Comunicação e identidades: um estudo sobre as práticas culturais da comunidade quilombola de Capoeiras no Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Felipe Gibson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26327
Resumo: A mobilização de comunidades negras pelo reconhecimento como remanescentes dos quilombos, figura jurídica criada pela Constituição de 1988, envolve um processo complexo de construção identitária que tem na comunicação social uma das chaves de sua realização, afinal, é essencial que esses grupos tenham capacidade de materializar e comunicar a identidade que reivindicam. Esse processo é investigado nesta pesquisa por meio do estudo, em uma perspectiva comunicacional, de duas manifestações culturais – o pau furado e a capoeira – praticadas na comunidade remanescente dos quilombos de Capoeiras, localizada na zona rural do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. De maneira ampla, objetivamos compreender o funcionamento comunicacional de tais práticas culturais, bem como identificar os sentidos que provocam e os significados que carregam. Para tanto, combinamos pesquisas de campo e documental com um olhar comunicacional atento aos discursos e símbolos produzidos por esses grupos culturais, enxergando desde a maneira como são organizados por seus líderes quilombolas até os cantos, batidas dos tambores e movimentos corporais que os caracterizam. Ao mesmo tempo, revisitamos e analisamos a trajetória histórica dos quilombos brasileiros do período colonial até sua composição contemporânea como remanescentes dos quilombos. Por esse caminho, concluímos que o pau furado, uma dança ancestral da comunidade, e a capoeira, incorporada recentemente ao universo comunitário, podem ser reconhecidas como formas de comunicação que materializam a identidade quilombola local e os novos significados absorvidos na luta por reconhecimento de Capoeiras.
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Esse processo é investigado nesta pesquisa por meio do estudo, em uma perspectiva comunicacional, de duas manifestações culturais – o pau furado e a capoeira – praticadas na comunidade remanescente dos quilombos de Capoeiras, localizada na zona rural do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. De maneira ampla, objetivamos compreender o funcionamento comunicacional de tais práticas culturais, bem como identificar os sentidos que provocam e os significados que carregam. Para tanto, combinamos pesquisas de campo e documental com um olhar comunicacional atento aos discursos e símbolos produzidos por esses grupos culturais, enxergando desde a maneira como são organizados por seus líderes quilombolas até os cantos, batidas dos tambores e movimentos corporais que os caracterizam. Ao mesmo tempo, revisitamos e analisamos a trajetória histórica dos quilombos brasileiros do período colonial até sua composição contemporânea como remanescentes dos quilombos. Por esse caminho, concluímos que o pau furado, uma dança ancestral da comunidade, e a capoeira, incorporada recentemente ao universo comunitário, podem ser reconhecidas como formas de comunicação que materializam a identidade quilombola local e os novos significados absorvidos na luta por reconhecimento de Capoeiras.The mobilization of black communities by recognition as remnants of the quilombos, a legal figure created by the 1988 Constitution, involves a complex process of identity construction that has in the social communication one of the keys to realization, after all, it is essential for these groups to materialize and communicate the identity they claim. This process is investigated in this research, taking as object two cultural manifestations – pau furado and capoeira - practiced in Capoeiras, a remaining community of the quilombos located in the rural area of the city of Macaíba, in Rio Grande do Norte. In a broad way, we aim to understand the communicational functioning of these cultural practices, as well as to identify the senses they provoke and the meanings they carry. To do so, we combine field and documentary research with an attentive, communicational look at the discourses and symbols produced by these cultural groups. In this direction, we study the way they are organized by their quilombola leaders, besides the songs, beatings of the drums and corporal movements that characterize them. At the same time, we revisit and analyze the historical trajectory of the Brazilian quilombos of the colonial period until their contemporary composition as remnants of the quilombos. In this way, we conclude that the pau furado, an ancestral dance of the community, and capoeira, recently incorporated into the community universe, can be recognized as forms of communication that materialize the local quilombola identity and the new meanings absorbed in the struggle for recognition of Capoeiras.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAComunicaçãoPráticas sociaisIdentidadesQuilombolasCulturaComunicação e identidades: um estudo sobre as práticas culturais da comunidade quilombola de Capoeiras no Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.txtComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain299577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26327/2/Comunica%c3%a7%c3%a3oidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.txt12af959418e713fe0f3dc7e3d527ae50MD52THUMBNAILComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.jpgComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1862https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26327/3/Comunica%c3%a7%c3%a3oidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.jpg64cd1d9b936c22bb878d49d421bf5a1bMD53TEXTComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.txtComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain299577https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26327/2/Comunica%c3%a7%c3%a3oidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.txt12af959418e713fe0f3dc7e3d527ae50MD52THUMBNAILComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.jpgComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1862https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26327/3/Comunica%c3%a7%c3%a3oidentidadesestudo_Cunha_2018.pdf.jpg64cd1d9b936c22bb878d49d421bf5a1bMD53ORIGINALComunicaçãoidentidadesestudo_Cunha_2018.pdfapplication/pdf3232587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26327/1/Comunica%c3%a7%c3%a3oidentidadesestudo_Cunha_2018.pdfc5333cdd5051624a4907c72be4584960MD51123456789/263272019-01-30 08:48:36.582oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26327Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:48:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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