Preparação e caracterização de transportadores de oxigênio à base de Fe e Mn
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38263 |
Resumo: | A geração de energia está diretamente ligada ao consumo de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural. A fim de atender, principalmente a demanda tecnológica, produz-se grande quantidade de gases que são intensificadores do efeito estufa, elevando a emissão de CO2, maior contribuinte do aquecimento global. As tecnologias de Captura e Armazenamento de CO2 (CAC) surgem como uma alternativa para alcançar a redução de CO2. A Combustão por Recirculação Química (Chemical Looping Combustion - CLC) tem se mostrado como uma tecnologia promissora na captura inerente de CO2 devido à baixa penalidade energética e baixo custo de captura comparado com as demais técnicas de CAC. A Reforma por Recirculação Química (Chemical Looping Reforming – CLR) é uma tecnologia que permite a produção H2, que atualmente tem sido bastante utilizado como combustível contrubuindo diretamente na diminuição da emissão de CO2 na atmosfera. As características dos transportadores de oxigênio são de extrema importância para a efetividade do processo CLC. Transportadores de oxigênio à base de ferro, manganês e óxidos mistos do tipo perovskita vem sendo vistos como opções atraentes para aplicação em CLC. Por isso, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo sintetizar e caracterizar transportadores de oxigênio à base de ferro e manganês produzidos através do método de combustão em solução com diferentes razões estequiométricas a fim de avalia-los em processos de recirculação química. As técnicas de caracterização utilizadas foram Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia Raman, Microscopia Eletrônica de Varredura por Emissão de campo (MEV-FEG), Redução a Temperatura Programada (TPR) e Análise Termogravimétrica (TGA). O método de síntese por combustão se mostrou eficiente na síntese de transportadores de oxigênio FE, FeMn 1:1 e FeMn 2:1, fato comprovado pelo DRX. No MEV nota-se que a morfologia dos materiais é modificada com a adição de manganês a estrutura, porém, quando tem-se excesso de óxido de ferro na estrutura a morfologia retorna a do transportador inicial. Através do consumo de H2 no RTP observou-se que o transportador FE apresentou maior Ro. Na análise de reatividade por ciclos de redução o transportador FeMn 1:1 teve aplicação destacada em processos de CLR e o FeMn 2:1 em processos CLC. Na análise termogravimétrica observou-se a oxidação dos materiais através do ganho de massa com aumento da temperatura. Por fim, todos os transportadores de oxigênio após reduzidos em CH4 se mostraram eficientes no retorno a sua fase inicial, quando expostos a atmosfera oxidante. |
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Silva, Joyce Cristine Araújo daRodolfo Luiz Bezerra de Araújo MedeirosMedeiros, Rodolfo Luiz Bezerra de AraújoAlbuquerque, Dener da SilvaMelo, Dulce Maria de Araújo2021-05-11T20:37:04Z2021-09-27T11:40:42Z2021-05-11T20:37:04Z2021-09-27T11:40:42Z2019-12-132016023313SILVA, Joyce Cristine Araujo da. PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE TRANSPORTADORES DE OXIGÊNIO À BASE DE Fe e Mn. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38263A geração de energia está diretamente ligada ao consumo de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural. A fim de atender, principalmente a demanda tecnológica, produz-se grande quantidade de gases que são intensificadores do efeito estufa, elevando a emissão de CO2, maior contribuinte do aquecimento global. As tecnologias de Captura e Armazenamento de CO2 (CAC) surgem como uma alternativa para alcançar a redução de CO2. A Combustão por Recirculação Química (Chemical Looping Combustion - CLC) tem se mostrado como uma tecnologia promissora na captura inerente de CO2 devido à baixa penalidade energética e baixo custo de captura comparado com as demais técnicas de CAC. A Reforma por Recirculação Química (Chemical Looping Reforming – CLR) é uma tecnologia que permite a produção H2, que atualmente tem sido bastante utilizado como combustível contrubuindo diretamente na diminuição da emissão de CO2 na atmosfera. As características dos transportadores de oxigênio são de extrema importância para a efetividade do processo CLC. Transportadores de oxigênio à base de ferro, manganês e óxidos mistos do tipo perovskita vem sendo vistos como opções atraentes para aplicação em CLC. Por isso, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo sintetizar e caracterizar transportadores de oxigênio à base de ferro e manganês produzidos através do método de combustão em solução com diferentes razões estequiométricas a fim de avalia-los em processos de recirculação química. As técnicas de caracterização utilizadas foram Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia Raman, Microscopia Eletrônica de Varredura por Emissão de campo (MEV-FEG), Redução a Temperatura Programada (TPR) e Análise Termogravimétrica (TGA). O método de síntese por combustão se mostrou eficiente na síntese de transportadores de oxigênio FE, FeMn 1:1 e FeMn 2:1, fato comprovado pelo DRX. No MEV nota-se que a morfologia dos materiais é modificada com a adição de manganês a estrutura, porém, quando tem-se excesso de óxido de ferro na estrutura a morfologia retorna a do transportador inicial. Através do consumo de H2 no RTP observou-se que o transportador FE apresentou maior Ro. Na análise de reatividade por ciclos de redução o transportador FeMn 1:1 teve aplicação destacada em processos de CLR e o FeMn 2:1 em processos CLC. Na análise termogravimétrica observou-se a oxidação dos materiais através do ganho de massa com aumento da temperatura. Por fim, todos os transportadores de oxigênio após reduzidos em CH4 se mostraram eficientes no retorno a sua fase inicial, quando expostos a atmosfera