Espaço escolar e livro didático de história no Brasil: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jandson Bernardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24063
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mapear, compreender e analisar os elementos que estruturaram o espaço escolar, as relações e ações desenvolvidas pelos sujeitos históricos no momento de produção dos critérios de qualificação dos livros didáticos e de História, assim como as formas, sentidos, usos e funções atribuídas ao saber histórico escolar, institucionalizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), entre 1994-2014 investigar o papel de tal programa para a construção de tais critérios, pós-ditadura civil-militar, assim como suas transformações, explorando assim sua historicidade. Para tal, analisou-se a produção de pesquisas sobre os livros didáticos de História a fim de refletir sobre como os especialistas visitaram essa espacialidade quando tratam do livro didático de História, e situar a presente produção em relação às outras pesquisas sobre livros didáticos de História e como esta atende a uma lacuna: o estudo dos usos, formas, funções e sentidos atribuídos ao conhecimento histórico no espaço escolar e no livro didático de História. Esse fato filia essa pesquisa à Didática da História, campo que estuda tais aspectos do conhecimento histórico. Analisaram-se também os documentos que fundamentaram o processo de seleção das características que um bom livro didático de História deveria possuir, a saber: Definições de Critérios para Avaliação dos Livros Didáticos – Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências/ 1ª a 4ª (1994) e Recomendações para uma política pública dos Livros Didáticos (2001), que demarcariam os esforços iniciais nessa direção. Por último, estudaram-se os Editais do PNLD do Ensino Fundamental entre 2000 e 2014, documentos que deram continuidade ao processo de parametrização da prática social de produção de livros didáticos. Trataram-se, assim, de observar sócio-historicamente o que levou à seleção dos parâmetros de qualidade que se atribuíram ao livro didático de História pós-ditadura civil-militar, a partir do que estava tensionado no espaço escolar no momento de sua elaboração. Para isso, utilizou-se da análise de conteúdo, fundamentada por Laurence Bardin, como metodologia de trabalho, a qual permitiu que se observasse os documentos para além de sua mensagem aparente, revelando elementos Históricos, sociológicos e, até mesmo, psicológicos. Aportou-se também na teoria de espaço praticado, desenvolvida por Michel de Certeau, uma vez que permitiu compreender o espaço escolar como um espaço difuso, marcado, principalmente, por sua dimensão relacional. Procurou-se com essa análise perceber as tensões que perpassam o espaço escolar no momento em que foi praticado por seus agentes ao tratarem do livro didático de História no período de 1994 a 2014. Foi possível constatar, por meio desse trabalho, que a produção dos critérios de qualidade esteve, em um momento inicial, atrelado às noções do capital neoliberal, marcas do governo Itamar Franco e FHC, mas que, a partir da subida do Partido dos Trabalhadores à presidência, uma nova formatação foi dada ao PNLD. Essa foi marcada por uma aproximação maior do Estado em relação à prática de produção de livros didáticos no Brasil, delimitando assim o que esse esperava de um bom material didático, não mais preocupado unicamente com a inserção do Brasil no mundo do capital globalizado, mas voltado para a formação do cidadão que se esperava para a sociedade brasileira republicana, capaz de agir e refletir e exercer seus direitos. Ao mesmo tempo, esta pesquisa também possibilitou visualizar elementos e agentes que compõem o espaço escolar, quando se trata da produção de livros didáticos, assim como suas táticas e estratégias no momento das ações em tal espacialidade, marcada por uma economia escriturística.
