Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_b244adedee952d4363802c5354c6e90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14595 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Patricia Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/1475004692244374http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Andrade, João Maria Valença dehttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Nascimento, Rita Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/1608776186937258Silva, Rosália de Fátima e2014-12-17T14:36:52Z2014-12-052014-12-17T14:36:52Z2014-02-24ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores indígenas pankará ao processo de constituição do saber escolar. Para isso, partimos do pressuposto de que a constituição deste saber escolar se configura dentro de umamultiplicidade de sentidos. Ele se constitui em processos que englobam relações de interdependências, parcerias, conflitos e confrontações, envolvendo diferentes instituições. Neste processo, os professores pankará se encontram implicados, influenciam e são influenciados, estabelecendo circuitos de relações. Dessa maneira, práticas de significação e redes de saberes são instituídaspelos Pankará em aliança com os negros da Tiririca e junto às várias instituições com queminteragem, com o fim de criar e transformar saberes, atribuir sentidos e construir o currículo escolar. Sendo assim, é enquanto prática de significação que concebemos o currículo escolar, pois também é por meio dele que se constitui o saberensinado na escola pankará. A pesquisa foi realizada através da metodologia da Entrevista Compreensiva, numa abordagem multirreferencial, pois recorremos a um arcabouço teórico, diversificado, que nos ajuda a tecer um olhar mais plural no desenvolvimento do objeto de estudo. Para isso, nosso procedimento de coleta de dados foi o grupo focal e entrevistas individuais e nossa principal referência de análise as falas dos professores pankará e tiririqueiros. Na análise e interpretação dos dados, situamos a retomada da educação escolar pankará como ponto de partida mobilizador para compreendermos as configurações e processos desencadeados em torno das discussões e elaboração do currículo escolar, de maneira que, nesta construção curricular, o currículo escolar é concebido de várias formas, aspecto que influencia, significativamente, na multiplicidade de sentidos que são atribuídos à constituição do saber escolar. Por fim, abordamos aspectos que se destacaram no discurso dos professores pankará acerca dos sentidos atribuídos à constituição do saber escolar. O principal deles está relacionado à introdução da cultura do povo dentro da escola. Consideramos este aspecto uma importante chave interpretativa, pois é a partir dele que são desencadeadas mudanças e transformações na escola, o que também altera e influência a própria constituição do saber escolar. Além disso, também abordamos outra dimensão deste processo, que seriam asmudanças e transformações provocadas na própria dinâmica cultural do povo, tendo em vista o papel normatizador que a escola exerce no âmbito comunitário e sobre esta cultura que nela é introduzidaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolarEducation scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoirCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPatriciaFA_DISSERT.pdfapplication/pdf5622911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/1/PatriciaFA_DISSERT.pdf3c5f65fff7780a714fae9c1beba87886MD51TEXTPatriciaFA_DISSERT.pdf.txtPatriciaFA_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain437800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/6/PatriciaFA_DISSERT.pdf.txt7259a533dd55a336f7a6c306a3c15a58MD56THUMBNAILPatriciaFA_DISSERT.pdf.jpgPatriciaFA_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/7/PatriciaFA_DISSERT.pdf.jpge4a6d11e88d048d59f72d4e28d79bebdMD57123456789/145952017-11-02 00:55:10.83oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14595Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T03:55:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
title |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
spellingShingle |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE Almeida, Patricia Fortes de Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
title_full |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
title_fullStr |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
title_full_unstemmed |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
title_sort |
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE |
author |
Almeida, Patricia Fortes de |
author_facet |
Almeida, Patricia Fortes de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1475004692244374 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Andrade, João Maria Valença de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0350305925407630 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Nascimento, Rita Gomes do |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1608776186937258 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Patricia Fortes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosália de Fátima e |
contributor_str_mv |
Silva, Rosália de Fátima e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar |
topic |
Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.fra.fl_str_mv |
Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-05 2014-12-17T14:36:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/1/PatriciaFA_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/6/PatriciaFA_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/7/PatriciaFA_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c5f65fff7780a714fae9c1beba87886 7259a533dd55a336f7a6c306a3c15a58 e4a6d11e88d048d59f72d4e28d79bebd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832842777034752 |