O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574 |
Resumo: | Na atualidade as redes sociais tem se configurado como um espaço de trabalho e divulgação de serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é reconhecer e analisar bibliotecários atuantes nas redes sociais com o marketing digital, e assim compreender sua atuação nas redes sociais, utilizando esse meio eletrônico como ferramenta para trabalho, empregando suas técnicas de marketing digital. Desta forma, este trabalho tem como objetivo específico apresentar algumas áreas na esfera do marketing digital onde os Bibliotecários podem atuar aplicando todo o conhecimento adquirido na graduação, seja o bibliotecário um empreendedor ou trabalhando para grandes empresas onde se reconheçam suas habilidades do profissional formado em biblioteconomia. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de caráter teórico para fins de embasamento, assim como também uma pesquisa feita através do Google Forms, apenas para graduandos em biblioteconomia, com perguntas de modo qualitativo para avaliar o entendimento dos pesquisados sobre o mercado de marketing digital para bibliotecários. De modo a apresentar bibliotecários atuantes em marketing digital, foi feito um levantamento nas contas existentes na rede social Instagram, de bibliotecários que atuam como empreendedores dentro desta área e que estão obtendo resultados positivos. Como resultado da análise da pesquisa feita para este trabalho, foi possível perceber e constatar as diversas competências do bibliotecário para atuação no marketing digital para o profissional bibliotecário, da importância de apresentar o marketing digital como uma opção para atuar profissionalmente. Com isso, este trabalho alcançou o objetivo de mostrar de forma mais detalhada as novas oportunidades para o bibliotecário, como também uma análise que apresentou um leque de opções ao alcance do profissional da informação com a utilização do marketing digital. |
id |
UFRN_c0183fdd0e7f26934baac99e79e9a4e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48574 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ahimed, Beatrizhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A826D4FED5C9524EC3CEDD37CE343B38#https://orcid.org/0000-0002-5201-1276http://lattes.cnpq.br/4140071819487172Silva, Eliane Ferreira dahttps://orcid.org/0000-0002-5201-1276http://lattes.cnpq.br/4140071819487172Gallotti, Monica Marques Carvalhohttps://orcid.org/ 0000-0002-3044-2032http://lattes.cnpq.br/0017857898026618Davi, Maria da Conceiçãohttps://orcid.org/ 0000-0002-5340-4186http://lattes.cnpq.br/9493986623986565Silva, Eliane Ferreira da2022-07-19T16:44:47Z2022-07-19T16:44:47Z2022-07-05AHIMED, Beatriz. O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?. 2022. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574Na atualidade as redes sociais tem se configurado como um espaço de trabalho e divulgação de serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é reconhecer e analisar bibliotecários atuantes nas redes sociais com o marketing digital, e assim compreender sua atuação nas redes sociais, utilizando esse meio eletrônico como ferramenta para trabalho, empregando suas técnicas de marketing digital. Desta forma, este trabalho tem como objetivo específico apresentar algumas áreas na esfera do marketing digital onde os Bibliotecários podem atuar aplicando todo o conhecimento adquirido na graduação, seja o bibliotecário um empreendedor ou trabalhando para grandes empresas onde se reconheçam suas habilidades do profissional formado em biblioteconomia. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de caráter teórico para fins de embasamento, assim como também uma pesquisa feita através do Google Forms, apenas para graduandos em biblioteconomia, com perguntas de modo qualitativo para avaliar o entendimento dos pesquisados sobre o mercado de marketing digital para bibliotecários. De modo a apresentar bibliotecários atuantes em marketing digital, foi feito um levantamento nas contas existentes na rede social Instagram, de bibliotecários que atuam como empreendedores dentro desta área e que estão obtendo resultados positivos. Como resultado da análise da pesquisa feita para este trabalho, foi possível perceber e constatar as diversas competências do bibliotecário para atuação no marketing digital para o profissional bibliotecário, da importância de apresentar o marketing digital como uma opção para atuar profissionalmente. Com isso, este trabalho alcançou o objetivo de mostrar de forma mais detalhada as novas oportunidades para o bibliotecário, como também uma análise que apresentou um leque de opções ao alcance do profissional da informação com a utilização do marketing digital.Currently, social networks are configured as a space for work and dissemination of services and products. The objective of this work is to recognize and analyze librarians active in social networks with digital marketing, and thus understands the performance of librarians who use social networks as a tool for work and operate as digital marketing techniques for this. In this way, this work has the specific objective of presenting the objective of non-digital marketing where Librarians can act on all the knowledge learned in navigation. Whether the entrepreneurial librarian or working for large companies where it is recognized as the skills of a professional trained in librarianship. For this work, a descriptive and exploratory bibliographic research was carried out with theory for basement purposes, such as a search made through Google Forms, only for undergraduates in librarianship, with questions in a qualitative way to evaluate studies on the digital marketing market. for librarians. In order to present librarians active in digital marketing, a survey was made through instagram of the accounts of entrepreneurs who act as entrepreneurs within an area that presents positive results. After the research of this work, it was possible to perceive and verify the different skills of the librarian to act in digital marketing for the professional librarian, and how important it is to present digital marketing as one of the options of marketing options. Thus, this work reached the objective of showing in more detail how new opportunities for the librarian, as well as the analysis that presented a range of options that are within the reach of the information professional with the use of digital marketing.Universidade Federal do Rio Grande do NorteBiblioteconomiaUFRNBrasilDepartamento de Ciência da InformaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing DigitalBiblioteconomia-EmpreendedorismoBibliotecário empreendedorDigital MarketingLibrarianship-EntrepreneurshipEnterprising LibrarianO Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?Is the Librarian working on social networks with digital marketing?