O quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero charge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Mirtes de Macedo Dantas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30916
Resumo: A seguinte pesquisa-ação com abordagem qualitativa dos dados, organizou-se a partir da fase exploratória, na qual foi constituído um primeiro levantamento ou diagnóstico e, assim, identificamos o problema de compreensão textual. Então, levantamos o seguinte questionamento: como melhorar a compreensão leitora dos estudantes do Ensino Fundamental? Sabemos que são inúmeros os problemas de aprendizagem no cotidiano da sala de aula, dentre eles, observamos que os alunos apresentam como uma das dificuldades, a leitura e a compreensão de textos. Assim, o fato decisivo para que esta pesquisa tivesse esse foco de discussão partiu da aplicação de um questionário com os discentes, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, na cidade de Santa Cruz-RN. Para isso, escolhemos o gênero multimodal charge, tendo em vista que, com o surgimento das mídias tecnológicas, textos que apresentam multisemioses estão cada vez mais presentes no cotidiano dos aprendizes. Desse modo, nosso objetivo geral foi investigar se os alunos são capazes de construir sentido através da leitura de textos multimodais do gênero charge. Como objetivos específicos, evidenciou-se: analisar a compreensão dos alunos quanto à leitura do texto multimodal e averiguar os resultados alcançados com relação à construção de sentido que os alunos fizeram a partir da leitura da charge. Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), visto que o locus foi a própria sala de aula. A pesquisa é de base qualitativa, porque analisamos a leitura e a compreensão dos alunos através de uma abordagem interpretativista, pelo método dedutivo, a partir da aplicação de uma sequência didática tendo como base os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como referencial, utilizamos ainda, os estudos de Bortoni-Ricardo (2008), a respeito do professor-pesquisador, Antunes (2003), no que se refere às aulas de Língua Portuguesa, Marcuschi (2005), na abordagem dos gêneros textuais, Koch e Elias (2006), e ainda, Solé (1998) na leitura e compreensão de texto, Dionísio (2006), no que concerne à multimodalidade presente nos textos, Oliveira (2001), Ramos (2009), Flôres (2002), Romualdo (2000/2004), Mouco (2007) a respeito do gênero charge. Quanto aos resultados alcançados, na leitura da primeira charge, sem a intervenção do professor, os alunos demostraram apenas o conhecimento de mundo sobre a imagem, atentando para as linguagens verbal e não verbal, porém, ainda de forma superficial. Nas leituras seguintes, após a aplicação da Sequência Didática, os alunos continuaram apoiando-se em seus conhecimentos e experiências prévias, mas também, analisaram no texto, de forma mais particularizada, os aspectos multimodais (cromáticos, icônicos e tipográficos) e, ainda, conforme Antunes (2010), consideraram os aspectos globais do texto, sendo eles, o universo de referência, a unidade semântica (temática), o propósito comunicativo, os esquemas de composição e as relações com outros textos (intertextualidade). Assim, concluímos que esse trabalho de pesquisa trouxe resultados positivos, pois os dados revelaram um avanço significativo nas habilidades de leitura dos alunos participantes, visto que apresentaram uma melhoria quanto à compreensão leitora do texto multimodal.
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spelling Silva, Sara Mirtes de Macedo DantasAzevedo, Josilete Alves Moreira deSilva, Ananias Agostinho daMedeiros, Maria Assunção Silva2020-12-08T18:47:03Z2020-12-08T18:47:03Z2020-08-10SILVA, Sara Mirtes de Macedo Dantas. O quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero charge. 2020. 229f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30916A seguinte pesquisa-ação com abordagem qualitativa dos dados, organizou-se a partir da fase exploratória, na qual foi constituído um primeiro levantamento ou diagnóstico e, assim, identificamos o problema de compreensão textual. Então, levantamos o seguinte questionamento: como melhorar a compreensão leitora dos estudantes do Ensino Fundamental? Sabemos que são inúmeros os problemas de aprendizagem no cotidiano da sala de aula, dentre eles, observamos que os alunos apresentam como uma das dificuldades, a leitura e a compreensão de textos. Assim, o fato decisivo para que esta pesquisa tivesse esse foco de discussão partiu da aplicação de um questionário com os discentes, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, na cidade de Santa Cruz-RN. Para isso, escolhemos o gênero multimodal charge, tendo em vista que, com o surgimento das mídias tecnológicas, textos que apresentam multisemioses estão cada vez mais presentes no cotidiano dos aprendizes. Desse modo, nosso objetivo geral foi investigar se os alunos são capazes de construir sentido através da leitura de textos multimodais do gênero charge. Como objetivos específicos, evidenciou-se: analisar a compreensão dos alunos quanto à leitura do texto multimodal e averiguar os resultados alcançados com relação à construção de sentido que os alunos fizeram a partir da leitura da charge. Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), visto que o locus foi a própria sala de aula. A pesquisa é de base qualitativa, porque analisamos a leitura e a compreensão dos alunos através de uma abordagem interpretativista, pelo método dedutivo, a partir da aplicação de uma sequência didática tendo como base os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como referencial, utilizamos ainda, os estudos de Bortoni-Ricardo (2008), a respeito do professor-pesquisador, Antunes (2003), no que se refere às aulas de Língua Portuguesa, Marcuschi (2005), na abordagem dos gêneros textuais, Koch e Elias (2006), e ainda, Solé (1998) na leitura e compreensão de texto, Dionísio (2006), no que concerne à multimodalidade presente nos textos, Oliveira (2001), Ramos (2009), Flôres (2002), Romualdo (2000/2004), Mouco (2007) a respeito do gênero charge. Quanto aos resultados alcançados, na leitura da primeira charge, sem a intervenção do professor, os alunos demostraram apenas o conhecimento de mundo sobre a imagem, atentando para as linguagens verbal e não verbal, porém, ainda de forma superficial. Nas leituras seguintes, após a aplicação da Sequência Didática, os alunos continuaram apoiando-se em seus conhecimentos e experiências prévias, mas também, analisaram no texto, de forma mais particularizada, os aspectos multimodais (cromáticos, icônicos e tipográficos) e, ainda, conforme Antunes (2010), consideraram os aspectos globais do texto, sendo eles, o universo de referência, a unidade semântica (temática), o propósito comunicativo, os esquemas de composição e as relações com outros textos (intertextualidade). Assim, concluímos que esse trabalho de pesquisa trouxe resultados positivos, pois os dados revelaram um avanço significativo nas habilidades de leitura dos alunos participantes, visto que apresentaram uma melhoria quanto à compreensão leitora do texto multimodal.The following action research with a qualitative approach to the data was organized from the exploratory phase, in which a first survey or diagnosis was constituted, and thus, we identified the problem of textual understanding. So, we raised the following question: how to improve the reading comprehension of Elementary School students? We know that there are countless learning problems in the classroom, among them, we observed that students present as one of the difficulties, reading and comprehension of texts. Thus, the decisive fact for this research to have this focus of discussion came from the application of a questionnaire with the students, in a class of the 9th grade of elementary school, from a public school, in the city of Santa CruzRN. For this, we chose the multimodal cartoon genre, considering that, with the emergence of technological media, texts with multisemiosis are increasingly present in the daily lives of apprentices. Thus, our general objective was to investigate whether students are able make sense by reading multimodal texts of the cartoon genre. As specific objectives, evidence: to analyze the students' understanding of the reading of the multimodal text and sought to ascertain the results achieved in relation to the construction of meaning that students made from reading the cartoon. As for the methodology, we conducted an action research, according to Thiollent (2011), since the locus was the classroom itself. The research is of a qualitative basis, because we analyze the students` reading and understanding through an interpretative approach, from the application of a didactic sequence based on the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). As a reference, we also use the studies of Bortoni-Ricardo (2008) about the teacher-researcher, Antunes (2003), with regard to Portuguese Language classes, Marcuschi (2005), in the approach of textual genres, Koch and Elias (2006), and still, Solé (1998) in reading and understanding the text, Dionísio (2006), regarding the multimodality present in the texts, Oliveira (2001), Ramos (2009), Flôres (2002), Romualdo (2000/2004), Mouco (2007) about the cartoon genre. As for the results achieved, in reading the first cartoon, without the intervention of the teacher, the students showed only the knowledge of the world about the image, paying attention to the verbal and non-verbal languages, however, still in a superficial way. In the following readings, after applying the Didactic Sequence, the students continued to rely on their previous knowledge and experience, but also, they analyzed in the text, in a more particular way, the multimodal aspects (chromatic, iconic and typographic) and, also, according to Antunes (2010), considering the global aspects of the text, being them, the reference universe, the semantic unity (thematic), the communicative purpose, the composition schemes, and the relations with other texts (intertextuality). Thus, we conclude that this research work brought positive results, because the data revealed a significant advance in the reading skills of the participating students, since they showed an improvement in terms of reading comprehension of the multimodal text.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilEnsinoLeituraMultimodalidadeChargeO quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero chargeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuadrinhosalaaula_Silva_2020.pdfapplication/pdf41221884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30916/1/Quadrinhosalaaula_Silva_2020.pdfcd62afa32c7fe4b5d72e25fe51c49b52MD51TEXTQuadrinhosalaaula_Silva_2020.pdf.txtQuadrinhosalaaula_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain204877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30916/2/Quadrinhosalaaula_Silva_2020.pdf.txt239a4d5e1a9d7e7298b0382a43fc71c2MD52THUMBNAILQuadrinhosalaaula_Silva_2020.pdf.jpgQuadrinhosalaaula_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30916/3/Quadrinhosalaaula_Silva_2020.pdf.jpgdf5b4be7d353a63f547383acc28532cbMD53123456789/309162020-12-13 05:02:28.882oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30916Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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