Mobilidade urbana e gênero: efeitos no acesso e permanência de mulheres no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson de Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56286
Resumo: A cidade é entendida como uma forma particular de organizar o espaço natural, atrai e reúne indivíduos, constrói não só intervenções espaciais, mas principalmente formas específicas e complexas de sociabilidades. O urbano se estabelece em uma relação dialógica entre o construído e o vivido, a partir da apropriação dos seus usuários e, consequentemente, contextualiza os processos de subjetivação neles presentes. Neste cenário, algumas categorias podem servir de lente para análise da cidade. Uma que desponta é a categoria de gênero, justamente por abrigar em si os marcos sociais que definem as diferenças entre homens e mulheres, bem como por denunciar uma relação desigual e hierarquizada de poder. A organização do espaço urbano não escapa aos imperativos produzidos nas relações dicotômicas de gênero, a cidade também é um meio para reproduzir essas diferenças. Neste contexto, a mobilidade urbana torna-se um catalizador desses aspectos, podendo limitar, segregar ou impedir a circulação na cidade de alguns grupos sociais. Considerando a magnitude dos estudos que possuem a mobilidade urbana como seu campo de investigação, metodologicamente propomos um recorte e analisaremos a mobilidade urbana especificamente de mulheres universitárias, regularmente matriculadas em cursos presenciais. Consideramos o ensino superior como um espaço em disputa, em que a circulação pela cidade é uma necessidade e está associada à questão do acesso e permanência dessas estudantes. Desse modo, objetivamos analisar a mobilidade urbana de mulheres universitárias e seus efeitos no acesso e permanência no ensino superior, utilizando a perspectiva interseccional, na busca de compreender a relação entre a mobilidade e a permanência ou evasão de mulheres no ensino superior. A pesquisa foi realizada na cidade do Natal/RN, com mulheres de 18 anos ou mais, regularmente matriculadas em Instituição de Ensino Superior da Cidade. Como ferramentas de pesquisa, utilizamos um questionário eletrônico como primeira aproximação do público-alvo e, em um segundo momento, realizou-se um Grupo Focal que teve o uso do método photovoice com elemento norteador. Como resultados analisados, destacamos a importância da mobilidade urbana para as estudantes, os dados produzidos reforçam a ideia de que a mobilidade é um fator condicionante no acesso e permanência no ensino superior.
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O urbano se estabelece em uma relação dialógica entre o construído e o vivido, a partir da apropriação dos seus usuários e, consequentemente, contextualiza os processos de subjetivação neles presentes. Neste cenário, algumas categorias podem servir de lente para análise da cidade. Uma que desponta é a categoria de gênero, justamente por abrigar em si os marcos sociais que definem as diferenças entre homens e mulheres, bem como por denunciar uma relação desigual e hierarquizada de poder. A organização do espaço urbano não escapa aos imperativos produzidos nas relações dicotômicas de gênero, a cidade também é um meio para reproduzir essas diferenças. Neste contexto, a mobilidade urbana torna-se um catalizador desses aspectos, podendo limitar, segregar ou impedir a circulação na cidade de alguns grupos sociais. Considerando a magnitude dos estudos que possuem a mobilidade urbana como seu campo de investigação, metodologicamente propomos um recorte e analisaremos a mobilidade urbana especificamente de mulheres universitárias, regularmente matriculadas em cursos presenciais. Consideramos o ensino superior como um espaço em disputa, em que a circulação pela cidade é uma necessidade e está associada à questão do acesso e permanência dessas estudantes. Desse modo, objetivamos analisar a mobilidade urbana de mulheres universitárias e seus efeitos no acesso e permanência no ensino superior, utilizando a perspectiva interseccional, na busca de compreender a relação entre a mobilidade e a permanência ou evasão de mulheres no ensino superior. A pesquisa foi realizada na cidade do Natal/RN, com mulheres de 18 anos ou mais, regularmente matriculadas em Instituição de Ensino Superior da Cidade. Como ferramentas de pesquisa, utilizamos um questionário eletrônico como primeira aproximação do público-alvo e, em um segundo momento, realizou-se um Grupo Focal que teve o uso do método photovoice com elemento norteador. Como resultados analisados, destacamos a importância da mobilidade urbana para as estudantes, os dados produzidos reforçam a ideia de que a mobilidade é um fator condicionante no acesso e permanência no ensino superior.The city is understood as a particular way of organizing the natural space, it attracts and brings together individuals, it builds not only spatial interventions, but mainly specific and complex forms of sociability. The urban is established in a dialogical relationship between what is constructed and what is experienced, based on the appropriation of its users and, consequently, contextualizes the subjectivation processes present in them. In this scenario, some categories can serve as a lens for analyzing the city. One that stands out is the category of gender, precisely because it contains the social frameworks that define the differences between men and women, as well as for denouncing an unequal and hierarchical relationship of power. The organization of urban space does not escape the imperatives produced in dichotomous gender relations, the city is also a means to reproduce these differences. In this context, urban mobility becomes a catalyst for these aspects, being able to limit, segregate or prevent the movement of some social groups in the city. Considering the magnitude of the studies that have urban mobility as their field of investigation, methodologically we propose a cut and we will analyze the urban mobility specifically of university women, regularly enrolled in face-to-face courses. We consider higher education as a disputed space, in which circulation around the city is a necessity and is associated with the question of access and permanence of these students. Thus, we aim to analyze the urban mobility of university women and its effects on access to and permanence in higher education, using an intersectional perspective, in an attempt to understand the relationship between mobility and the permanence or evasion of women in higher education. The research was carried out in the city of Natal/RN, with women aged 18 or over, regularly enrolled in a Higher Education Institution in the city. As research tools, we used an electronic questionnaire as a first approximation of the target audience and, in a second moment, a Focus Group was carried out that had the use of the photovoice method as a guiding element. As analyzed results, we highlight the importance of urban mobility for students, the data produced reinforce the idea that mobility is a conditioning factor in access and permanence in higher education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAGêneroMulheresMobilidade urbanaEnsino superiorMobilidade urbana e gênero: efeitos no acesso e permanência de mulheres no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMobilidadeurbanagenero_Silva_2023.pdfapplication/pdf33613768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56286/1/Mobilidadeurbanagenero_Silva_2023.pdf1ff6101b45cacbaf7ece667547d257a2MD51123456789/562862023-12-19 18:09:31.198oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56286Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-19T21:09:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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