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALBibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdfBibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdfTCC Beatriz Ahimed - Biblioteconomiaapplication/pdf3967657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/1/BibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdf1d0441d92611aa3d20a53e8498f01a55MD51123456789/485742023-07-03 16:28:15.009oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-03T19:28:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Is the Librarian working on social networks with digital marketing? |
title |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
spellingShingle |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? Ahimed, Beatriz Marketing Digital Biblioteconomia-Empreendedorismo Bibliotecário empreendedor Digital Marketing Librarianship-Entrepreneurship Enterprising Librarian |
title_short |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
title_full |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
title_fullStr |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
title_full_unstemmed |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
title_sort |
O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital? |
author |
Ahimed, Beatriz |
author_facet |
Ahimed, Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A826D4FED5C9524EC3CEDD37CE343B38# |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5201-1276 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4140071819487172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Eliane Ferreira da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5201-1276 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4140071819487172 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gallotti, Monica Marques Carvalho |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-3044-2032 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0017857898026618 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Davi, Maria da Conceição |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-5340-4186 |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9493986623986565 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ahimed, Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Eliane Ferreira da |
contributor_str_mv |
Silva, Eliane Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Digital Biblioteconomia-Empreendedorismo Bibliotecário empreendedor Digital Marketing Librarianship-Entrepreneurship Enterprising Librarian |
topic |
Marketing Digital Biblioteconomia-Empreendedorismo Bibliotecário empreendedor Digital Marketing Librarianship-Entrepreneurship Enterprising Librarian |
description |
Na atualidade as redes sociais tem se configurado como um espaço de trabalho e divulgação de serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é reconhecer e analisar bibliotecários atuantes nas redes sociais com o marketing digital, e assim compreender sua atuação nas redes sociais, utilizando esse meio eletrônico como ferramenta para trabalho, empregando suas técnicas de marketing digital. Desta forma, este trabalho tem como objetivo específico apresentar algumas áreas na esfera do marketing digital onde os Bibliotecários podem atuar aplicando todo o conhecimento adquirido na graduação, seja o bibliotecário um empreendedor ou trabalhando para grandes empresas onde se reconheçam suas habilidades do profissional formado em biblioteconomia. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória de caráter teórico para fins de embasamento, assim como também uma pesquisa feita através do Google Forms, apenas para graduandos em biblioteconomia, com perguntas de modo qualitativo para avaliar o entendimento dos pesquisados sobre o mercado de marketing digital para bibliotecários. De modo a apresentar bibliotecários atuantes em marketing digital, foi feito um levantamento nas contas existentes na rede social Instagram, de bibliotecários que atuam como empreendedores dentro desta área e que estão obtendo resultados positivos. Como resultado da análise da pesquisa feita para este trabalho, foi possível perceber e constatar as diversas competências do bibliotecário para atuação no marketing digital para o profissional bibliotecário, da importância de apresentar o marketing digital como uma opção para atuar profissionalmente. Com isso, este trabalho alcançou o objetivo de mostrar de forma mais detalhada as novas oportunidades para o bibliotecário, como também uma análise que apresentou um leque de opções ao alcance do profissional da informação com a utilização do marketing digital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T16:44:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T16:44:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AHIMED, Beatriz. O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?. 2022. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574 |
identifier_str_mv |
AHIMED, Beatriz. O Bibliotecário está atuando nas redes sociais com o marketing digital?. 2022. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48574/1/BibliotecarioAtuandoRedesSociais_Ahimed_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 1d0441d92611aa3d20a53e8498f01a55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832635837415424 |