Habilidade oral do recém-nascido prematuro para alimentação via seio materno (HOPASM): proposta de instrumento de avaliação
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44657 |
Resumo: | Alimentar o prematuro com leite da própria mãe é mais fisiológico por agir nas particularidades da prematuridade, contudo, o processo de transição alimentar, que contempla o início da alimentação oral até sua adesão plena via seio materno, se efetiva sem condutas padronizadas e/ou participação da equipe transdisciplinar. Objetivou-se validar, psicometricamente, um instrumento de rastreio para a avaliação da habilidade oral do recém-nascido prematuro para a alimentação via seio materno. Trata-se de um estudo teórico, de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi de 243, sendo dez juízes, 30 alunos e 203 avaliações de prematuros, envolvendo as áreas de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina. O desenho metodológico foi pautado em três etapas: 1. Operacionalização do Construto, 2. Validade de Conteúdo e Face e 3. Confiabilidade do Instrumento e Validade de Constructo. A coleta de dados aconteceu de agosto/2020 a maio/ 2021 e a pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer de nº 4.219.662. Na etapa 1 foi realizada a construção do instrumento fundamentado nas bases teóricas de Alaf Ibrahim Meleis, Sister Callista Roy, Arnold Sameroff e Heidelise Als e na Revisão Integrativa da Literatura. A versão preliminar do instrumento apresentou 28 itens e cinco dimensões. Na etapa 2, o instrumento foi submetido à validade de conteúdo por dez juízes, em três rodadas, resultando em uma versão com 27 itens e cinco dimensões: D1: Parâmetros Clínicos e Avaliação Geral; D2: Organização Tônico-Postural e Reflexos Orais; D3: Sucção Nutritiva; D4: Sinais de Estresse nos Subsistemas do RNPT; e D5: Ambiente Físico e Humano das Unidades Neonatais. Desses itens, 26 apresentaram concordância de substancial a perfeita e para um item foi moderada. Foi obtido o coeficiente kappa tanto por dimensão (D1=0,84/-/0,75), (D2=0,57/0,73/0,75), (D3=0,48/0,62/0,81), (D4=0,90/0,82/0,64) e (D5=0,77/0,47/0,43) quanto geral (0,70/0,69/0,83) nas três rodadas. Em seguida, realizou-se a validade de face com 30 alunos em uma rodada. Foi calculado o kappa por dimensão (D1= 1,00/0,90), (D2= 1,00/0,97), (D3= 0,97/0,84), (D4= 1,00/0,54) e (D5= 1,00/0,89) e geral do instrumento (0,99/0,84) para juízes e alunos, respectivamente. Na etapa 3 observou-se que o instrumento apresentou confiabilidade de 0,88 sem redundâncias. Na Teoria de Resposta ao Item, o Modelo de Resposta Gradual demonstrou que a discriminação variou de moderada a muito alta para a maioria dos itens. O Modelo de Crédito Parcial identificou a presença de threshold disorder, sendo necessário reagrupar as categorias de resposta 0 e 1; com isso, a maioria dos thresholds ficou ordenada. Na Teoria Clássica dos Testes todos os itens apresentaram carga fatorial ≥ 0,50 e os índices de qualidade [(χ 2 /GL=2,079; CFI= 0,985; TLI = 0,983; RMSEA= 0,073)] evidenciaram um bom ajuste do modelo. O instrumento apresentou alfa de Cronbach e Confiabilidade Composta do Constructo ≥ 0,70, variância média extraída ≥ 0,50 e a variância extraída média de cada constructo foi maior do que a variância compartilhada desse constructo com os demais. Portanto, o instrumento se mostrou confiável e possui evidências consistentes de validade de conteúdo, face e constructo para avaliar a habilidade oral do prematuro para alimentação via seio materno. |
