A atuação de palhaças e palhaços: o hospital como palco de encontros
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23196 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma investigação em Artes Cênicas que teve como mote algumas inquietações pessoais da autora ao atuar como palhaça em hospitais de São Paulo e de Natal. A partir dessa experiência profissional, identificou-se que há peculiaridades no trabalho de atriz e de palhaça próprias aos diferentes espaços da sociedade. No contexto aqui pesquisado, destaca-se a necessidade que as figuras palhacescas têm de engendrar uma abertura em que possam se relacionar com os seres e com os acontecimentos do espaço e do tempo hospitalares. Por isso, pergunta-se: comparado aos demais âmbitos de atuação palhacesca, quais são as principais peculiaridades do hospital? Com base na experiência de profissionais palhaças e palhaços que atuam em contextos hospitalares, quais são os principais aspectos a serem considerados na atuação nesses espaços? No intuito de responder a essas questões, objetiva-se investigar a atuação de palhaças e palhaços em palcos hospitalares, contextualizando, para isso, tal atuação no âmbito das práticas cênicas. Além disso, a partir da descrição de experiências nos campos hospitalares, pretende-se identificar os principais aspectos que configuram essas vivências artísticas em contato com o cotidiano do hospital. Com base numa metodologia fenomenológica fundamentada em Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), buscou-se dialogar com experiências palhacescas hospitalares através de entrevistas realizadas com sete membros da Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Alegria, bem como com o palhaço Ésio Magalhães, que fez parte do elenco da ONG até o ano de 2003. Como resultados desta pesquisa propõe-se a discussão sobre o jogo cênico a partir da mescla das técnicas de treinamento pessoal e das sensibilidades de cada artista, como também a atuação palhacesca no hospital como experiências de encontros teatrais. Para tanto o referencial teórico abrange a Fenomenologia de Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), o conceito de Jogo colocado por Huizinga (2014) e os estudos brasileiros sobre o riso, o cômico e a palhacaria, tais como os de Burnier (2001), Viveiros de Castro (2005), Bolognesi (2006), Kásper (2004), Wuo (1999; 2011) e Sacchet (2009). |
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Brum, Daiani Cezimbra Severo Rossinihttp://lattes.cnpq.br/6728284014151656http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Hernandez, Márcia Maria Strazzacappahttp://lattes.cnpq.br/1574008360415424Haderchpek, Robson Carloshttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068Porpino, Karenine de Oliveira2017-05-29T19:04:09Z2017-05-29T19:04:09Z2017-02-10BRUM, Daiani Cezimbra Severo Rossini. A atuação de palhaças e palhaços: o hospital como palco de encontros. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23196O presente trabalho trata-se de uma investigação em Artes Cênicas que teve como mote algumas inquietações pessoais da autora ao atuar como palhaça em hospitais de São Paulo e de Natal. A partir dessa experiência profissional, identificou-se que há peculiaridades no trabalho de atriz e de palhaça próprias aos diferentes espaços da sociedade. No contexto aqui pesquisado, destaca-se a necessidade que as figuras palhacescas têm de engendrar uma abertura em que possam se relacionar com os seres e com os acontecimentos do espaço e do tempo hospitalares. Por isso, pergunta-se: comparado aos demais âmbitos de atuação palhacesca, quais são as principais peculiaridades do hospital? Com base na experiência de profissionais palhaças e palhaços que atuam em contextos hospitalares, quais são os principais aspectos a serem considerados na atuação nesses espaços? No intuito de responder a essas questões, objetiva-se investigar a atuação de palhaças e palhaços em palcos hospitalares, contextualizando, para isso, tal atuação no âmbito das práticas cênicas. Além disso, a partir da descrição de experiências nos campos hospitalares, pretende-se identificar os principais aspectos que configuram essas vivências artísticas em contato com o cotidiano do hospital. Com base numa metodologia fenomenológica fundamentada em Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), buscou-se dialogar com experiências palhacescas hospitalares através de entrevistas realizadas com sete membros da Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Alegria, bem como com o palhaço Ésio Magalhães, que fez parte do elenco da ONG até o ano de 2003. Como resultados desta pesquisa propõe-se a discussão sobre o jogo cênico a partir da mescla das técnicas de treinamento pessoal e das sensibilidades de cada artista, como também a atuação palhacesca no hospital como experiências de encontros teatrais. Para tanto o referencial teórico abrange a Fenomenologia de Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), o conceito de Jogo colocado por Huizinga (2014) e os estudos brasileiros sobre o riso, o cômico e a palhacaria, tais como os de Burnier (2001), Viveiros de Castro (2005), Bolognesi (2006), Kásper (2004), Wuo (1999; 2011) e Sacchet (2009).This work is an investigation in Scenic Arts that had as motto some personal concerns of the author when acting as a clown in hospitals of São Paulo and Natal. From this professional experience, it has been identified that there are peculiarities in the work of actress and clown in different spaces of the society. In the context