Construção e validação de tecnologia educacional para cuidados de enfermagem em transplantados renais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cintia Capistrano Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47232
Resumo: O estudo objetiva construir e validar uma tecnologia educacional para cuidados de enfermagem em transplantados renais. A pesquisa foi conduzida pelo referencial teórico da aprendizagem significativa de Ausubel. Trata-se de um estudo metodológico destinado a acadêmicos e profissionais de enfermagem. Para nortear a construção do material educacional foi utilizado o Design Instrucional Contextualizado proposto por Filatro (2019), estruturado em cinco etapas correlacionadas, são elas: 1) análise, 2) design, 3) desenvolvimento, 4) implementação e 5) avaliação. O levantamento das necessidades do material didático foi realizado através scoping review que, após construído, foi submetido a validação de conteúdo por especialistas por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (Leite et al., 2018). Os dados coletados na validação de conteúdo foram inseridos em planilha do Microsoft Office Excel 2013 e no Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0, e analisados por meio da estatística descritiva e apresentados sob a forma de quadro. Para medir a proporção de juízes concordantes sobre determinado aspecto da avaliação, foram utilizados o Índice de Validade e Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC). A coleta de dados da validação de conteúdo ocorreu no período de maio a julho de 2021, com um total de 29 participantes na validação de conteúdo. A pesquisa contou com a aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mediante certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 32033020.4.0000.5537. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80% entre os especialistas. Identificaram-se na scoping review 3.366 publicações, destas, foram incluídas para análise e agrupamento dos dados 15, que compuseram a amostra final. Os principais cuidados de enfermagem ao transplantado renal foram mapeados e agrupados em: cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato, cuidados de enfermagem no pós-operatório mediato, cuidados de enfermagem no pós-operatório tardio e cuidados de enfermagem ao transplantado renal na atenção primária à saúde. Na validação de conteúdo, para avaliação da confiabilidade, o IVCES apresentou excelente concordância entre os especialistas, com IVC global de 0,99. A consistência interna total foi considerada satisfatória, com ICC > 0,9 e valor p significativo (p<0,05) em todos os domínios: “objetivos”, “estrutura/apresentação” e “relevância”. O estudo permitiu mapear e elaborar material didático sistematizado e mediado por tecnologia sobre os cuidados de enfermagem ao paciente transplantado renal nos pós-operatórios imediato, mediato, tardio e na APS. O desenvolvimento deste estudo proporciona o fortalecimento dos cuidados oferecidos na rede de atenção à saúde na linha de cuidado à pessoa com doença renal crônica em uso da terapia de substituição renal – transplante renal, e se configura como um instrumento indutor de corresponsabilização e qualidade em melhorar continuamente os resultados de saúde. Destaca-se também como importante condutor para a práxis (ação-reflexão-ação) da ciência e para a valorização da enfermagem. A inserção da atenção primária à saúde nos cuidados ao paciente transplantado renal torna-se um diferencial deste estudo, cuidado este essencial no processo para a manutenção do enxerto no paciente transplantado, pois permite melhor adesão a tratamento terapêutico, promoção da saúde e prevenção de doenças como as infecciosas oportunistas, redução da ansiedade quanto às dúvidas e às dificuldades do tratamento e maior aporte emocional para o usuário e para a família.
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47232O estudo objetiva construir e validar uma tecnologia educacional para cuidados de enfermagem em transplantados renais. A pesquisa foi conduzida pelo referencial teórico da aprendizagem significativa de Ausubel. Trata-se de um estudo metodológico destinado a acadêmicos e profissionais de enfermagem. Para nortear a construção do material educacional foi utilizado o Design Instrucional Contextualizado proposto por Filatro (2019), estruturado em cinco etapas correlacionadas, são elas: 1) análise, 2) design, 3) desenvolvimento, 4) implementação e 5) avaliação. O levantamento das necessidades do material didático foi realizado através scoping review que, após construído, foi submetido a validação de conteúdo por especialistas por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (Leite et al., 2018). Os dados coletados na validação de conteúdo foram inseridos em planilha do Microsoft Office Excel 2013 e no Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0, e analisados por meio da estatística descritiva e apresentados sob a forma de quadro. Para medir a proporção de juízes concordantes sobre determinado aspecto da avaliação, foram utilizados o Índice de Validade e Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC). A coleta de dados da validação de conteúdo ocorreu no período de maio a julho de 2021, com um total de 29 participantes na validação de conteúdo. A pesquisa contou com a aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mediante certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 32033020.4.0000.5537. