Análise da possível existência do viés status quo nos estudantes de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Diego Nalon Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41027
Resumo: A contabilidade brasileira passou por consideráveis mudanças após a adoção às Normas Internacionais de Contabilidade, dentre elas, destaca-se o tratamento mais subjetivo que alguns aspetos contábeis adquiriram, dando maior relevância a qualidade da informação prestada. Em virtude desta subjetividade, o julgamento pessoal de determinadas situações do profissional contábil se faz mais necessário e relevante, visto que os resultados das informações geradas dependem da forma como as mesmas foram julgadas, pois se estas estiverem enviesadas, podem acarretar informações errôneas. Um destes viéses é o status quo, o qual influencia o indivíduo a querer sempre permanecer na mesma situação. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a existência do status quo nos estudantes de contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa foi caracterizada como descritiva e de levantamento, pois, para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicados aos estudantes do 5º ao 8º período. Os resultados concluíram que o viés status quo está presente em 35% dos estudantes pesquisados. Entretanto, de acordo com a análise estatística utilizada, verificou-se que a presença do mesmo não interferiu no julgamento das decisões tomadas, quando comparados os grupos com a presença do viés e sem a presença do mesmo. Contudo, nota-se a importância do estudo comportamental no âmbito contábil, já que o uso dos atalhos mentais (heurísticas) é comum auxiliar a tomada de decisão, e estes podem acarretar informações tendenciosas influenciando na fidedignidade das informações produzidas aos usuários.
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