As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à administração pública: uma abordagem acerca da informatização na esfera da Atenção Básica em Saúde na cidade de Macau/RN
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46403 |
Resumo: | Diante da chamada de Revolução Tecnológica se observou uma maior disseminação e incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que quando aplicadas no âmbito da saúde dão origem à definição de e-saúde. Na atenção básica em saúde, uma importante intervenção de TIC foi a instituição e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). Este trabalho objetivou analisar a utilização das TIC no âmbito da atenção básica em saúde no município de Macau, no Rio Grande do Norte e os seus possíveis impactos na eficiência da prestação do serviço. Para coleta de informações, foi enviado via correio eletrônico à Secretária Municipal de Saúde da cidade um questionário composto de 21 (vinte e uma) perguntas de caráter aberto totalizando três páginas, que após respondido foi reenviado para o responsável pela pesquisa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de Macau dispõe de 105 (cento e cinco) profissionais que recebem treinamento para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que está disponível em 106 (cento e seis) equipamentos espalhados nas 10 (dez) UBS municipais. Considerando os 06 (seis) cenários possíveis, o município utiliza-se do “cenário 06”, caracterizado por UBS munidas de equipamentos com acesso estável a internet. O município utiliza ainda na AB o aplicativo WhatsApp®, mas, a forma de uso não foi exemplificada. Mesmo dispondo de equipe de Tecnologia de Informação (TI), não existe por iniciativa municipal uma estratégia de informatização da AB e nem meios de marcação de consultas ou exames por meio de TIC, bem como, inexiste a possibilidade de confirmação da realização destes procedimentos. Em se tratando de avaliação do serviço por meio do usuário, não existem meios disponíveis para realização desta. |
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Monografia (Graduação em Administração Pública à Distância) - Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46403Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministração Pública à DistânciaUFRNBrasilSecretaria de Educação à DistânciaAdministração PúblicaAtenção Básica em SaúdeTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Macau (RN)As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à administração pública: uma abordagem acerca da informatização na esfera da Atenção Básica em Saúde na cidade de Macau/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDiante da chamada de Revolução Tecnológica se observou uma maior disseminação e incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que quando aplicadas no âmbito da saúde dão origem à definição de e-saúde. Na atenção básica em saúde, uma importante intervenção de TIC foi a instituição e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). Este trabalho objetivou analisar a utilização das TIC no âmbito da atenção básica em saúde no município de Macau, no Rio Grande do Norte e os seus possíveis impactos na eficiência da prestação do serviço. Para coleta de informações, foi enviado via correio eletrônico à Secretária Municipal de Saúde da cidade um questionário composto de 21 (vinte e uma) perguntas de caráter aberto totalizando três páginas, que após respondido foi reenviado para o responsável pela pesquisa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de Macau dispõe de 105 (cento e cinco) profissionais que recebem treinamento para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que está disponível em 106 (cento e seis) equipamentos espalhados nas 10 (dez) UBS municipais. Considerando os 06 (seis) cenários possíveis, o município utiliza-se do “cenário 06”, caracterizado por UBS munidas de equipamentos com acesso estável a internet. O município utiliza ainda na AB o aplicativo WhatsApp®, mas, a forma de uso não foi exemplificada. Mesmo dispondo de equipe de Tecnologia de Informação (TI), não existe por iniciativa municipal uma estratégia de informatização da AB e nem meios de marcação de consultas ou exames por meio de TIC, bem como, inexiste a possibilidade de confirmação da realização destes procedimentos. Em se tratando de avaliação do serviço por meio do usuário, não existem meios disponíveis para realização desta.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTecnologiasInformacaoComunicacao_Aquino_2022.pdfTecnologiasInformacaoComunicacao_Aquino_2022.pdfapplication/pdf952238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46403/1/TecnologiasInformacaoComunicacao_Aquino_2022.pdff7157a3fdf24a213f79f3ed3d9d69606MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46403/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46403/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/464032023-06-23 14:56:55.638oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:56:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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