Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados UtilizandoLógica Fuzzy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26063 |
Resumo: | O controle de velocidade de PIGs instrumentados é necessário, dentro da indústria de petróleo e gás, para permitir uma inspeção de dutos de melhor qualidade e maior segurança. Isto só é possível quando esses PIGs mantêm uma velocidade baixa durante a operação de inspeção de dutos, na procura de defeitos como corrosão, trincas e amassamentos. Este trabalho tem por objetivo propor uma tecnologia para o controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando uma válvula by-pass acionada por uma solenoide. Essa válvula tem a capacidade de controlar o diferencial de pressão atuante no corpo do PIG. E controlar o diferencial de pressão significa controlar a velocidade desse PIG. Uma bancada de testes foi montada em escala reduzida para simulação de situações de ldquo;tirordquo; e de aceleração sofridos pelos PIGs. A bancada permitiu estudar as reações das pressões a montante e a jusante da válvula by-pass. A lógica Fuzzy foi utilizada para determinar os tempos de abertura e fechamento dessa válvula, com objetivo de controlar o diferencial de pressão. Os testes na bancada mostraram uma redução substancial no valor do diferencial de pressão atuante no PIG após a ocorrência do ldquo;tirordquo;. Também ocorreu uma redução no tempo em que o diferencial de pressão vai ao máximo e retorna ao valor de referência predefinido. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível controlar o diferencial de pressão atuante no PIG, assim também a velocidade, utilizando a lógica Fuzzy, atuando na abertura e fechamento da válvula by-pass proposta. |
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Este trabalho tem por objetivo propor uma tecnologia para o controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando uma válvula by-pass acionada por uma solenoide. Essa válvula tem a capacidade de controlar o diferencial de pressão atuante no corpo do PIG. E controlar o diferencial de pressão significa controlar a velocidade desse PIG. Uma bancada de testes foi montada em escala reduzida para simulação de situações de ldquo;tirordquo; e de aceleração sofridos pelos PIGs. A bancada permitiu estudar as reações das pressões a montante e a jusante da válvula by-pass. A lógica Fuzzy foi utilizada para determinar os tempos de abertura e fechamento dessa válvula, com objetivo de controlar o diferencial de pressão. Os testes na bancada mostraram uma redução substancial no valor do diferencial de pressão atuante no PIG após a ocorrência do ldquo;tirordquo;. Também ocorreu uma redução no tempo em que o diferencial de pressão vai ao máximo e retorna ao valor de referência predefinido. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível controlar o diferencial de pressão atuante no PIG, assim também a velocidade, utilizando a lógica Fuzzy, atuando na abertura e fechamento da válvula by-pass proposta.The speed control of smart PIGs is necessary, in oil and gas industry, for allow a better and safer pipeline inspection. This is possible when those smart it PIGs maintain a low speed while performs a pipeline inspection, in the search for defects as corrosion, cracks and dents. Our objective propose a technology for speed control of smart pigs using a by-pass valve triggered by a solenoid. This valve is able to control the pressure differential applied in PIG’s body. Once we control the pressure differential, it is possible to control the speed of this PIG. A experimental benchmark was mounted in reduced scale for simulation of the PIG speed excursion situation and acceleration suffered by the PIGs. The experimental benchmark allowed to studying the reactions of the upstream and downstream pressure over the by-pass valve.The Fuzzy logic was used for determine the opening and closing period this valve to control pressure differential. The experimental tests show substantial reduction in pressure differential value over PIG after happening speed excursion. Also, the time necessary for the pressure differential go to maximum and returns to default reference value. The results obtained allow conclude which is possible to controlling pressure differential applied in PIG, thus also the speed, using Fuzzy logic, acting opening and closing period of proposed by-pass valve.porPIGcontrole de velocidadeArduinovalvula by-pass.Diferencial de pressãoLógica FuzzyProposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados UtilizandoLógica Fuzzyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de pós-graduação em engenharia elétrica e de computaçãoUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014 .pdf.txtTecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014 .pdf.txtExtracted texttext/plain132112https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26063/2/TecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014%20.pdf.txtacfd84e34e7eb771df1f8583673ffa35MD52THUMBNAILTecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014 .pdf.jpgTecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014 .pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3437https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26063/3/TecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014%20.pdf.jpga3ccdb23d1a373b05c95caa88bb0b0efMD53ORIGINALTecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014 .pdfapplication/pdf6636529https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26063/1/TecnologiaControleVelocidadePIGs_Lima_2014%20.pdf7ae6c1c9fd14e9ad0f0a9829cbfe552fMD51123456789/260632019-01-30 09:23:04.607oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26063Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T12:23:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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