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Sousa, Carolina Pereira da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/5253725714072482http://lattes.cnpq.br/3552543432083948Pinto, Erika Simone Galvãohttp://lattes.cnpq.br/2135320432342059Freire, Izaura Luzia Silveriohttp://lattes.cnpq.br/6319638660319803Silva, Hugo Rafael de Souza ehttp://lattes.cnpq.br/1580789194090971Fernandes, Marcelo Costahttp://lattes.cnpq.br/7409130137153860Paula, Weslla Karla Albuquerque Silva dehttp://lattes.cnpq.br/6875688386999996Souza, Nilba Lima de2021-10-19T17:45:42Z2021-10-19T17:45:42Z2021-07-15SOUSA, Carolina Pereira da Cunha. Habilidade oral do recém-nascido prematuro para alimentação via seio materno (HOPASM): proposta de instrumento de avaliação. 2021. 280f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44657Alimentar o prematuro com leite da própria mãe é mais fisiológico por agir nas particularidades da prematuridade, contudo, o processo de transição alimentar, que contempla o início da alimentação oral até sua adesão plena via seio materno, se efetiva sem condutas padronizadas e/ou participação da equipe transdisciplinar. Objetivou-se validar, psicometricamente, um instrumento de rastreio para a avaliação da habilidade oral do recém-nascido prematuro para a alimentação via seio materno. Trata-se de um estudo teórico, de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi de 243, sendo dez juízes, 30 alunos e 203 avaliações de prematuros, envolvendo as áreas de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina. O desenho metodológico foi pautado em três etapas: 1. Operacionalização do Construto, 2. Validade de Conteúdo e Face e 3. Confiabilidade do Instrumento e Validade de Constructo. A coleta de dados aconteceu de agosto/2020 a maio/ 2021 e a pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer de nº 4.219.662. Na etapa 1 foi realizada a construção do instrumento fundamentado nas bases teóricas de Alaf Ibrahim Meleis, Sister Callista Roy, Arnold Sameroff e Heidelise Als e na Revisão Integrativa da Literatura. A versão preliminar do instrumento apresentou 28 itens e cinco dimensões. Na etapa 2, o instrumento foi submetido à validade de conteúdo por dez juízes, em três rodadas, resultando em uma versão com 27 itens e cinco dimensões: D1: Parâmetros Clínicos e Avaliação Geral; D2: Organização Tônico-Postural e Reflexos Orais; D3: Sucção Nutritiva; D4: Sinais de Estresse nos Subsistemas do RNPT; e D5: Ambiente Físico e Humano das Unidades Neonatais. Desses itens, 26 apresentaram concordância de substancial a perfeita e para um item foi moderada. Foi obtido o coeficiente kappa tanto por dimensão (D1=0,84/-/0,75), (D2=0,57/0,73/0,75), (D3=0,48/0,62/0,81), (D4=0,90/0,82/0,64) e (D5=0,77/0,47/0,43) quanto geral (0,70/0,69/0,83) nas três rodadas. Em seguida, realizou-se a validade de face com 30 alunos em uma rodada. Foi calculado o kappa por dimensão (D1= 1,00/0,90), (D2= 1,00/0,97), (D3= 0,97/0,84), (D4= 1,00/0,54) e (D5= 1,00/0,89) e geral do instrumento (0,99/0,84) para juízes e alunos, respectivamente. Na etapa 3 observou-se que o instrumento apresentou confiabilidade de 0,88 sem redundâncias. Na Teoria de Resposta ao Item, o Modelo de Resposta Gradual demonstrou que a discriminação variou de moderada a muito alta para a maioria dos itens. O Modelo de Crédito Parcial identificou a presença de threshold disorder, sendo necessário reagrupar as categorias de resposta 0 e 1; com isso, a maioria dos thresholds ficou ordenada. Na Teoria Clássica dos Testes todos os itens apresentaram carga fatorial ≥ 0,50 e os índices de qualidade [(χ 2 /GL=2,079; CFI= 0,985; TLI = 0,983; RMSEA= 0,073)] evidenciaram um bom ajuste do modelo. O instrumento apresentou alfa de Cronbach e Confiabilidade Composta do Constructo ≥ 0,70, variância média extraída ≥ 0,50 e a variância extraída média de cada constructo foi maior do que a variância compartilhada desse constructo com os demais. Portanto, o instrumento se mostrou confiável e possui evidências consistentes de validade de conteúdo, face e constructo para avaliar a habilidade oral do prematuro para alimentação via seio materno.Feeding premature newborns with their own mother's milk is more physiological because it acts on the particularities of prematurity, however, the process of food transition, which