Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Maíra Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30017
Resumo: O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.
id UFRN_b87d56106a1457ffbfbe208d344c4737
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30017
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cabral, Maíra SoaresMendes, Jean Joubert FreitasOliveira, Mário André WanderleyLima, Agostinho Jorge de2020-09-10T18:28:43Z2020-09-10T18:28:43Z2018-09-06CABRAL, Maíra Soares. Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30017O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.Coco de Zambê is one of the specificities of the coco genus, and, according to research already done, occurs exclusively in the state of Rio Grande do Norte. In Coco de Zambê by Master Geraldo only men can dance or perform the instruments beyond the fact of being formed only by members of the Master's own family. There are currently some researches on this specific type of coconut, such as Cyro Lins (2009) about the Coco de Zambê de Sibaúma, Jaildo Gurgel da Costa (2011) and Teodora Araújo (2006), more specifically the group studied here, but dealing with aspects related to dance (ARAUJO, 2006) and other musical works of the family of Mestre Geraldo (COSTA, 2011). In our research we observe the context in which the music of Coco de Zambê by Mestre Geraldo is made so that we can also understand its musical practices and realize how these practices and the context itself are affected by the music itself. Another aspect studied was the musical transmission within the group, aiming not only to understand how the processes of transmission of musical aspects per se happen, but more broadly of their cultural values. In this way, it was sought to understand the musical practices occurring within the group from the notions of "music in culture" and "music as culture" (MERRIAN, 1964), in order to understand how the context influences the structuring of music produced by them how to understand if the context itself is not delineated from the music they make. It is hoped, therefore, that this research may contribute to the construction of knowledge about the most comprehensive genus of the coconut, and more specifically, by providing information and analysis on the musical practices of Coco de Zambê by Mestre Geraldo on the maintenance and changes in these practices and the transmission of knowledge as the central axis for these processes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCoco de ZambêCocoPerformanceTransmissão musicalPerformance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPerformancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.txtPerformancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain269009https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30017/2/Performancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.txt265759efc8ed6171740279f12678a223MD52THUMBNAILPerformancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.jpgPerformancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30017/3/Performancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.jpgc833ff3e2cd5bbd076ddb17b60a41945MD53ORIGINALPerformancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdfapplication/pdf2419600https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30017/1/Performancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf004d6ae49d10b8df10917efddec144c3MD51123456789/300172020-09-13 04:58:38.494oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30017Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:58:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
title Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
spellingShingle Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
Cabral, Maíra Soares
Coco de Zambê
Coco
Performance
Transmissão musical
title_short Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
title_full Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
title_fullStr Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
title_full_unstemmed Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
title_sort Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
author Cabral, Maíra Soares
author_facet Cabral, Maíra Soares
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Mário André Wanderley
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Maíra Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Agostinho Jorge de
contributor_str_mv Lima, Agostinho Jorge de
dc.subject.por.fl_str_mv Coco de Zambê
Coco
Performance
Transmissão musical
topic Coco de Zambê
Coco
Performance
Transmissão musical
description O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-10T18:28:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-10T18:28:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRAL, Maíra Soares. Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30017
identifier_str_mv CABRAL, Maíra Soares. Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30017/2/Performancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30017/3/Performancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30017/1/Performancetransmissaomusical_Cabral_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 265759efc8ed6171740279f12678a223
c833ff3e2cd5bbd076ddb17b60a41945
004d6ae49d10b8df10917efddec144c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117542779551744