oxidante.Power generation is directly linked to the consumption of fossil fuels such as oil, coal and natural gas. One purpose, especially technological demand, produces a large volume of greenhouse gas intensifiers, increasing CO2 emissions, the largest contribution of global warming. CO2 capture and storage (CCS) technologies are emerging as an alternative to achieving CO2 reduction. Chemical Looping Combustion (CLC) has shown to be a promising technology for inherent CO2 capture due to low economic penalty and low reproduction cost with other CAC methods. Chemical Looping Reforming (CLR) is a technology that allows the production of H2, which has been widely used as a fuel today, directly reducing the emission of CO2 into the atmosphere. The characteristics of oxygen carriers are of utmost importance for the effectiveness of the CLC process. Iron, manganese, and mixed perovskite oxide-based oxygen carriers have been seen as attractive options for CLC application. Therefore, this course work aims to synthesize and characterize iron and manganese-based oxygen transporters, using the combustion method in solutions with different stereometric ratios in order to evaluate the chemical recirculation processes. The characterization techniques used were X-ray Diffraction (XRD), Raman Spectroscopy, Field Emission Scanning Electron Microscopy (SEM), Programmed Temperature Reduction (TPR) and Thermogravimetric Analysis (TGA). The combustion synthesis method proved to be efficient in the analysis of FE, FeMn 1: 1 and FeMn 2: 1 oxygen transporters, a fact proven by XRD. No SEM notes that the material morphology is modified with the addition of manganese to the structure, however, when iron oxide excess occurs in the morphology structure returned to the initial carrier. Through the consumption of H2 in the RTP, the FE transporter presented higher Ro. In reactivity analysis by FeMn 1: 1 reduction or transport cycles, applications were applied in CLR and FeMn 2: 1 processes in CLC processes. In thermogravimetric analysis, it is possible to use the oxidation of materials through mass gain with increasing temperature. Finally, all CH4-reduced oxygen carriers are efficient in returning to their initial phase when they expose an oxidized atmosphere.CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilQuímica bachareladoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCaptura de CO2CO2 captureCLCCLCCombustão por recirculação químicaChemical Recirculation CombustionFerroIronManganêsManganesePreparação e caracterização de transportadores de oxigênio à base de Fe e Mninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPreparacaoCaracterizacaoTransportadoresOxigenio_Silva_2019.pdfapplication/pdf2455991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38263/1/PreparacaoCaracterizacaoTransportadoresOxigenio_Silva_2019.pdf7b2a298dd61c93dd1b53e2977079390aMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38263/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38263/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/382632023-05-25 09:14:12.292oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-25T12:14:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A geração de energia está diretamente ligada ao consumo de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural. A fim de atender, principalmente a demanda tecnológica, produz-se grande quantidade de gases que são intensificadores do efeito estufa, elevando a emissão de CO2, maior contribuinte do aquecimento global. As tecnologias de Captura e Armazenamento de CO2 (CAC) surgem como uma alternativa para alcançar a redução de CO2. A Combustão por Recirculação Química (Chemical Looping Combustion - CLC) tem se mostrado como uma tecnologia promissora na captura inerente de CO2 devido à baixa penalidade energética e baixo custo de captura comparado com as demais técnicas de CAC. A Reforma por Recirculação Química (Chemical Looping Reforming – CLR) é uma tecnologia que permite a produção H2, que atualmente tem sido bastante utilizado como combustível contrubuindo diretamente na diminuição da emissão de CO2 na atmosfera. As características dos transportadores de oxigênio são de extrema importância para a efetividade do processo CLC. Transportadores de oxigênio à base de ferro, manganês e óxidos mistos do tipo perovskita vem sendo vistos como opções atraentes para aplicação em CLC. Por isso, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo sintetizar e caracterizar transportadores de oxigênio à base de ferro e manganês produzidos através do método de combustão em solução com diferentes razões estequiométricas a fim de avalia-los em processos de recirculação química. As técnicas de caracterização utilizadas foram Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia Raman, Microscopia Eletrônica de Varredura por Emissão de campo (MEV-FEG), Redução a Temperatura Programada (TPR) e Análise Termogravimétrica (TGA). O método de síntese por combustão se mostrou eficiente na síntese de transportadores de oxigênio FE, FeMn 1:1 e FeMn 2:1, fato comprovado pelo DRX. No MEV nota-se que a morfologia dos materiais é modificada com a adição de manganês a estrutura, porém, quando tem-se excesso de óxido de ferro na estrutura a morfologia retorna a do transportador inicial. Através do consumo de H2 no RTP observou-se que o transportador FE apresentou maior Ro. Na análise de reatividade por ciclos de redução o transportador FeMn 1:1 teve aplicação destacada em processos de CLR e o FeMn 2:1 em processos CLC. Na análise termogravimétrica observou-se a oxidação dos materiais através do ganho de massa com aumento da temperatura. Por fim, todos os transportadores de oxigênio após reduzidos em CH4 se mostraram eficientes no retorno a sua fase inicial, quando expostos a atmosfera oxidante. |
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