Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Patricia Fortes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_b244adedee952d4363802c5354c6e90e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14595
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Patricia Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/1475004692244374http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Andrade, João Maria Valença dehttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Nascimento, Rita Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/1608776186937258Silva, Rosália de Fátima e2014-12-17T14:36:52Z2014-12-052014-12-17T14:36:52Z2014-02-24ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores indígenas pankará ao processo de constituição do saber escolar. Para isso, partimos do pressuposto de que a constituição deste saber escolar se configura dentro de umamultiplicidade de sentidos. Ele se constitui em processos que englobam relações de interdependências, parcerias, conflitos e confrontações, envolvendo diferentes instituições. Neste processo, os professores pankará se encontram implicados, influenciam e são influenciados, estabelecendo circuitos de relações. Dessa maneira, práticas de significação e redes de saberes são instituídaspelos Pankará em aliança com os negros da Tiririca e junto às várias instituições com queminteragem, com o fim de criar e transformar saberes, atribuir sentidos e construir o currículo escolar. Sendo assim, é enquanto prática de significação que concebemos o currículo escolar, pois também é por meio dele que se constitui o saberensinado na escola pankará. A pesquisa foi realizada através da metodologia da Entrevista Compreensiva, numa abordagem multirreferencial, pois recorremos a um arcabouço teórico, diversificado, que nos ajuda a tecer um olhar mais plural no desenvolvimento do objeto de estudo. Para isso, nosso procedimento de coleta de dados foi o grupo focal e entrevistas individuais e nossa principal referência de análise as falas dos professores pankará e tiririqueiros. Na análise e interpretação dos dados, situamos a retomada da educação escolar pankará como ponto de partida mobilizador para compreendermos as configurações e processos desencadeados em torno das discussões e elaboração do currículo escolar, de maneira que, nesta construção curricular, o currículo escolar é concebido de várias formas, aspecto que influencia, significativamente, na multiplicidade de sentidos que são atribuídos à constituição do saber escolar. Por fim, abordamos aspectos que se destacaram no discurso dos professores pankará acerca dos sentidos atribuídos à constituição do saber escolar. O principal deles está relacionado à introdução da cultura do povo dentro da escola. Consideramos este aspecto uma importante chave interpretativa, pois é a partir dele que são desencadeadas mudanças e transformações na escola, o que também altera e influência a própria constituição do saber escolar. Além disso, também abordamos outra dimensão deste processo, que seriam asmudanças e transformações provocadas na própria dinâmica cultural do povo, tendo em vista o papel normatizador que a escola exerce no âmbito comunitário e sobre esta cultura que nela é introduzidaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolarEducation scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoirCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPatriciaFA_DISSERT.pdfapplication/pdf5622911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/1/PatriciaFA_DISSERT.pdf3c5f65fff7780a714fae9c1beba87886MD51TEXTPatriciaFA_DISSERT.pdf.txtPatriciaFA_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain437800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/6/PatriciaFA_DISSERT.pdf.txt7259a533dd55a336f7a6c306a3c15a58MD56THUMBNAILPatriciaFA_DISSERT.pdf.jpgPatriciaFA_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/7/PatriciaFA_DISSERT.pdf.jpge4a6d11e88d048d59f72d4e28d79bebdMD57123456789/145952017-11-02 00:55:10.83oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14595Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T03:55:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
spellingShingle Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
Almeida, Patricia Fortes de
Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar
Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_full Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_fullStr Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_full_unstemmed Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_sort Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
author Almeida, Patricia Fortes de
author_facet Almeida, Patricia Fortes de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1475004692244374
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Andrade, João Maria Valença de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0350305925407630
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013805360280552
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Nascimento, Rita Gomes do
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1608776186937258
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Patricia Fortes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosália de Fátima e
contributor_str_mv Silva, Rosália de Fátima e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar
topic Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar
Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.fra.fl_str_mv Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-05
2014-12-17T14:36:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595
identifier_str_mv ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/1/PatriciaFA_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/6/PatriciaFA_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14595/7/PatriciaFA_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c5f65fff7780a714fae9c1beba87886
7259a533dd55a336f7a6c306a3c15a58
e4a6d11e88d048d59f72d4e28d79bebd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117699801710592