Caracterização dos materiais e misturas asfálticas utilizados na recuperação do sistema de pistas de uma base aérea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40783 |
Resumo: | A globalização tem causado, ao longo dos anos, um aumento considerável no volume do tráfego aéreo no Brasil, com uma maior frequência de voos e aeronaves cada vez mais pesadas. Isto resulta numa maior solicitação dos pavimentos aeroportuários, causando maior desgaste e, consequentemente, uma necessidade de realizar inspeções e manutenções mais frequentes. Um dos fatores mais importantes a ser observado na situação de um pavimento é a condição funcional de sua superfície, que dentre outros fatores, está relacionada à adequada escolha dos materiais e verificação dos parâmetros finais da mistura asfáltica. Dessa forma, a caracterização destes materiais e misturas é crucial para que o resultado final apresente o desempenho esperado, assim como uma vida útil prolongada. Este trabalho trata da caracterização dos materiais e misturas asfálticas utilizados na recuperação do sistema de pistas de uma base aérea. |
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Araújo, Felipe Lindbergh Pipolo deSantos Júnior, Olavo Francisco dosFreitas, Rodrigo DiasFreitas Neto, Osvaldo de2018-12-13T14:18:00Z2021-09-29T14:38:51Z2018-12-13T14:18:00Z2021-09-29T14:38:51Z2018-11-292013042262ARAUJO, Felipe Lindbergh Pipolo de. Caracterização dos materiais e misturas asfálticas utilizados na recuperação do sistema de pistas de uma base aérea. 2018. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40783A globalização tem causado, ao longo dos anos, um aumento considerável no volume do tráfego aéreo no Brasil, com uma maior frequência de voos e aeronaves cada vez mais pesadas. Isto resulta numa maior solicitação dos pavimentos aeroportuários, causando maior desgaste e, consequentemente, uma necessidade de realizar inspeções e manutenções mais frequentes. Um dos fatores mais importantes a ser observado na situação de um pavimento é a condição funcional de sua superfície, que dentre outros fatores, está relacionada à adequada escolha dos materiais e verificação dos parâmetros finais da mistura asfáltica. Dessa forma, a caracterização destes materiais e misturas é crucial para que o resultado final apresente o desempenho esperado, assim como uma vida útil prolongada. Este trabalho trata da caracterização dos materiais e misturas asfálticas utilizados na recuperação do sistema de pistas de uma base aérea.Globalization has caused, over the years, a considerable increase in the volume of air traffic in Brazil, with a higher frequency of flights and aircraft becoming heavier. This results in a higher demand for airport pavements, causing greater wear and, consequently, a need for more frequent inspections and maintenance. One of the most important factors to be observed in the situation of a pavement is its functional condition of its surface, which among other factors, is related to the proper choice of materials and verification of the final parameters of the asphalt mixture, so that the characterization of these materials and mixtures is crucial for the end result to deliver the expected performance as well as an extended shelf life. This work deals with the characterization of the materials and asphalt mixtures used in the recovery of the runway system of an air base.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilENGENHARIA CIVILPavimentoAeroportoFlexívelManutençãoPavementMaintenanceAirportCaracterização dos materiais e misturas asfálticas utilizados na recuperação do sistema de pistas de uma base aéreainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFELIPE LINDBERGH - TCC FINAL COM FICHA.pdfMONOGRAFIA FELIPE LINDBERGHapplication/pdf4523093https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40783/1/FELIPE%20LINDBERGH%20-%20TCC%20FINAL%20COM%20FICHA.pdf58cc88690c0ba8c8bab7ae47e68f8476MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40783/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTFELIPE LINDBERGH - TCC FINAL COM FICHA.pdf.txtExtracted texttext/plain155404https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40783/3/FELIPE%20LINDBERGH%20-%20TCC%20FINAL%20COM%20FICHA.pdf.txt2fcf68c283332b8ae50329cf27326daeMD53123456789/407832021-09-29 11:38:52.014oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:38:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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