Usabilidade e acessibilidade no Repositório de Informação Acessível da UFRN: avaliação ergonômica de interfaces Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Margareth Maciel Figueiredo Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21773
Resumo: Esta pesquisa visa avaliar os requisitos ergonômicos de usabilidade e acessibilidade presentes na interface do Repositório de Informação Acessível, considerando a opinião dos usuários com baixa visão e cegueira. A operacionalização deste objetivo geral deu-se por meio dos seguintes objetivos específicos: a) verificar a funcionalidade de botões e links apresentados na interface do Repositório de Informação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; b) identificar os entraves e inconsistências de usabilidade e acessibilidade na interface; c) conhecer os pontos passíveis de melhorias da interface do Repositório de Informação Acessível que contribuam com subsídios para elaboração de proposta de intervenção a ser realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se caracterizou como exploratória, descritiva e aplicada, empregando a estratégia metodológica de estudo de caso, com base em uma abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita com o desenvolvimento de teste de usabilidade, observação participante e questionário semiaberto. Para a análise quantitativa dos dados foi empregado o método estatístico; e para a análise qualitativa foi adotada a análise de conteúdo. Para a convergência dos resultados foi empregada a triangulação dos dados para múltiplos instrumentos. A amostra investigada foi composta por oito usuários cadastrados no Repositório de Informação Acessível, representando 25% dessa população. Quanto à caracterização dos participantes, a análise evidenciou o seguinte perfil: mulheres (50%), entre 31 e 40 anos, três com baixa visão e uma com cegueira, sendo três na graduação e uma na pós-graduação; homens (50%), entre 34 e 53 anos, todos com cegueira, sendo dois na graduação e dois na pós-graduação. Os resultados revelaram pontos necessários de mudanças na interface do repositório. Identificação de pontos de entraves para as funções: legendas descritivas e tamanho inadequado de botões e ícones, como botões de contraste, mapa do site e botões iniciar e encerrar sessão; não funcionalidade do mapa do site e atalhos, bem como inexistência de uma função retorno. Verificou-se ainda que, independentemente dos entraves, os participantes aplicaram outras medidas para concluir os testes. Quanto ao registro de recomendações, destacam-se a necessidade de legenda descritiva, aumento de ícones, ativação de links inativos, implantação de novos recursos e avaliação técnica periódica. A pesquisa também comprovou que os participantes conceberam a identificação de inconsistências e sugestões de melhorias como fator de aprimoramento para a interface, confirmando que o estado do site no momento do teste foi considerado como aceitável. Considera-se que devido às constantes mudanças das tecnologias e possíveis demandas dos usuários reais e potenciais do repositório, serão necessárias novas avaliações, no futuro, para confirmar a qualidade do serviço.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21773Esta pesquisa visa avaliar os requisitos ergonômicos de usabilidade e acessibilidade presentes na interface do Repositório de Informação Acessível, considerando a opinião dos usuários com baixa visão e cegueira. A operacionalização deste objetivo geral deu-se por meio dos seguintes objetivos específicos: a) verificar a funcionalidade de botões e links apresentados na interface do Repositório de Informação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; b) identificar os entraves e inconsistências de usabilidade e acessibilidade na interface; c) conhecer os pontos passíveis de melhorias da interface do Repositório de Informação Acessível que contribuam com subsídios para elaboração de proposta de intervenção a ser realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se caracterizou como exploratória, descritiva e aplicada, empregando a estratégia metodológica de estudo de caso, com base em uma abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita com o desenvolvimento de teste de usabilidade, observação participante e questionário semiaberto. Para a análise quantitativa dos dados foi empregado o método estatístico; e para a análise qualitativa foi adotada a análise de conteúdo. Para a convergência dos resultados foi empregada a triangulação dos dados para múltiplos instrumentos. A amostra investigada foi composta por oito usuários cadastrados no Repositório de Informação Acessível, representando 25% dessa população. Quanto à caracterização dos participantes, a análise evidenciou o seguinte perfil: mulheres (50%), entre 31 e 40 anos, três com baixa visão e uma com cegueira, sendo três na graduação e uma na pós-graduação; homens (50%), entre 34 e 53 anos, todos com cegueira, sendo dois na graduação e dois na pós-graduação. Os resultados revelaram pontos necessários de mudanças na interface do repositório. Identificação de pontos de entraves para as funções: legendas descritivas e tamanho inadequado de botões e ícones, como botões de contraste, mapa do site e