O homem “porno-gráfico”: identidade inacabada em Glauco Mattoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Maria Freire
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20411
Resumo: A pesquisa analisa a produção de Pedro José Ferreira da Silva (paulistano, 1951) - Glauco Mattoso. Poeta, cronista, ensaísta, tradutor, letrista, Mattoso integra uma geração de escritores que inova a produção literária no Brasil. A análise centra-se no inusitado romance, escrito em forma de 200 sonetos, “Raymundo Curupyra, o Caypora”, e aborda a relação da obra, seus personagens, enredo, temáticas e estilo formal com a tese da fragmentação identitária, tendo-se como referenciais teóricos Baumam (1998), Hall (2005) e Bernd (2011). A nova configuração do Masculino é também objeto da análise, partindo-se de autores como Badinter (1986), Hamburger (2007), Sontag (2008) e Campos (2012). Também abordar-se-á a temática da Descolonização, tal como proposta por Fanon (1979) e Memmi (1997). A partir da desconstrução dos estereótipos de homens, do multi-facetamento do machismo na sociedade atual, que Identidade Masculina permeia a escrita de Mattoso? Em que medida a teoria da Descolonização se aproxima da sua poética? Que noções e conceitos, formas e conteúdos podem-se apreender de sua temática? Que mecanismos culturais justificam a subversão da poesia marginal em Glauco Mattoso? Pretende-se analisar, também, a compreensão da “imagem de macho”, na constituição da voz narrativa; reconhecer os mecanismos culturais de subversão da poesia marginal em Mattoso; pesquisar que referenciais de “macho”, “homem” “virilidade social” permeiam sua poética; evidenciar a postura de revolução cultural desencadeada na forma de sua produção poética. E ainda: verificar o diálogo do poeta com outras temáticas relacionadas à Identidade Masculina e até que ponto o seu “porno-grafismo” deixa de ser apelativo para apresentar rigor formal e qualidade estética, ao ponto de fazer do escritor um dos ícones da escrita marginal brasileira.
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A análise centra-se no inusitado romance, escrito em forma de 200 sonetos, “Raymundo Curupyra, o Caypora”, e aborda a relação da obra, seus personagens, enredo, temáticas e estilo formal com a tese da fragmentação identitária, tendo-se como referenciais teóricos Baumam (1998), Hall (2005) e Bernd (2011). A nova configuração do Masculino é também objeto da análise, partindo-se de autores como Badinter (1986), Hamburger (2007), Sontag (2008) e Campos (2012). Também abordar-se-á a temática da Descolonização, tal como proposta por Fanon (1979) e Memmi (1997). A partir da desconstrução dos estereótipos de homens, do multi-facetamento do machismo na sociedade atual, que Identidade Masculina permeia a escrita de Mattoso? Em que medida a teoria da Descolonização se aproxima da sua poética? Que noções e conceitos, formas e conteúdos podem-se apreender de sua temática? Que mecanismos culturais justificam a subversão da poesia marginal em Glauco Mattoso? Pretende-se analisar, também, a compreensão da “imagem de macho”, na constituição da voz narrativa; reconhecer os mecanismos culturais de subversão da poesia marginal em Mattoso; pesquisar que referenciais de “macho”, “homem” “virilidade social” permeiam sua poética; evidenciar a postura de revolução cultural desencadeada na forma de sua produção poética. E ainda: verificar o diálogo do poeta com outras temáticas relacionadas à Identidade Masculina e até que ponto o seu “porno-grafismo” deixa de ser apelativo para apresentar rigor formal e qualidade estética, ao ponto de fazer do escritor um dos ícones da escrita marginal brasileira.This research aims to analyze the production of Pedro José Ferreira da Silva (São Paulo, 1951) -Glauco Mattoso. Poet, columnist, essayist, translator, lyricist, he is part of a generation of writers who innovates literary production in Brazil. The analyzes focuses on unusual novel, unique in the genre, in the form of 200 sonnets "Raymundo Curupyra, the Caypora" as well as several author's poems, addressing the relationship of the work, its characters, plot, theme and formal style with the thesis of the fragmentation of Male Identity, taking as theoretical references Hall (2005), Baumam (1998) and Bernd (2011). The new Male configuration is also analysis of the object, starting from authors such as Badinter (1986), Hamburger (2007), Campos, 2012, Sontag (2008). Also it will address the issue of decolonization, as proposed by Fanon (1979) and Memmi (1997). From the deconstruction of stereotypes of men, the multi-faceting of machismo in our society, which Men's identity permeates the writing Mattoso? To what extent the theory of decolonization nears its poetic? Notions and concepts, forms and contents can be grasp of your subject? Cultural mechanisms that justify the subversion of the marginal poetry Glauco Mattoso? It intends to analyze the understanding of "macho image," the constitution of the narrative voice; recognize the cultural subversion mechanisms of marginal poetry in Mattoso; search that references to "male", "man" "social virility" permeate his poetic; highlight the cultural revolution posture triggered in the form of his poetry; check Glauco dialog with other themes related to Men's identity and to what extent his "porno-graphic design" is no longer appealing to present formal rigor, to the point of making the writer of the Brazilian marginal writing icons.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPoesia marginalLiteraturaIdentidadeO homem “porno-gráfico”: identidade inacabada em Glauco Mattosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdfJoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdfapplication/pdf909992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20411/1/JoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdfd2df8e998c3a23f53b8490ea70829487MD51TEXTJoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdf.txtJoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain226434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20411/6/JoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdf.txt39e2c6c8100ac9cb9cc3cf1a899d67bdMD56THUMBNAILJoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdf.jpgJoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2024https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20411/7/JoaoMariaFreireAlves_DISSERT.pdf.jpg8d070f3ea4d3a14f0c44d1eb0a801ab1MD57123456789/204112017-11-02 10:01:21.724oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20411Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:01:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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