A educação interprofissional na qualificação da ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Francisco Auber Pergentino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58175
Resumo: A Educação Interprofissional em Saúde - EIP como abordagem necessária para aprimoramento das ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária. O estudo objetivou sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com elaboração de uma proposta educacional. A pesquisa foi realizada em duas etapas subsequentes nos cenários da atenção primária à saúde no município sede da 9ª gerência de saúde do alto sertão paraibano, Cajazeiras. Contribuíram para o estudo, 24 voluntários, entre eles estiveram, gestores, coordenadores da atenção básica e da vigilância em saúde, além dos profissionais de nível superior credenciados nas unidades de saúde. Na primeira etapa houve aplicação de uma entrevista semiestruturada com os 24 participantes e na segunda e última etapa a elaboração de um produto técnico pelos pesquisadores a partir das necessidades de aprendizagem identificadas durante os momentos de diálogo, ou seja, uma estratégia de qualificação profissional direcionada aos profissionais da atenção primária que atuam na vigilância em saúde. A proposta está alinhada aos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP e fora desenhada em dez oficinas temáticas de trabalho com detalhamento dos temas/tópicos, competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologia ativa, teoria de aprendizagem e avaliação de aprendizagem, e com tempo mínimo de duração estimado em 120 minutos para cumprimento de cada oficina. Os dados coletados no estudo foram provenientes da aplicação da entrevista semiestruturada, envolvendo os 24 profissionais participantes do estudo, que estão vinculados à vigilância em saúde e à atenção primária à saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Colaboração e trabalho em rede como premissas do processo de trabalho da VS” e as “Barreiras para colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas emergiram as subcategorias. As discussões foram moldadas pela realidade da VS no contexto da APS, sob a ótica das dimensões da interprofissionalidade, assegurando momentos reflexivos e coerentes conforme os objetivos da pesquisa e os resultados das interações e dos relatos dos atores que foram transcritos e deram maior visibilidade as problemáticas que permeiam a atenção básica e consequentemente o processo de trabalho da VS. O estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar possibilidades de implementação da PNVS ao promover uma discussão pautada na interprofissionalidade e nos modelos de atenção à saúde que prezam pela integralidade da atenção no SUS. É urgente a necessidade de debates e formulação de iniciativas inovadoras de fortalecimento da política de VS no país através da EIP. Nesse sentido, a educação interprofissional em saúde se apresenta como abordagem útil e adequada para o cenário em estudo, tendo em vista que a comunicação interprofissional promove espaços de atuação compartilhados, com interdependência e corresponsabilização das práticas.
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O estudo objetivou sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com elaboração de uma proposta educacional. A pesquisa foi realizada em duas etapas subsequentes nos cenários da atenção primária à saúde no município sede da 9ª gerência de saúde do alto sertão paraibano, Cajazeiras. Contribuíram para o estudo, 24 voluntários, entre eles estiveram, gestores, coordenadores da atenção básica e da vigilância em saúde, além dos profissionais de nível superior credenciados nas unidades de saúde. Na primeira etapa houve aplicação de uma entrevista semiestruturada com os 24 participantes e na segunda e última etapa a elaboração de um produto técnico pelos pesquisadores a partir das necessidades de aprendizagem identificadas durante os momentos de diálogo, ou seja, uma estratégia de qualificação profissional direcionada aos profissionais da atenção primária que atuam na vigilância em saúde. A proposta está alinhada aos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP e fora desenhada em dez oficinas temáticas de trabalho com detalhamento dos temas/tópicos, competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologia ativa, teoria de aprendizagem e avaliação de aprendizagem, e com tempo mínimo de duração estimado em 120 minutos para cumprimento de cada oficina. Os dados coletados no estudo foram provenientes da aplicação da entrevista semiestruturada, envolvendo os 24 profissionais participantes do estudo, que estão vinculados à vigilância em saúde e à atenção primária à saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Colaboração e trabalho em rede como premissas do processo de trabalho da VS” e as “Barreiras para colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas emergiram as subcategorias. As discussões foram moldadas pela realidade da VS no contexto da APS, sob a ótica das dimensões da interprofissionalidade, assegurando momentos reflexivos e coerentes conforme os objetivos da pesquisa e os resultados das interações e dos relatos dos atores que foram transcritos e deram maior visibilidade as problemáticas que permeiam a atenção básica e consequentemente o processo de trabalho da VS. O estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar possibilidades de implementação da PNVS ao promover uma discussão pautada na interprofissionalidade e nos modelos de atenção à saúde que prezam pela integralidade da atenção no SUS. É urgente a necessidade de debates e formulação de iniciativas inovadoras de fortalecimento da política de VS no país através da EIP. Nesse sentido, a educação interprofissional em saúde se apresenta como abordagem útil e adequada para o cenário em estudo, tendo em vista que a comunicação interprofissional promove espaços de atuação compartilhados, com interdependência e corresponsabilização das práticas.Interprofessional Health Education – (IHE) as a necessary approach to qualify integrated health surveillance actions in primary care. The study aimed to systematize a professional qualification strategy in health surveillance based on the theoretical-conceptual and methodological references of interprofessional education. This is an exploratory research with a qualitative approach. The research was carried out in two subsequent stages in the primary health care settings of a city, which is the headquarters of the Ninth Health Management Area in the backlands of state of Paraiba, Cajazeiras. Twenty four volunteers have contributed to the study, including managers, primary care and health surveillance coordinators, and higher education professionals accredited in primary care. In the first stage, a semi-structured interview was carried out with the 24 participants and in the second and final stage, the researchers developed a technical product based on the learning needs identified during the moments of dialogue, that is, a professional qualification strategy aimed at primary care professionals who work in health surveillance. The proposal is aligned with the theoretical-conceptual and methodological references of IHE and was designed in ten work thematic workshops, with details of themes/topics, expected skills, learning objectives, active methodology, learning theory and assessment and with minimum estimated duration of 120 minutes to complete each stage. The data collected came from the application of a semi-structured interviewe involving twenty four professionals, who are linked to health surveillance and primary health care. The data was analyzed using the Categorical Thematic Content Analysis proposed by Bardin. After treatment and analysis of the speeches produced in the semi-structured interviews, four thematic units emerged by analysis categories: “Character of health surveillance actions”; “Necessary skills for interprofessional work in health surveillance”; “Collaboration and networking as premises of the HS work process” and “Barriers to interprofessional collaboration in health surveillance”. From the thematic units, subcategories emerged. The discussions were shaped by the reality of HS in the context of PHC, from the perspective of the dimensions of interprofessionality, ensuring reflective and coherent moments according to the objectives of the research. The results of the interactions and reports of the actors that were transcribed gave greater visibility to the problems that permeate primary care and consequently the HS work process. The study draws attention to the need to rethink possibilities for implementing the PNVS by promoting a discussion based on interprofessionality and health care models that value comprehensive care in the SUS. There is an urgent need for debates and the formulation of innovative initiatives to strengthen the HS in the country through IHE. In this sense, interprofessional health education presents itself as a useful and appropriate approach for the scenario under study, considering that interprofessional communication promotes shared spaces for action, with interdependence and co-responsibility of practices.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEAtenção primária à saúdeEducação interprofissionalVigilância em SaúdeA educação interprofissional na qualificação da ações integradas da vigilância em saúde da atenção primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaointerprofissionalqualificacao_Vieira_2023.pdfapplication/pdf3197751https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58175/1/Educacaointerprofissionalqualificacao_Vieira_2023.pdff2c2fc3742362024e9ca4a65d9d3e6ebMD51123456789/581752024-04-16 18:51:30.002oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-16T21:51:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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