botões iniciar e encerrar sessão; não funcionalidade do mapa do site e atalhos, bem como inexistência de uma função retorno. Verificou-se ainda que, independentemente dos entraves, os participantes aplicaram outras medidas para concluir os testes. Quanto ao registro de recomendações, destacam-se a necessidade de legenda descritiva, aumento de ícones, ativação de links inativos, implantação de novos recursos e avaliação técnica periódica. A pesquisa também comprovou que os participantes conceberam a identificação de inconsistências e sugestões de melhorias como fator de aprimoramento para a interface, confirmando que o estado do site no momento do teste foi considerado como aceitável. Considera-se que devido às constantes mudanças das tecnologias e possíveis demandas dos usuários reais e potenciais do repositório, serão necessárias novas avaliações, no futuro, para confirmar a qualidade do serviço.This research aims to evaluate the ergonomic requirements of usability and accessibility present in the Accessible Information Repository interface, based on the opinion of users with low vision and blindness. The implementation of this overall goal was given by the following specific objectives: a) check functionality of buttons and links in the Accessible Information Repository interface of Federal University of Rio Grande do Norte, b) identify obstacles and inconsistencies in the interface usability and accessibility, c) know the points liable to improvements in the Accessible Information Repository interface that contribute with subsidies to the elaboration of intervention proposal to be held at the Federal University of Rio Grande do Norte. The research is characterized as exploratory, descriptive and applied, using the methodological strategy of case study, based on a quantitative and qualitative approach. Data collection was made with the development of usability testing, participant observation and semi-open questionnaire. For quantitative analysis of the data was used the statistical method; and for the qualitative analysis was used content analysis. For the convergence of the results it used the triangulation of data for multiple instruments. The sample studied was composed of eight registered users in the Accessible Information Repository, representing 25 % of this population. As for the characterization of the participants, the analysis showed the following profile: women (50%), between 31 and 40 years, three with low vision and one with blindness, being three undergraduate and one a graduate student; men (50%), between 34 and 53 years, all with blindness, two undergraduate and two graduate students. The results showed points with necessity of changes in the interface repository. Identification of points of obstacles to the functions: descriptive captions and inadequate size of buttons and icons, such as contrast buttons, site map and start and end session buttons; lack of functionality in the map of the site and shortcuts, as well as lack of a return function. It was also found that regardless of obstacles, participants applied other measures to complete the tests. As for the registration recommendations, we highlight the need for descriptive caption, increase of icons size, activation of inactive links, implementation of new features and periodic technical evaluation. The survey also proved that the participants conceived the identification of inconsistencies and suggestions for improvements as enhancement factor for the interface, confirming that the condition of the site at the time of the test was considered acceptable. It is considered that due to constant changes in technologies and possible demands of the actual and potential users of the repository, it will be required new evaluations in the future to confirm the quality of service.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISBibliotecas digitais acessíveisInterface acessívelErgonomiaPessoa com deficiência visualAcessibilidade comunicacionalUsabilidade e acessibilidade no Repositório de Informação Acessível da UFRN: avaliação ergonômica de interfaces Webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdfMargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdfapplication/pdf5374959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21773/1/MargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdfaf8ea9be1b3ac087e4b37a8f800ee0abMD51TEXTMargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdf.txtMargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain408339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21773/4/MargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdf.txt2f7ed4164cb18cae3849d20ede749f4cMD54THUMBNAILMargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdf.jpgMargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2461https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21773/5/MargarethMacielFigueiredoDiasFurtado_DISSERT.pdf.jpgf1b3e6e63b2d47c4c750a47a2a987145MD55123456789/217732017-11-02 15:35:32.82oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21773Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T18:35:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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