Nível de atividade física e comportamento sedentário dos escolares durante isolamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Danilo Alexandre Araújo de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39334
Resumo: Introdução: A prática do isolamento social pode estar afetando os níveis de atividade física e ensejando comportamento sedentário em escolares. Objetivo: O estudo objetivou avaliar o nível de atividade física e comportamentos sedentários de escolares do ensino fundamental da cidade de Parnamirim/RN participantes de aulas virtuais de educação física durante o período de isolamento social devido a COVID-19. Métodos: este estudo consiste em uma pesquisa descritiva com corte transversal. A amostra foi composta por 84 alunos (Masc=34; Fem=50), com idades entre 8 e 13 anos, matriculados no ensino fundamental de uma escola particular de Parnamirim/RN. O nível de atividade física foi medido pelo questionário PAQ-C, acrescido de perguntas relativas à altura e peso para realização do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de perguntas referentes ao tempo gasto com vídeo game, celular e televisão (horas/dia). As perguntas foram introduzidas na plataforma Google formulários e o acompanhamento foi feito através de vídeo chamada pela ferramenta online Google Meet. Resultados: Os principais achados na pesquisa, mostram que a idade média dos participantes ficou 11,6 ± 1,5 anos. Para o comportamento sedentário, observou-se que as meninas destinaram mais tempo ao uso da televisão e do celular, enquanto que os meninos apresentaram maior tempo usando o vídeo game. A média do IMC para ambos ficou em 20,7 ± 5,4, com classificação de “peso normal”. O nível de atividade física, baseado no escore PAQ-C, mostrou que 76% das meninas e 49% dos meninos apresentaram comportamento sedentário durante o isolamento social. Conclusão: O nível de atividade física dos escolares foi baixo; as meninas foram mais sedentárias do que os meninos; o uso de vídeo game, televisão e celular contribuíram para determinar o comportamento sedentários de ambos os grupos.
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