Os lugares das crianças do 5º ano "A" na Escola Municipal Antônio Campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Raquel Marinho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32989
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo os lugares que as crianças do 5º ano “A” ocuparam durante o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Campos, em Natal/RN. Com o objetivo de compreender qual foi o sentido educativo dos lugares que as crianças ocuparam, buscamos identificar e problematizar os lugares que a escola lhes reservou ou que elas criaram para si, assim como entender o que dizem sobre esses lugares. Para encontrar as respostas que nos motivaram a percorrer o caminho da pesquisa, tomamos Sertania como abordagem para imergir no fenômeno a partir das noções de pessoa, vastidão, itinerância e antropofagia. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso com vinte e sete crianças do 5º ano “A” da Escola Municipal Antônio Campos, em 2019, e, como procedimentos de construção de dados e informações, utilizamos a observação participante durante três meses, período no qual realizamos uma entrevista semiestruturada, aplicamos dois questionários e, para escutarmos as crianças, por meio de suas múltiplas linguagens, elaboramos uma oficina pedagógica, uma dramatização e um ensaio fotográfico. Para complementar nossas informações, escutamos os cuidadores das crianças, por meio de uma roda de conversa. Após concluir essa etapa, dedicamo-nos à análise do conteúdo e, para auxiliar nossas reflexões, apresentamos o perfil das crianças e fizemos uma contextualização histórica e social do bairro de Mãe Luiza, lugar onde as crianças moram e da escola onde estudam. Com o propósito de interpretar os dados construídos, buscamos fazer o entrelaçamento entre a teoria e as falas das crianças, levando em consideração o conceito de lugar; a invisibilidade a que as crianças foram submetidas ao longo da história; como elas se veem nos papéis de crianças e de aluno(as) e, por último, qual é o sentido educativo dos lugares que ocuparam na escola. Ao escutar os relatos das crianças do 5º ano “A”, vimos que a Escola Municipal Antônio Campos, com seus símbolos e rituais, historicamente consolidados, lhes reservou o lugar de estudar e aprender, cumprir regras e se alimentar, mas, por buscar desenvolver projetos pedagógicos voltados para a qualidade social, também possibilitou que elas criassem lugares que têm o sentido educativo da socialização, da conscientização e da livre expressão.
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Para encontrar as respostas que nos motivaram a percorrer o caminho da pesquisa, tomamos Sertania como abordagem para imergir no fenômeno a partir das noções de pessoa, vastidão, itinerância e antropofagia. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso com vinte e sete crianças do 5º ano “A” da Escola Municipal Antônio Campos, em 2019, e, como procedimentos de construção de dados e informações, utilizamos a observação participante durante três meses, período no qual realizamos uma entrevista semiestruturada, aplicamos dois questionários e, para escutarmos as crianças, por meio de suas múltiplas linguagens, elaboramos uma oficina pedagógica, uma dramatização e um ensaio fotográfico. Para complementar nossas informações, escutamos os cuidadores das crianças, por meio de uma roda de conversa. Após concluir essa etapa, dedicamo-nos à análise do conteúdo e, para auxiliar nossas reflexões, apresentamos o perfil das crianças e fizemos uma contextualização histórica e social do bairro de Mãe Luiza, lugar onde as crianças moram e da escola onde estudam. Com o propósito de interpretar os dados construídos, buscamos fazer o entrelaçamento entre a teoria e as falas das crianças, levando em consideração o conceito de lugar; a invisibilidade a que as crianças foram submetidas ao longo da história; como elas se veem nos papéis de crianças e de aluno(as) e, por último, qual é o sentido educativo dos lugares que ocuparam na escola. Ao escutar os relatos das crianças do 5º ano “A”, vimos que a Escola Municipal Antônio Campos, com seus símbolos e rituais, historicamente consolidados, lhes reservou o lugar de estudar e aprender, cumprir regras e se alimentar, mas, por buscar desenvolver projetos pedagógicos voltados para a qualidade social, também possibilitou que elas criassem lugares que têm o sentido educativo da socialização, da conscientização e da livre expressão.This dissertation has as its object of study the places where the children from the 5th grade “A” occupied at the elementary school of Escola Municipal Antônio Campos, in Natal/RN. By aiming to comprehend the main educational meaning of the places which the children occupied, we sought to identify and problematize the places that the school had reserved for them or that they created for themselves, as well as to understand what they had to say about those places. In order to find the answers wich motivated us to seek the path of research, we took Sertania as the approach to immerse in the phenomenon by the notions of people, vastness, itinerancy and anthropophagy. Therefore, we did a qualitative research through a study case with twenty-seven children from the 5th grade “A” at Escola Municipal Antônio Campos in the year of 2019 and, as data and information construction procedures, we used the participating observation during three months, in which period we conducted an semi structured interview, applied two questionnaires and, for listening to the children according to their multiple languages, we created a pedagogical workshop, a dramatization and a photoshoot. To complete our information, we listened to the children’s caregivers through a conversation circle. After concluding that step, we dedicated ourselves to the content analysis and, to assist our reflections, we presented the children’s profile and made a historical and social contextualization of the neighborhood of Mãe Luiza, the place where the children live and of the school where they study. Focusing on interpreting the constructed data, we sought to relate the theory to the children’s speeches taking into account the concept of place; the invisibility in which the children have been subjected to throughout the history; how they see themselves in the roles of children and students and, at last, what is the educational meaning of the places they occupied at the school. By listening to the stories of the children of 5th grade “A”, we saw that the Escola Municipal Antônio Campos, with its historically consolidated symbols and rituals, has reserved them the place of studying and learning, following the rules and feeding properly, but because it seeks to develop pedagogical projects focused on social quality it has also allowed them to create places wich have the educational sense of socialization, awareness and free speech.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilAlunoCriançaEnsino FundamentalLugaresSentido educativoOs lugares das crianças do 5º ano "A" na Escola Municipal Antônio Camposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLugarescriancas5_Meneses_2021.pdfapplication/pdf4382072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32989/1/Lugarescriancas5_Meneses_2021.pdfed1823470c3f92811cb2d2fa3c63411bMD51123456789/329892021-08-03 19:37:50.211oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32989Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-03T22:37:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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