A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Bruno Cesar Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16424
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_b98c53160a4c2a875bdb020df67bb5c6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16424
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Viana, Bruno Cesar Britohttp://lattes.cnpq.br/5955830693185564http://lattes.cnpq.br/6732708640687417Hohlfeldt, Antonio Carloshttp://lattes.cnpq.br/3101630544687086Faustino, João Paulo de Jesushttp://lattes.cnpq.br/4864749950547958Veloso, Maria do Socorro Furtadohttp://lattes.cnpq.br/8254589050604215Lima, Maria érica de Oliveira2014-12-17T15:08:35Z2014-12-122014-12-17T15:08:35Z2014-03-14VIANA, Bruno Cesar Brito. A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16424Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPode-se observar que as representações culturais construídas por jornais de alcance global apresentam o Brasil e seu povo ao público estrangeiro e que tais representações influenciam na forma como o Brasil é visto no exterior. O escrutínio internacional tem se intensificado sobre o Brasil, principalmente pelo seu crescimento econômico, desenvolvimento social, além da escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede para dois grandes eventos mundiais a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O objetivo deste trabalho é descobrir as imagens e representações do Brasil que foram propagadas nas produções noticiosas da mídia impressa portuguesa, abordando o estudo das práticas/rotinas jornalísticas que daí decorrem. Questiona-se quais são as práticas mais utilizadas nas redações do Público e Diário de Notícias com relação à construção da notícia e à representação do Brasil, no período de setembro a novembro de 2012 e posteriormente em setembro de 2013. Pretende-se realizar uma análise comparativa entre os diários lusitanos, tendo como suporte as teorias do jornalismo e a hipótese do newsmaking. Para tanto, são levantadas três hipóteses sobre um Brasil representado pela cultura, violência e economia. A intenção é de confirmação ou refutação dessas hipóteses levantadas. Verificou-se que as representações do Brasil no noticiário estrangeiro são atreladas, em grande parte, ao elemento exótico, a uma ideia de lugar paradisíaco e de muitas riquezas. Imagem essa que faz parte do próprio mito fundacional brasileiro e continua sendo atual, principalmente em Portugal. A investigação aqui realizada se trata de uma pesquisa histórico-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos: qualitativa-quantitativaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da MídiaUFRNBRComunicação midiática: práticas sociais e produção de sentidoBrasil. Jornalismo Impresso. Imagem. Notícia. PortugalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBrunoCBV_DISSERT.pdfapplication/pdf2950445https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16424/1/BrunoCBV_DISSERT.pdf27c26b5dc8487eb15f8dee1e63f3fc09MD51TEXTBrunoCBV_DISSERT.pdf.txtBrunoCBV_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain431402https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16424/6/BrunoCBV_DISSERT.pdf.txta1eda4d1e2c3f8371fd1977ab64a9183MD56THUMBNAILBrunoCBV_DISSERT.pdf.jpgBrunoCBV_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16424/7/BrunoCBV_DISSERT.pdf.jpg0205808e2436b941d123d5907ee9965fMD57123456789/164242017-11-04 02:44:45.044oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16424Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T05:44:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
title A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
spellingShingle A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
Viana, Bruno Cesar Brito
Brasil. Jornalismo Impresso. Imagem. Notícia. Portugal
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
title_full A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
title_fullStr A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
title_full_unstemmed A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
title_sort A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público
author Viana, Bruno Cesar Brito
author_facet Viana, Bruno Cesar Brito
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5955830693185564
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6732708640687417
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Hohlfeldt, Antonio Carlos
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3101630544687086
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Faustino, João Paulo de Jesus
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4864749950547958
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Veloso, Maria do Socorro Furtado
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8254589050604215
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Bruno Cesar Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Maria érica de Oliveira
contributor_str_mv Lima, Maria érica de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil. Jornalismo Impresso. Imagem. Notícia. Portugal
topic Brasil. Jornalismo Impresso. Imagem. Notícia. Portugal
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:08:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-12
2014-12-17T15:08:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA, Bruno Cesar Brito. A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16424
identifier_str_mv VIANA, Bruno Cesar Brito. A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: um estudo do caso diário de notícias e público. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16424/1/BrunoCBV_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16424/6/BrunoCBV_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16424/7/BrunoCBV_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27c26b5dc8487eb15f8dee1e63f3fc09
a1eda4d1e2c3f8371fd1977ab64a9183
0205808e2436b941d123d5907ee9965f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117605834620928