Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Antônia Caroline Torres
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692
Resumo: A presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado.
id UFRN_b89f87c1f51ce2b859b41d76186d9cb0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31692
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rodrigues, Antônia Caroline Torreshttp://lattes.cnpq.br/9254723603090712http://lattes.cnpq.br/9989009345118785Dantas, Alexsandro Galeno Araújohttp://lattes.cnpq.br/2568499843473943Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melohttp://lattes.cnpq.br/3412127716386883França, Fagner Torres de2021-03-05T00:16:24Z2021-03-05T00:16:24Z2020-08-31RODRIGUES, Antônia Caroline Torres. Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692A presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado.That this research seeks to analyze how the Do It Yourself (DIY) tutorials, in Portuguese do it yourself, published on YouTube can be an agent of resumption of cooperation through active subjects using the platform. The qualitative research took the channel “Amanda and Fernando” as the object of study, as a theoretical and methodological resource the categories of mutual interaction and reactive interaction were used (PRIMO, 2000) to analyze the means that enable cooperation. Sixteen videos were analyzed, including the ten most viewed DIY tutorials on the channel. As a theoretical contribution, the categories of cooperation were mobilized (SENNETT, 2012), craftsman (SENNETT, 2013), cognitive surplus (SHIRKY, 2011), cooperative consumption (BAUMAN, 1998). It was noted that despite the youtuber being the main promoter of knowledge through DIY tutorials and acting as a craftsman both in terms of making objects and passing on knowledge, users through mutual interaction represented through comments also share their knowledge. as a way to improve DIY tutorials. Thus, it is concluded that cooperation happens through mutual interaction, allowing horizontal knowledge to connect the active subjects of the channel and benefit both youtuber, with new knowledge and the users who will do the DIY tutorial, now improved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCooperaçãoArtíficeTutorialDIYYoutubeJuntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txtJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain267209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/2/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txt36c984a094e217da91095b09f5676207MD52THUMBNAILJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpgJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/3/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpg6293e6fe541672c2a9421e6b4c2297f3MD53ORIGINALJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdfapplication/pdf2978153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/1/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdfa7a67e4b9c208f34e30d8bd597367d2cMD51123456789/316922021-03-07 05:50:22.2oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-07T08:50:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
title Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
spellingShingle Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
Rodrigues, Antônia Caroline Torres
Cooperação
Artífice
Tutorial
DIY
Youtube
title_short Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
title_full Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
title_fullStr Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
title_full_unstemmed Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
title_sort Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
author Rodrigues, Antônia Caroline Torres
author_facet Rodrigues, Antônia Caroline Torres
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9254723603090712
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9989009345118785
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2568499843473943
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3412127716386883
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Antônia Caroline Torres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Fagner Torres de
contributor_str_mv França, Fagner Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Artífice
Tutorial
DIY
Youtube
topic Cooperação
Artífice
Tutorial
DIY
Youtube
description A presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-05T00:16:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-05T00:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Antônia Caroline Torres. Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692
identifier_str_mv RODRIGUES, Antônia Caroline Torres. Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/2/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/3/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/1/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36c984a094e217da91095b09f5676207
6293e6fe541672c2a9421e6b4c2297f3
a7a67e4b9c208f34e30d8bd597367d2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117896093040640