A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624 |
Resumo: | Este trabalho de intervenção visou compreender e estabelecer reflexões acerca da metalinguagem e as confluências de ideias e significações estabelecidas entre o leitor e o poeta durante a leitura do poema. Para tanto, foi alicerçado nas contribuições teórico-metodológicas de Bernard Schneuwly, Michèle Noverraz e Joaquim Dolz (2004), na visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), na teoria da recepção desenvolvida por Hans Robert Jauss Foi promovido por meio de uma sequência didática que trabalhou a leitura e compreensão de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana e João Andrade. O projeto culminou com uma proposta para professores e promotores de leitura e teve como dados para análise a produção de um livroclip elaborado pelos alunos. Ao fim do processo, foi possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II. |
id |
UFRN_b14e302128262ee7877d6ddaa25074b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24624 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Maria Jarlene dehttps://orcid.org/0000-0002-0173-1660http://lattes.cnpq.br/7649931632253545Santos, Cássia de Fátima Matos doshttp://lattes.cnpq.br/1635261635234216Santos, Derivaldo doshttps://orcid.org/0000-0002-7001-8578http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Araújo, Humberto Hermenegildo de2018-01-22T15:44:17Z2018-01-22T15:44:17Z2017-03-22LIMA, Maria Jarlene de. A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II. 2017. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624Este trabalho de intervenção visou compreender e estabelecer reflexões acerca da metalinguagem e as confluências de ideias e significações estabelecidas entre o leitor e o poeta durante a leitura do poema. Para tanto, foi alicerçado nas contribuições teórico-metodológicas de Bernard Schneuwly, Michèle Noverraz e Joaquim Dolz (2004), na visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), na teoria da recepção desenvolvida por Hans Robert Jauss Foi promovido por meio de uma sequência didática que trabalhou a leitura e compreensão de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana e João Andrade. O projeto culminou com uma proposta para professores e promotores de leitura e teve como dados para análise a produção de um livroclip elaborado pelos alunos. Ao fim do processo, foi possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II.This work of intervention aimed to understand and establish reflection about metalanguage and the confluences of ideas and meanings established between the reader and poet during the reading of the poem. For that, the theoretical-methodological contributions of Bernard Schneuwly, Michele Noverraz and Joaquim Dolz (2004), in the humanizing view of Todorov´s literature (2009), in the dialogic understanding of language presented by Bakhtin (2003), in the reception theory developed by Hans Robert Jauss (1994), and as in the apprehension of the reading concept established by Elias and Kock (2013). It was promoted through a didactic sequence that worked the reading and the comprehension of metapoems of Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Joao Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana and Joao Andrade. The project culminated with a proposal for teachers and reading promoters and had as data for the analysis the production of a bookclip prepared by the students. At the end of the process, it was possible to arrive at the understanding of metalanguage as an artistic resource capable of unrevaling the poetic work, through a poetically constructed symbiosis based on the poet´s reflection on his work, an aspect that should be considered as facilitating access to literary language for readers in formation in Elementary School Two.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMetalinguagemPoemaLeituraSequência didáticaA metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txtMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain240941https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/2/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txte9cbc5fb36e61c6d353181cc876331fcMD52THUMBNAILMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpgMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3028https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/3/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpg89d52dc914cb99589eaf256b37bf7b5bMD53TEXTMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txtMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain240941https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/2/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txte9cbc5fb36e61c6d353181cc876331fcMD52THUMBNAILMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpgMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3028https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/3/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpg89d52dc914cb99589eaf256b37bf7b5bMD53ORIGINALMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdfMariaJarleneDeLima_DISSERT.pdfapplication/pdf10279817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/1/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdfc69d12d574f2e9155bdca7b368bcfd9dMD51123456789/246242022-06-21 19:17:40.373oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24624Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-21T22:17:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
title |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
spellingShingle |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II Lima, Maria Jarlene de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Metalinguagem Poema Leitura Sequência didática |
title_short |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
title_full |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
title_fullStr |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
title_full_unstemmed |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
title_sort |
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II |
author |
Lima, Maria Jarlene de |
author_facet |
Lima, Maria Jarlene de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0173-1660 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7649931632253545 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Cássia de Fátima Matos dos |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1635261635234216 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7001-8578 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Jarlene de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Humberto Hermenegildo de |
contributor_str_mv |
Araújo, Humberto Hermenegildo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Metalinguagem Poema Leitura Sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metalinguagem Poema Leitura Sequência didática |
description |
Este trabalho de intervenção visou compreender e estabelecer reflexões acerca da metalinguagem e as confluências de ideias e significações estabelecidas entre o leitor e o poeta durante a leitura do poema. Para tanto, foi alicerçado nas contribuições teórico-metodológicas de Bernard Schneuwly, Michèle Noverraz e Joaquim Dolz (2004), na visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), na teoria da recepção desenvolvida por Hans Robert Jauss Foi promovido por meio de uma sequência didática que trabalhou a leitura e compreensão de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana e João Andrade. O projeto culminou com uma proposta para professores e promotores de leitura e teve como dados para análise a produção de um livroclip elaborado pelos alunos. Ao fim do processo, foi possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-22T15:44:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-22T15:44:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Maria Jarlene de. A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II. 2017. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624 |
identifier_str_mv |
LIMA, Maria Jarlene de. A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II. 2017. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/2/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/3/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/2/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/3/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24624/1/MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9cbc5fb36e61c6d353181cc876331fc 89d52dc914cb99589eaf256b37bf7b5b e9cbc5fb36e61c6d353181cc876331fc 89d52dc914cb99589eaf256b37bf7b5b c69d12d574f2e9155bdca7b368bcfd9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117526580101120 |