Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692 |
Resumo: | A presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado. |
id |
UFRN_b89f87c1f51ce2b859b41d76186d9cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31692 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Antônia Caroline Torreshttp://lattes.cnpq.br/9254723603090712http://lattes.cnpq.br/9989009345118785Dantas, Alexsandro Galeno Araújohttp://lattes.cnpq.br/2568499843473943Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melohttp://lattes.cnpq.br/3412127716386883França, Fagner Torres de2021-03-05T00:16:24Z2021-03-05T00:16:24Z2020-08-31RODRIGUES, Antônia Caroline Torres. Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692A presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado.That this research seeks to analyze how the Do It Yourself (DIY) tutorials, in Portuguese do it yourself, published on YouTube can be an agent of resumption of cooperation through active subjects using the platform. The qualitative research took the channel “Amanda and Fernando” as the object of study, as a theoretical and methodological resource the categories of mutual interaction and reactive interaction were used (PRIMO, 2000) to analyze the means that enable cooperation. Sixteen videos were analyzed, including the ten most viewed DIY tutorials on the channel. As a theoretical contribution, the categories of cooperation were mobilized (SENNETT, 2012), craftsman (SENNETT, 2013), cognitive surplus (SHIRKY, 2011), cooperative consumption (BAUMAN, 1998). It was noted that despite the youtuber being the main promoter of knowledge through DIY tutorials and acting as a craftsman both in terms of making objects and passing on knowledge, users through mutual interaction represented through comments also share their knowledge. as a way to improve DIY tutorials. Thus, it is concluded that cooperation happens through mutual interaction, allowing horizontal knowledge to connect the active subjects of the channel and benefit both youtuber, with new knowledge and the users who will do the DIY tutorial, now improved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCooperaçãoArtíficeTutorialDIYYoutubeJuntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txtJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain267209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/2/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txt36c984a094e217da91095b09f5676207MD52THUMBNAILJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpgJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/3/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpg6293e6fe541672c2a9421e6b4c2297f3MD53ORIGINALJuntospelofazer_Rodrigues_2020.pdfapplication/pdf2978153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/1/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdfa7a67e4b9c208f34e30d8bd597367d2cMD51123456789/316922021-03-07 05:50:22.2oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-07T08:50:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
title |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
spellingShingle |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube Rodrigues, Antônia Caroline Torres Cooperação Artífice Tutorial DIY Youtube |
title_short |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
title_full |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
title_fullStr |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
title_full_unstemmed |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
title_sort |
Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube |
author |
Rodrigues, Antônia Caroline Torres |
author_facet |
Rodrigues, Antônia Caroline Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9254723603090712 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9989009345118785 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2568499843473943 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melo |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3412127716386883 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Antônia Caroline Torres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França, Fagner Torres de |
contributor_str_mv |
França, Fagner Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Artífice Tutorial DIY Youtube |
topic |
Cooperação Artífice Tutorial DIY Youtube |
description |
A presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-05T00:16:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-05T00:16:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Antônia Caroline Torres. Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Antônia Caroline Torres. Juntos pelo fazer: uma análise da cooperação nos tutoriais DIY no Youtube. 2020. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/2/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/3/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31692/1/Juntospelofazer_Rodrigues_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36c984a094e217da91095b09f5676207 6293e6fe541672c2a9421e6b4c2297f3 a7a67e4b9c208f34e30d8bd597367d2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117896093040640 |