includes the beginning of oral feeding until its full adherence via the breast, is still effective without standardized conduct and/or participation of the transdisciplinary team. This study objective was to psychometrically validate a screening instrument to assess the oral ability of preterm newborns for breastfeeding. This is a theoretical study of methodological development, with a quantitative approach, whose sample of 243, with ten judges, 30 students, and 203 preterms assessment, involving the areas of Nursing, Speech Therapy, and Medicine. The methodological design had three stages: 1. Operationalization of the Construct, 2. Content and Face Validity, and 3. Instrument Reliability and Construct Validity. Data collection took place from August/2020 to May/2021 and the research received a favorable opinion from the Research Ethics Committee under opinion No. 4.219,662. In step 1, instrument construction was carried out based on the theoretical bases of Alaf Ibrahim Meleis, Sister Callista Roy, Arnold Sameroff, and Heidelise Als and the Integrative Literature Review. The preliminary version of the instrument had 28 items and five dimensions. In step 2, the instrument was submitted to content validity by ten judges, in three rounds, resulting in a version with 27 items and five dimensions: D1: Clinical Parameters and General Evaluation; D2: Tonic-Postural Organization and Oral Reflexes; D3: Nutritive Suction; D4: Signs of Stress in the PTNB Subsystems; and D5: Physical and Human Environment of Neonatal Units. Of these items, 26 had substantial to perfect agreement, and one had moderate. The kappa coefficient was obtained both by dimension (D1= 0.84/-/0.75), (D2= 0.57/0.73/0.75), (D3= 0.48/0.62/0 .81), (D4= 0.90/0.82/0.64) and (D5= 0.77/0.47/0.43) as general (0.70/0.69/0.83) in the three rounds. Then, face validity was performed with 30 students in a round. The kappa per dimension was calculated (D1= 1.00/0.90), (D2= 1.00/0.97), (D3= 0.97/0.84), (D4= 1.00/0 .54) and (D5= 1.00/0.89) and general instrument (0.99/0.84) for judges and students, respectively. In step 3, the instrument presented a reliability of 0.88 without redundancies. In Item Response Theory, the Graded Response Model showed that discrimination ranged from moderate to very high for most items. The Partial Credit Model identified the presence of threshold disorder, being necessary to regroup categories zero and one; after this, most thresholds were ordered. In the Classical Test Theory, all items had a factor loading equal or higher than 0.50, and the quality indexes [(χ2/GL=2.079; CFI=0.985; TLI=0.983; RMSEA=0.073)] revealed a good fit of the model. The instrument had Cronbach's alpha and Composite Construct Reliability ≥ 0.70, average variance extracted ≥ 0.50, and the average variance extracted from each construct was higher than the shared variance of this construct with the others. Therefore, the instrument proved to be reliable and has consistent evidence of content, face, and construct validity to assess the oral ability of preterm infants to breastfeed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilRecém-nascido prematuroComportamento alimentarAleitamento maternoHabilidade oral do recém-nascido prematuro para alimentação via seio materno (HOPASM): proposta de instrumento de avaliaçãoOral ability of preterm newborns for breastfeeding: an assessment instrument proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHabilidadeoralrecem_Sousa_2021.pdfapplication/pdf10005111https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44657/1/Habilidadeoralrecem_Sousa_2021.pdfdce188dab85dd0dfdb1d56f249737b4eMD51123456789/446572022-05-02 12:27:05.125oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44657Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:27:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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