A leitura e a produção textual no ensino fundamental I: uma proposta de como trabalhar com os gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Márcia Nadja Oliveira de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20748
Resumo: A prática com os gêneros textuais, no ensino fundamental, amplia a utilização da leitura e da escrita e melhora a qualidade da aprendizagem. Assim, por ser a escola uma das esferas mais atuantes nas práticas sociais da linguagem, é que justificamos a utilização dos gêneros como facilitadores para o ensino e aprendizagem da língua materna. Dessa forma, esse estudo é relevante porque não observamos na literatura atual, estratégias consistentes que venham melhorar a escrita de alunos do ensino fundamental. A partir disso, temos como objetivo principal discorrer sobre o trabalho com gêneros textuais a partir do desenvolvimento de sequências didáticas. Desse modo, ao analisar as formas estruturais, linguísticas e sócio discursivas dos gêneros estamos refletindo sobre a adequação dos elementos da língua, a situação de produção que determina a funcionalidade de um gênero específico e a sua utilização como prática social da linguagem. Nessa pesquisa discutimos algumas questões relacionadas ao ensino com gêneros textuais diversificados, no contexto escolar de turmas do ensino fundamental I, do 5º ano, especificamente a carta, o bilhete, a música, a poesia, a fábula e o conto. Para tanto, os referidos gêneros foram escolhidos por fazerem parte da grade curricular e estarem presentes no livro didático. Com as informações reunidas e considerando a importância da leitura e da produção textual a partir de gêneros conhecidos, foram organizadas sequências didáticas pautadas na prática escrita desses textos. Como o estudo se refere à uma pesquisa qualitativa, optamos por uma perspectiva sócio discursiva ancorada nas teorias de Bakhtin (2011) e Carolyn Miller (1994), sobre os gêneros na interação social; Bronckart (1999/2004) que evidencia o interacionismo; Marcuschi (2005) e Dolz e Schneuwly (2004) que aprovam uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em gêneros textuais, atribuindo à linguagem uma significação na construção do conhecimento. Nesse sentido, conclui-se que é necessário contemplar nas atividades de ensino a diversidade de textos e gêneros e, não apenas em função de sua relevância social, por isso o discente deve ser capaz de utilizar a língua de modo variado e adequar seus textos a diversas situações de interlocução oral e escrita. Para isso, verificamos que houve um avanço significativo quanto à produção textual dos alunos, visto que os resultados foram além do que esperávamos. Isso porque o produto resultante das atividades realizadas se constituiu na publicação de três livros distintos com os textos dos próprios discentes, os quais acompanham essa dissertação.
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Assim, por ser a escola uma das esferas mais atuantes nas práticas sociais da linguagem, é que justificamos a utilização dos gêneros como facilitadores para o ensino e aprendizagem da língua materna. Dessa forma, esse estudo é relevante porque não observamos na literatura atual, estratégias consistentes que venham melhorar a escrita de alunos do ensino fundamental. A partir disso, temos como objetivo principal discorrer sobre o trabalho com gêneros textuais a partir do desenvolvimento de sequências didáticas. Desse modo, ao analisar as formas estruturais, linguísticas e sócio discursivas dos gêneros estamos refletindo sobre a adequação dos elementos da língua, a situação de produção que determina a funcionalidade de um gênero específico e a sua utilização como prática social da linguagem. Nessa pesquisa discutimos algumas questões relacionadas ao ensino com gêneros textuais diversificados, no contexto escolar de turmas do ensino fundamental I, do 5º ano, especificamente a carta, o bilhete, a música, a poesia, a fábula e o conto. Para tanto, os referidos gêneros foram escolhidos por fazerem parte da grade curricular e estarem presentes no livro didático. Com as informações reunidas e considerando a importância da leitura e da produção textual a partir de gêneros conhecidos, foram organizadas sequências didáticas pautadas na prática escrita desses textos. Como o estudo se refere à uma pesquisa qualitativa, optamos por uma perspectiva sócio discursiva ancorada nas teorias de Bakhtin (2011) e Carolyn Miller (1994), sobre os gêneros na interação social; Bronckart (1999/2004) que evidencia o interacionismo; Marcuschi (2005) e Dolz e Schneuwly (2004) que aprovam uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em gêneros textuais, atribuindo à linguagem uma significação na construção do conhecimento. Nesse sentido, conclui-se que é necessário contemplar nas atividades de ensino a diversidade de textos e gêneros e, não apenas em função de sua relevância social, por isso o discente deve ser capaz de utilizar a língua de modo variado e adequar seus textos a diversas situações de interlocução oral e escrita. Para isso, verificamos que houve um avanço significativo quanto à produção textual dos alunos, visto que os resultados foram além do que esperávamos. Isso porque o produto resultante das atividades realizadas se constituiu na publicação de três livros distintos com os textos dos próprios discentes, os quais acompanham essa dissertação.The little interest in reading and the large presence of deviations in writing observed in the texts of students of the 5th grade of a public school in RN, led us to question the motives of this problem. Thus, the idea to organize and develop teaching sequences with a variety of possibilities of reading and production through the text genres. The practice with the textual genres in elementary school extends the use of reading and writing and improves the quality of learning. In this way, the school, as one of the most active spheres in social practices of the language, we justify this work with the use of text genres as facilitators for teaching and learning the mother tongue. For this purpose, we draw as the main objective to talk about the work with textual genres from the development of didactic sequences, as well as encourage students to take a more reflexive attitude toward language and its uses, as discursive social practices. The development of the study with the text genres was made through the application of didactic sequences in the school context of elementary school classes, from 5th grade. Specifically were chosen, the letter, note, music, poetry, fable and the tale. The study is anchored in the reflections of the following theorists and researchers: Bakhtin (2011), Miller (1994), Marcuschi (2008) and Bronckart (1999) on the text genres; Marcuschi (2005) and Dolz and Schneuwly (2004) that approve a teaching-learning proposal focused on textual genres, giving a meaning to language in the construction of the knowledge and Dolz and Schneuwly (2004) regarding the didactic sequence; other theoretical orientations: PCN (1998), Lerner (2005), among others. The methodology followed the action research guidelines, in a qualitative approach perspective. The instruments of research included questionnaire, observations, readings and productions. The results pointed the students' interest in relation to the activities developed in the didactic sequences and consequently improvement in the students‘ own writings. In this sense, we reiterate the need to contamplate in the teaching activities the diversity of texts and genres and, not only due to its social relevance, therefore the student should be able to use the language in various way and adapt their texts to situations of oral and written interlocution.porUniversidade Federal do Rio Grande do NorteSEM PROGRAMAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraProdução de textoGêneros textuaisSequência didáticaA leitura e a produção textual no ensino fundamental I: uma proposta de como trabalhar com os gêneros textuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdfMarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdfapplication/pdf8553981https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20748/1/MarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf031d60a8d76dab9f5f51e0b989a1f561MD51TEXTMarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf.txtMarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain533119https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20748/6/MarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf.txtca70c03e438e91113cf20a85b1d95b3aMD56THUMBNAILMarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf.jpgMarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3176https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20748/7/MarciaNadjaOliveiraDeMedeirosGalvao_DISSERT.pdf.jpgf5b7fb199b58c15cb215b6c229d111e9MD57123456789/207482017-11-04 06:57:52.659oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20748Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T09:57:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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