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Para tal, analisou-se a produção de pesquisas sobre os livros didáticos de História a fim de refletir sobre como os especialistas visitaram essa espacialidade quando tratam do livro didático de História, e situar a presente produção em relação às outras pesquisas sobre livros didáticos de História e como esta atende a uma lacuna: o estudo dos usos, formas, funções e sentidos atribuídos ao conhecimento histórico no espaço escolar e no livro didático de História. Esse fato filia essa pesquisa à Didática da História, campo que estuda tais aspectos do conhecimento histórico. Analisaram-se também os documentos que fundamentaram o processo de seleção das características que um bom livro didático de História deveria possuir, a saber: Definições de Critérios para Avaliação dos Livros Didáticos – Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências/ 1ª a 4ª (1994) e Recomendações para uma política pública dos Livros Didáticos (2001), que demarcariam os esforços iniciais nessa direção. Por último, estudaram-se os Editais do PNLD do Ensino Fundamental entre 2000 e 2014, documentos que deram continuidade ao processo de parametrização da prática social de produção de livros didáticos. Trataram-se, assim, de observar sócio-historicamente o que levou à seleção dos parâmetros de qualidade que se atribuíram ao livro didático de História pós-ditadura civil-militar, a partir do que estava tensionado no espaço escolar no momento de sua elaboração. Para isso, utilizou-se da análise de conteúdo, fundamentada por Laurence Bardin, como metodologia de trabalho, a qual permitiu que se observasse os documentos para além de sua mensagem aparente, revelando elementos Históricos, sociológicos e, até mesmo, psicológicos. Aportou-se também na teoria de espaço praticado, desenvolvida por Michel de Certeau, uma vez que permitiu compreender o espaço escolar como um espaço difuso, marcado, principalmente, por sua dimensão relacional. Procurou-se com essa análise perceber as tensões que perpassam o espaço escolar no momento em que foi praticado por seus agentes ao tratarem do livro didático de História no período de 1994 a 2014. Foi possível constatar, por meio desse trabalho, que a produção dos critérios de qualidade esteve, em um momento inicial, atrelado às noções do capital neoliberal, marcas do governo Itamar Franco e FHC, mas que, a partir da subida do Partido dos Trabalhadores à presidência, uma nova formatação foi dada ao PNLD. Essa foi marcada por uma aproximação maior do Estado em relação à prática de produção de livros didáticos no Brasil, delimitando assim o que esse esperava de um bom material didático, não mais preocupado unicamente com a inserção do Brasil no mundo do capital globalizado, mas voltado para a formação do cidadão que se esperava para a sociedade brasileira republicana, capaz de agir e refletir e exercer seus direitos. Ao mesmo tempo, esta pesquisa também possibilitou visualizar elementos e agentes que compõem o espaço escolar, quando se trata da produção de livros didáticos, assim como suas táticas e estratégias no momento das ações em tal espacialidade, marcada por uma economia escriturística.This work aims to map, understand and analyze the elements that structured the school space, the relationships and actions developed by historical subjects at the moment of production of the qualification criteria of textbooks and history, as well as the forms, meanings, uses and functions attributed to the school's historical knowledge, institutionalized by the National Textbook Program (PNLD), between 1994 and 2014; to investigate the role of such a program for the construction of such criteria, post-civil-military dictatorship, as well as its transformations, thus exploring its historicity. For that, we analyzed the production of research on the History textbooks in order to reflect on how the specialists visited this spatiality when they deal with the textbook of History and situate the present production in relation to the other researches on History textbooks and as it deals with a gap: the study of the uses, forms, functions and meanings attributed to historical knowledge in the school space and in the textbook of History. This fact links this research to the Didactics of History, a field that studies such aspects of historical knowledge. We also analyzed the documents that supported the process of selecting the characteristics that a good History textbook should have, namely: Definitions of Criteria for Evaluation of Didactic Books - Portuguese, Mathematics, Social Studies and Sciences / 1st to 4th (1994 ) and Recommendations for a Public Policy on Didactic Books (2001), which would mark initial efforts in this direction. Finally, we have studied the PNLD Public Schools of Primary Education between 2000 and 2014, documents that continued the process of parameterization of the social practice of textbook production. Thus, they sought to observe socio-historically what led to the selection of quality parameters attributed to the History textbook after civil-military dictatorship, from what was strained in the school space at the time of its elaboration. For this, it was used the content analysis, founded by Laurence Bardin, as a methodology of work, which allowed to observe the documents beyond its apparent message, revealing historical, sociological and even psychological elements. He was also involved in the theory of space practiced, developed by Michel de Certeau, since it allowed to understand the school space as a diffuse space, mainly marked by its relational dimension. This analysis sought to understand the tensions that permeate the school space when it was practiced by its agents when dealing with the History textbook from 1994 to 2014. It was possible to verify, through this work, that the production of quality criteria was, in an initial moment, linked to the notions of neoliberal capital, government remains of Itamar Franco and FHC, but that, from the rise of the Workers' Party to the presidency, a new format was given to the PNLD. This was marked by a greater approximation of the State in relation to the practice of textbook production in Brazil, thus delimiting what was expected of a good didactic material, no longer concerned solely with the insertion of Brazil into the world of globalized capital, but for the formation of the citizen that was expected for Brazilian republican society, capable of acting and reflecting and exercising their rights. At the same time, this research also made it possible to visualize elements and agents that make up the school space, when it comes to the production of didactic books, as well as their tactics and strategies in the moment of actions in such spatiality, marked by a scriptural economy.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIALivro didático de HistóriaDidática da HistóriaPNLDEspaço escolarEspaço escolar e livro didático de história no Brasil: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJandsonBernardoSoares_DISSERT.pdfJandsonBernardoSoares_DISSERT.pdfapplication/pdf2096037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24063/1/JandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf594eed85cac6b32745823a05e32bf173MD51TEXTJandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf.txtJandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain440954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24063/4/JandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf.txte663d624c29b03f455e43c13e787a419MD54THUMBNAILJandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf.jpgJandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24063/5/JandsonBernardoSoares_DISSERT.pdf.jpg767d757e48a8678d582307dda726513dMD55123456789/240632022-04-04 19:13:14.725oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24063Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-04T22:13:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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