Humor a fim de conquistar o envolvimento do leitor e torná-lo participante ativo na construção de sentidos. Nesta pesquisa, os Livros Didáticos analisados fazem parte das coleções Tecendo Linguagens e Conexão e Uso, ambos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica se baseia nos princípios da Linguística Textual e na Base Nacional Comum Curricular, com a contribuição de autores como Koch e Elias (2018); Costa Val (2016); Marcuschi (2010); Antunes (2003, 2007, 2009); e Ramos (2021), dentre outros. Ao término desta dissertação, propomos um caderno de exercícios, produto aplicável, com estratégias de leitura e de compreensão, dando ênfase à relevância da informatividade presente no gênero Tirinha de Humor.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T23:38:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-05T23:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria da Conceição Galdino de. A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa. Orientador: Dr. Marcelo da Silva Amorim. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57793
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria da Conceição Galdino de. A informatividade presente nas tirinhas de humor: para uma leitura responsiva ativa. Orientador: Dr. Marcelo da Silva Amorim. 2023. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57793/1/Informatividadepresentetirinhas_Oliveira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3ee097298c6f9a3647b4d9d062660d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117754357022720