O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ahimed, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574
Resumo: Na atualidade as redes sociais tem se configurado como um espaço de trabalho e divulgação de serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é reconhecer e analisar bibliotecários atuantes nas redes sociais com o marketing digital, e assim compreender sua atuação nas redes sociais, utilizando esse meio eletrônico como ferramenta para trabalho, empregando suas técnicas de marketing digital. Desta forma, este trabalho tem como objetivo específico apresentar algumas áreas na esfera do marketing digital onde os Bibliotecários podem atuar aplicando todo o conhecimento adquirido na graduação, seja o bibliotecário um empreendedor ou trabalhando para grandes empresas onde se reconheçam suas habilidades do profissional formado em biblioteconomia. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de caráter teórico para fins de embasamento, assim como também uma pesquisa feita através do Google Forms, apenas para graduandos em biblioteconomia, com perguntas de modo qualitativo para avaliar o entendimento dos pesquisados sobre o mercado de marketing digital para bibliotecários. De modo a apresentar bibliotecários atuantes em marketing digital, foi feito um levantamento nas contas existentes na rede social Instagram, de bibliotecários que atuam como empreendedores dentro desta área e que estão obtendo resultados positivos. Como resultado da análise da pesquisa feita para este trabalho, foi possível perceber e constatar as diversas competências do bibliotecário para atuação no marketing digital para o profissional bibliotecário, da importância de apresentar o marketing digital como uma opção para atuar profissionalmente. Com isso, este trabalho alcançou o objetivo de mostrar de forma mais detalhada as novas oportunidades para o bibliotecário, como também uma análise que apresentou um leque de opções ao alcance do profissional da informação com a utilização do marketing digital.
id UFRN_c0183fdd0e7f26934baac99e79e9a4e2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48574
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ahimed, Beatrizhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A826D4FED5C9524EC3CEDD37CE343B38#https://orcid.org/0000-0002-5201-1276http://lattes.cnpq.br/4140071819487172Silva, Eliane Ferreira dahttps://orcid.org/0000-0002-5201-1276http://lattes.cnpq.br/4140071819487172Gallotti, Monica Marques Carvalhohttps://orcid.org/ 0000-0002-3044-2032http://lattes.cnpq.br/0017857898026618Davi, Maria da Conceiçãohttps://orcid.org/ 0000-0002-5340-4186http://lattes.cnpq.br/9493986623986565Silva, Eliane Ferreira da2022-07-19T16:44:47Z2022-07-19T16:44:47Z2022-07-05AHIMED, Beatriz. O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?. 2022. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574Na atualidade as redes sociais tem se configurado como um espaço de trabalho e divulgação de serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é reconhecer e analisar bibliotecários atuantes nas redes sociais com o marketing digital, e assim compreender sua atuação nas redes sociais, utilizando esse meio eletrônico como ferramenta para trabalho, empregando suas técnicas de marketing digital. Desta forma, este trabalho tem como objetivo específico apresentar algumas áreas na esfera do marketing digital onde os Bibliotecários podem atuar aplicando todo o conhecimento adquirido na graduação, seja o bibliotecário um empreendedor ou trabalhando para grandes empresas onde se reconheçam suas habilidades do profissional formado em biblioteconomia. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de caráter teórico para fins de embasamento, assim como também uma pesquisa feita através do Google Forms, apenas para graduandos em biblioteconomia, com perguntas de modo qualitativo para avaliar o entendimento dos pesquisados sobre o mercado de marketing digital para bibliotecários. De modo a apresentar bibliotecários atuantes em marketing digital, foi feito um levantamento nas contas existentes na rede social Instagram, de bibliotecários que atuam como empreendedores dentro desta área e que estão obtendo resultados positivos. Como resultado da análise da pesquisa feita para este trabalho, foi possível perceber e constatar as diversas competências do bibliotecário para atuação no marketing digital para o profissional bibliotecário, da importância de apresentar o marketing digital como uma opção para atuar profissionalmente. Com isso, este trabalho alcançou o objetivo de mostrar de forma mais detalhada as novas oportunidades para o bibliotecário, como também uma análise que apresentou um leque de opções ao alcance do profissional da informação com a utilização do marketing digital.Currently, social networks are configured as a space for work and dissemination of services and products. The objective of this work is to recognize and analyze librarians active in social networks with digital marketing, and thus understands the performance of librarians who use social networks as a tool for work and operate as digital marketing techniques for this. In this way, this work has the specific objective of presenting the objective of non-digital marketing where Librarians can act on all the knowledge learned in navigation. Whether the entrepreneurial librarian or working for large companies where it is recognized as the skills of a professional trained in librarianship. For this work, a descriptive and exploratory bibliographic research was carried out with theory for basement purposes, such as a search made through Google Forms, only for undergraduates in librarianship, with questions in a qualitative way to evaluate studies on the digital marketing market. for librarians. In order to present librarians active in digital marketing, a survey was made through instagram of the accounts of entrepreneurs who act as entrepreneurs within an area that presents positive results. After the research of this work, it was possible to perceive and verify the different skills of the librarian to act in digital marketing for the professional librarian, and how important it is to present digital marketing as one of the options of marketing options. Thus, this work reached the objective of showing in more detail how new opportunities for the librarian, as well as the analysis that presented a range of options that are within the reach of the information professional with the use of digital marketing.Universidade Federal do Rio Grande do NorteBiblioteconomiaUFRNBrasilDepartamento de Ciência da InformaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing DigitalBiblioteconomia-EmpreendedorismoBibliotecário empreendedorDigital MarketingLibrarianship-EntrepreneurshipEnterprising LibrarianO Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?Is the Librarian working on social networks with digital marketing?