researched here, it is emphasized the need for the clowns to have to engender an opening in which they can relate to beings and to the events of space and hospital time. Therefore, it is asked: based on the experience of professional clowns who work in hospital settings, what are the main aspects to be considered in acting in these spaces? In order to answer these questions, the objective is to investigate the performance of clowns in hospitals, contextualizing, for this, such action within the framework of scenic practices. In addition, from the description of experiences in the hospital fields, we intend to identify the main aspects that configure these artistic experiences in contact with the daily life of the hospital. Based on a phenomenological methodology based on Merleau-Ponty (2006, 2007, 2011), we sought to dialogue with hospital clownings experiences through interviews with seven members of the Non-Governmental Organization (NGOs) Doutores da Alegria, as well as the clown Ésio Magalhães, who was part of the NGO's cast until the year 2003. As a result of this research, we propose to discuss the scenic play based on the mixture of personal training techniques and the sensibilities of each artist, as well as the performance of clown in the hospital as experiences of theatrical meetings. In order to do so, the theoretical reference covers the Merleau-Ponty Phenomenology (2006, 2007, 2011), the play concept posed by Huizinga (2014) and the Brazilian studies on laughter, comics and palhacaria, such as Burnier 2001), Viveiros de Castro (2005), Bolognesi (2006), Kásper (2004), Wuo (1999; 2011) and Sacchet (2009).porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASAtuação cênicaTeatroPalhaçaria hospitalarEncontroFenomenologiaA atuação de palhaças e palhaços: o hospital como palco de encontrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdfAtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdfapplication/pdf3338392https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23196/1/AtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf059da76945367fec0e873b6012061f99MD51TEXTDaianiCezimbraSeveroRossiniBrum_DISSERT.pdf.txtDaianiCezimbraSeveroRossiniBrum_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain309857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23196/4/DaianiCezimbraSeveroRossiniBrum_DISSERT.pdf.txtd5550d42871b310fa35aef8a978aa2e3MD54AtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf.txtAtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain309857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23196/6/AtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf.txtd5550d42871b310fa35aef8a978aa2e3MD56THUMBNAILDaianiCezimbraSeveroRossiniBrum_DISSERT.pdf.jpgDaianiCezimbraSeveroRossiniBrum_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23196/5/DaianiCezimbraSeveroRossiniBrum_DISSERT.pdf.jpgf9b79ffb74094178ebd62d5ed0a34cf0MD55AtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf.jpgAtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23196/7/AtuacaoPalhacasPalhacos_Brum_2017.pdf.jpgf9b79ffb74094178ebd62d5ed0a34cf0MD57123456789/231962019-01-30 00:47:54.442oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T03:47:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho trata-se de uma investigação em Artes Cênicas que teve como mote algumas inquietações pessoais da autora ao atuar como palhaça em hospitais de São Paulo e de Natal. A partir dessa experiência profissional, identificou-se que há peculiaridades no trabalho de atriz e de palhaça próprias aos diferentes espaços da sociedade. No contexto aqui pesquisado, destaca-se a necessidade que as figuras palhacescas têm de engendrar uma abertura em que possam se relacionar com os seres e com os acontecimentos do espaço e do tempo hospitalares. Por isso, pergunta-se: comparado aos demais âmbitos de atuação palhacesca, quais são as principais peculiaridades do hospital? Com base na experiência de profissionais palhaças e palhaços que atuam em contextos hospitalares, quais são os principais aspectos a serem considerados na atuação nesses espaços? No intuito de responder a essas questões, objetiva-se investigar a atuação de palhaças e palhaços em palcos hospitalares, contextualizando, para isso, tal atuação no âmbito das práticas cênicas. Além disso, a partir da descrição de experiências nos campos hospitalares, pretende-se identificar os principais aspectos que configuram essas vivências artísticas em contato com o cotidiano do hospital. Com base numa metodologia fenomenológica fundamentada em Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), buscou-se dialogar com experiências palhacescas hospitalares através de entrevistas realizadas com sete membros da Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Alegria, bem como com o palhaço Ésio Magalhães, que fez parte do elenco da ONG até o ano de 2003. Como resultados desta pesquisa propõe-se a discussão sobre o jogo cênico a partir da mescla das técnicas de treinamento pessoal e das sensibilidades de cada artista, como também a atuação palhacesca no hospital como experiências de encontros teatrais. Para tanto o referencial teórico abrange a Fenomenologia de Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), o conceito de Jogo colocado por Huizinga (2014) e os estudos brasileiros sobre o riso, o cômico e a palhacaria, tais como os de Burnier (2001), Viveiros de Castro (2005), Bolognesi (2006), Kásper (2004), Wuo (1999; 2011) e Sacchet (2009). |
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