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80% entre os especialistas. Identificaram-se na scoping review 3.366 publicações, destas, foram incluídas para análise e agrupamento dos dados 15, que compuseram a amostra final. Os principais cuidados de enfermagem ao transplantado renal foram mapeados e agrupados em: cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato, cuidados de enfermagem no pós-operatório mediato, cuidados de enfermagem no pós-operatório tardio e cuidados de enfermagem ao transplantado renal na atenção primária à saúde. Na validação de conteúdo, para avaliação da confiabilidade, o IVCES apresentou excelente concordância entre os especialistas, com IVC global de 0,99. A consistência interna total foi considerada satisfatória, com ICC > 0,9 e valor p significativo (p<0,05) em todos os domínios: “objetivos”, “estrutura/apresentação” e “relevância”. O estudo permitiu mapear e elaborar material didático sistematizado e mediado por tecnologia sobre os cuidados de enfermagem ao paciente transplantado renal nos pós-operatórios imediato, mediato, tardio e na APS. O desenvolvimento deste estudo proporciona o fortalecimento dos cuidados oferecidos na rede de atenção à saúde na linha de cuidado à pessoa com doença renal crônica em uso da terapia de substituição renal – transplante renal, e se configura como um instrumento indutor de corresponsabilização e qualidade em melhorar continuamente os resultados de saúde. Destaca-se também como importante condutor para a práxis (ação-reflexão-ação) da ciência e para a valorização da enfermagem. A inserção da atenção primária à saúde nos cuidados ao paciente transplantado renal torna-se um diferencial deste estudo, cuidado este essencial no processo para a manutenção do enxerto no paciente transplantado, pois permite melhor adesão a tratamento terapêutico, promoção da saúde e prevenção de doenças como as infecciosas oportunistas, redução da ansiedade quanto às dúvidas e às dificuldades do tratamento e maior aporte emocional para o usuário e para a família.The study aims to build and validate an educational technology for nursing care in kidney transplant recipients. The research was conducted by Ausubel's theoretical framework of meaningful learning. This is a methodological study aimed at nursing students and professionals. To guide the construction of the educational material, the Contextualized Instructional Design proposed by Filatro (2019) was used, structured in five correlated steps, they are: 1) analysis, 2) design, 3) development, 4) implementation and 5) evaluation. The survey of the needs of the didactic material was carried out through a scoping review that, after being built, was submitted to content validation by experts through the Health Education Content Validation Instrument (Leite et al., 2018). The data collected in the content validation were entered in a Microsoft Office Excel 2013 spreadsheet and in the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0, and analyzed using descriptive statistics and presented in the form of a table. To measure the proportion of judges in agreement on a given aspect of the assessment, the Content Validity Index (CVI) and the Intraclass Correlation Coefficient (ICC) were used. Data collection for content validation took place from May to July 2021, with a total of 29 participants in content validation. The research was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte, through certificate of Presentation of Ethical Appreciation nº 32033020.4.0000.5537. Items with a minimum agreement of 80% among experts were considered valid. 3,366 publications were identified in the scoping review, of which 15 were included for analysis and data grouping, which made up the final sample. The main nursing care for the renal transplant patient was mapped and grouped into: nursing care in the immediate postoperative period, nursing care in the mediate postoperative period, nursing care in the late postoperative period and nursing care for the renal transplant patient in primary care the health. In content validation, to assess reliability, IVCES showed excellent agreement among experts, with an overall CVI of 0.99. Total internal consistency was considered satisfactory, with ICC > 0.9 and significant p-value (p<0.05) in all domains: “objectives”, “structure/presentation” and “relevance”. The study allowed mapping and elaborating systematized and technology-mediated didactic material on nursing care for kidney transplant patients in the immediate, mediate, late postoperative period and in PHC. The development of this study provides the strengthening of care offered in the health care network in the line of care for people with chronic kidney disease in use of renal replacement therapy - kidney transplantation, and is configured as an instrument inducing co-responsibility and quality in improving continuously improve health outcomes. It also stands out as an important driver for the praxis (action-reflection-action) of science and for the appreciation of nursing. The inclusion of primary health care in the care of renal transplant patients becomes a differential of this study, which is essential in the process of maintaining the graft in the transplanted patient, as it allows better adherence to therapeutic treatment, health promotion and disease prevention. such as opportunistic infectious diseases, reduced anxiety regarding doubts and treatment difficulties and greater emotional support for the user and the family.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilEnfermagem em nefrologiaTransplante de rimEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeConstrução e validação de tecnologia educacional para cuidados de enfermagem em transplantados renaisConstruction and validation of educational technology for nursing care in kidney transplant recipientsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaovalidacaotecnologia_Rocha_2022.pdfapplication/pdf2075585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47232/1/Construcaovalidacaotecnologia_Rocha_2022.pdfbf09580fdbee15326cc83345e20c678fMD51123456789/472322022-05-19 20:16:24.443oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47232Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-19T23:16:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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