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALBibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdfBibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdfTCC Beatriz Ahimed - Biblioteconomiaapplication/pdf3967657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/1/BibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdf1d0441d92611aa3d20a53e8498f01a55MD51123456789/485742023-07-03 16:28:15.009oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-03T19:28:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Is the Librarian working on social networks with digital marketing?
title O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
spellingShingle O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
Ahimed, Beatriz
Marketing Digital
Biblioteconomia-Empreendedorismo
Bibliotecário empreendedor
Digital Marketing
Librarianship-Entrepreneurship
Enterprising Librarian
title_short O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
title_full O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
title_fullStr O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
title_full_unstemmed O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
title_sort O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
author Ahimed, Beatriz
author_facet Ahimed, Beatriz
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A826D4FED5C9524EC3CEDD37CE343B38#
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5201-1276
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4140071819487172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Eliane Ferreira da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5201-1276
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4140071819487172
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gallotti, Monica Marques Carvalho
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-3044-2032
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0017857898026618
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Davi, Maria da Conceição
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-5340-4186
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9493986623986565
dc.contributor.author.fl_str_mv Ahimed, Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Eliane Ferreira da
contributor_str_mv Silva, Eliane Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Biblioteconomia-Empreendedorismo
Bibliotecário empreendedor
Digital Marketing
Librarianship-Entrepreneurship
Enterprising Librarian
topic Marketing Digital
Biblioteconomia-Empreendedorismo
Bibliotecário empreendedor
Digital Marketing
Librarianship-Entrepreneurship
Enterprising Librarian
description Na atualidade as redes sociais tem se configurado como um espaço de trabalho e divulgação de serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é reconhecer e analisar bibliotecários atuantes nas redes sociais com o marketing digital, e assim compreender sua atuação nas redes sociais, utilizando esse meio eletrônico como ferramenta para trabalho, empregando suas técnicas de marketing digital. Desta forma, este trabalho tem como objetivo específico apresentar algumas áreas na esfera do marketing digital onde os Bibliotecários podem atuar aplicando todo o conhecimento adquirido na graduação, seja o bibliotecário um empreendedor ou trabalhando para grandes empresas onde se reconheçam suas habilidades do profissional formado em biblioteconomia. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de caráter teórico para fins de embasamento, assim como também uma pesquisa feita através do Google Forms, apenas para graduandos em biblioteconomia, com perguntas de modo qualitativo para avaliar o entendimento dos pesquisados sobre o mercado de marketing digital para bibliotecários. De modo a apresentar bibliotecários atuantes em marketing digital, foi feito um levantamento nas contas existentes na rede social Instagram, de bibliotecários que atuam como empreendedores dentro desta área e que estão obtendo resultados positivos. Como resultado da análise da pesquisa feita para este trabalho, foi possível perceber e constatar as diversas competências do bibliotecário para atuação no marketing digital para o profissional bibliotecário, da importância de apresentar o marketing digital como uma opção para atuar profissionalmente. Com isso, este trabalho alcançou o objetivo de mostrar de forma mais detalhada as novas oportunidades para o bibliotecário, como também uma análise que apresentou um leque de opções ao alcance do profissional da informação com a utilização do marketing digital.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T16:44:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T16:44:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AHIMED, Beatriz. O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?. 2022. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574
identifier_str_mv AHIMED, Beatriz. O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?. 2022. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Biblioteconomia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/1/BibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
1d0441d92611aa3d20a53e8498f01a55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832635837415424